Componentes para um bom casamento

Mt 19.5.5:  “Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?”

Introdução:
O casamento hoje é visto com desprezo pela sociedade. Os cristãos necessitam modelar ao mundo como o casamento pode ser abençoado por Deus.
Vejamos alguns aspectos do casamento:

RESPEITO MÚTUO
– aceitar o outro como ele/ela é
Ilustração infantil. Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas. O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo. O Esquilo achou que a subida em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída. E assim foi feito, incluíram tudo, mas… cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos. O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: “Voa, Coelho”. Ele saltou lá de cima e “pluft”… coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também. O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
– não ser manipulador
– nutrir o outro para que seja a pessoa que Deus quer que seja
Ef 5.29, “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida”.
– o respeito distingue entre o ideal e o real
Ef 5.33 “Portanto, cada um de vocês também ame a sua esposa como a si mesmo, e a esposa trate o marido com todo respeito”.

COMPROMISSO GENUÍNO
– viver um para o outro
Mt 19.5 e disse Jesus: “Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”.
– tempo e experiência no casamento revelam que ser “uma só carne” não significa abdicar da personalidade ou dos direitos pessoais
– o casamento é uma realização para os dois

BOA COMUNICAÇÃO
– para se comunicar é necessário ter um entendimento emocional, mental e físico das diferenças entre um homem e uma mulher
– camaradagem: querer estar com o outro
– dialogo e não somente discussões sobre as diferenças
– Problemas e diferenças são resolvidos através do perdão
Ef 4.32, “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”.

Conclusão
Cliff Barrows: “As palavras que salvam um casamento: Eu estava errado – perdão; Desculpe – eu amo você”.
Billy Graham: “O perfeito casamento é a união de 3 pessoas – um homem, uma mulher e Deus. Isto é o que torna o casamento santo. Fé em Cristo é o mais importante de todos os princípios na construção de um lar feliz”.
Que Deus os abençoe ricamente.

Fonte: http://missaoaupe.com.br/portal/sermao-componentes-para-um-bom-casamento/

Compartilhe a BençãoEmail this to someoneShare on Google+Print this pageTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn

Comentários

comments

Contribua com sua opinião