Autor:  J. Robert Clinton,  Editora Descoberta, Londrina, 2000.
Clinton é casado e tem quatro filhos, o nome de sua esposa é Marylin eles residem em Altadena, California, Clinton é professor de liderança e Extensão na escola de missão mundial de FulherTheological Seminary, Antes de entrar neste campo de ensino e pesquisa, antes de se torna um oficial do reino ele era oficial da marinha, Engenheiro elétrico no Bell Telephone Laboratories, creio que o período em que Clinton atuou como oficial da marinha deu a ele algumas compreensão e forjou o seu caráter no sentido de ser ou ter um líder, Clinton tem bacharel em artes e mestrado em engenharia elétrica na Auburn University e Nova York University,  ele obteve o grau de mestre em artes na Columbia Bible College e doutor no Fuller Theological Seminary. O ministério de Clinton se torna  forte  a medida que ele se dedica aos discipulado de leigos, desenvolvendo um pastorado auxiliar para grupos de estudo bíblico. O seu foco é formação de liderança no meio de sua carreira ele se especializou em curso para missionário, com concentração no preparo de missionário. Este ministério de acessória e ensino Na área de liderança o levou a fazer muitas viagens, onde todas contribuíram para sua pesquisa do padrão de surgimento de liderança que veio a ser o pano de fundo deste livro.
A idéia central do livro é que todos os lideres possam compreender as fases de sua vida e valorizá-las, para que desta maneira alcancem todas as etapas de seus ministérios.
Este livro é desenvolvido pelo autor em quatro partes principais que veremos abaixo:
A primeira parte do livro se desenvolve da p. 25-55 (Capítulos I e II) onde o autor nos apresenta no primeiro momento, as cinco fases na vida de um líder e usa a carta de Dan, o estagiário, para uma compreensão clara do assunto, e a partir daí ele nos mostra o quadro amplo e a carência gritante de liderança, em meio ao crescimento das organizações cristãs, apresentando a linha do tempo em que todo o líder deve decorrer em várias fases, e trazendo para o leitor uma reflexão sobre a sua etapa e padrão de desenvolvimento. Entendendo que todas estas fases fazem parte de um processo divino.
No segundo momento o autor destaca dois processos do amadurecimento que precisam ser desenvolvidos na vida de um líder e o primeiro é o crescimento na vida interior, que se dá com a checagem da integridade, obediência e da palavra, uma resposta positiva do líder a estas checagens faz com que ele cresça de maneira pessoal, e possa desenvolver o seu ministério com êxito, estas checagens se desenvolvem diante de algumas situações que nos encontramos no dia a dia e como reagimos a elas. Ainda dentro deste segundo momento ele nos apresenta o processo do amadurecimento do ministério onde ele o divide em duas partes: a primeira ele trata do desafio do líder para o ministério, a necessidade de aprimorar os dons e talentos, buscando a eficácia de seu ministério, Deus capacita o líder a ser relacionar com pessoas de maneira que o motivará e influenciará, também dá ao líder o discernimento para compreender dentro do ministério aquilo que é agradável a Deus. No amadurecimento do ministério, o autor destaca os dez mandamentos da autoridade espiritual, e os princípios de liderança referente a autoridade, no processo de desenvolvimento de autoridade é destacado processamento principais para desenvolver um líder, (percepções de autoridade, percepções relacionais, conflitos ministeriais e reveses na liderança). Estas etapas ajudam a vencer o problema da autoridade (p.59ª138).
Na terceira parte do desenvolvimento do assunto, o autor trabalha o processo de multí-etapas, e a primeira etapa que ele destaca é da orientação de Deus, pois neste processo o líder tem que discernir a orientação de Deus, sem perder a iniciativa pessoal, a importância que tem um mentor no processo da formação de um líder emergente, o contato divino é uma pessoa que Deus coloca no caminho de um líder para dar uma palavra de ânimo, ele trata também de ver a necessidade da dupla confirmação assim como aconteceu com Paulo, para compreender que aquilo não era uma alucinação, aparece Ananias em sua historia em um processo de dupla confirmação. A preparação negativa, precisamos entender que no processo de multi-etapa,  entra a literatura, palavra, crises, conflitos no processo que define um líder. Todos estes itens se tornam importante no processo de amadurecimento da vida,(p.139ª194).
A quarta e ultima parte do livro traz à importância de uma boa filosofia de ministério, com base na formação do seu caráter aquilo que você aprendeu dentro da linha do tempo, como é necessário integrar as lições que tiramos no decorrer da vida, que a filosofia de um líder possa fazer justiça aos valores bíblicos, pronta a enfrenta os desafios atuais, que é apontado no ultimo tópico do livro, entendendo que existe uma grande lacuna de liderança, cada líder precisa desenvolver o papel que Deus confiou a cada um, todos lideres precisa se dedicar a formação de outro líder, os lideres precisam entender o propósito de Deus para cada um. (195 a 228).
Quando peguei este livro para ler não tinha dimensão de quanto ele mexeria comigo, ou quantas reflexões ele me levaria a fazer a respeito do meu chamado ou da liderança que já desenvolvo a partir da minha área profissional.  Uma das frases apresentada por Robert sem duvida fará parte da minha filosofia de vida “um líder precisa aprender a abrir mão da razão em alguns momento”, em quantas embates inúteis eu já entrei para provar a minha razão e não resultaram em nada. Louvo a Deus por desafiar pessoas como Robert Clinton, a escrever livros como este, gostei da ênfase dada pelo o autor no capitulo três no tópico da checagem da integridade, muitos lideres parecem que pulam esta etapa de suas vidas e quando são levados a desenvolverem, não conseguem. Neste teste Deus molda o caráter, “a integridade é fundamental para uma liderança eficaz’’ (p.65), com base em todo o assunto desenvolvido, e em muitos tópicos abordados, o autor poderia ter trabalhado, Cristo como modelo desta liderança emergente de uma maneira mais eficaz.
O tema desenvolvido neste livro é tratado de maneira completa, não consegui identificar nenhum aspecto fraco de argumentação, com ressalva à critica construtiva que faço acima da necessidade de apresentar Cristo de maneira mas enfática como modelo para os lideres emergentes.
Este livro sem duvida terá grande relevância em minha vida naquilo que tenho a desenvolver, sem esquecer que cada etapa faz parte de um trabalhar de Deus mesmo as que eu já passei, e que eu não venha a pular estas etapas e que cada uma delas se desenvolva em mim um líder melhor, mesmo que para isso eu precise passar por crises de isolamento e tenha que dizer, “aqui jaz o meu direito de ter razão’’ (p.189). Este livro me ajudará a desenvolver melhor a minha filosofia de ministério com base no caráter e valores de Cristo, buscando sempre a formação de novos lideres.
Todos os líderes deveriam fazer a leitura deste livro e sem duvida muitos que estão perdidos nas etapas de sua vida conseguirão, a partir de alguns gráficos apresentados, encontrarem-se, e darem um rumo novo aos seu ministéros, e sem dúvida para os que estão iniciando, este livro deveria ser uma cartilha para todos.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS