Andar com Deus

INTRODUÇÃO

O saudoso Missionário Horace Ward gostava muito de cantar este hino:

O Rei e eu andamos de mãos dadas,
Enquanto muitos passando vão,
O grande Deus e eu, um pobrezinho,
Andamos juntos, o Rei e eu.

Cuidar de mim, será sempre um mistério,
Sustenta o mundo em suas mãos, mas quem sou eu?
Meu coração então se regozija,
Por andarmos juntos, o Rei e eu.

Andar com Deus é uma necessidade de todo o ser humano devido à grande carência de segurança, proteção, sustento e conforto. Assim como a criança sente-se segura andando ao lado de seu pai, nós também nos sentimos quando andamos com Deus.

Este tipo de andar significa: concordar, comungar, harmonizar, combinar, compartilhar, estar em sintonia.

Para andar com Deus é preciso estar de acordo com Ele.

I – É POSSÍVEL ANDAR COM DEUS?

A Bíblia diz que Enoque andou com Deus e o resultado foi surpreendente, ele foi levado para o céu sem passar pela morte (Gn. 6:24). Todos que andaram com Deus experimentaram sua gloriosa presença e a sua incomparável força, provaram sua fidelidade, sua santidade e o tamanho do seu amor, alguns chegaram até a ter certa intimidade com Ele como Abraão (Gn. 18:17), Moisés (Ex. 32: 11-14).

II – O QUE SIGNIFICA ANDAR COM DEUS?

Andar com Deus significa estar de acordo com Ele, aceitar a sua vontade, concordar com o que Ele diz, admitindo que Ele está certo. Vejamos algumas de suas vontades expressas na Bíblia e que temos de estar de acordo:

01) Ele diz que nós pecamos (Rm. 3:23);

02) Ele diz que precisamos da sua graça (Rm. 6:23);

03) Ele diz que precisamos do seu perdão (I Jo. 2:1,2);

04) Ele quer que nos arrependamos dos nossos pecados (At. 3:19);

05) Ele quer que abandonemos o pecado (Is. 55:7);

06) Ele diz para ouvirmos (obedecermos) as palavras de Jesus (Mc.9:7);

07) Ele quer que sejamos santos (I Pe. 1:15,16);

08) Ele diz que temos de morrer para o pecado (Rm. 6:11);

09) Ele diz que temos de ser mansos (Tt. 3:2);

10) Ele diz que temos de ser humildes (I Pe. 5:5);

11) Ele diz que temos de amar até os nossos inimigos (Mt. 5:44);

12) Ele diz que temos de negar a nós mesmos (Mc. 8:34);

13) Ele diz que temos de amá-lo sobre todas as coisas (Dt. 6:5).

III – ATÉ ONDE VOCÊ TEM ANDADO COM DEUS?

À semelhança de Barnabé com Paulo, muitos deixaram de andar com Deus porque deixaram de concordar com Ele, talvez começaram uma caminhada maravilhosa até que acharam suas idéias melhores e mais corretas do que as de Deus e não puderam continuar juntos (Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?).

Pode ser que não deixaram da igreja, do coral, do conjunto, de algum departamento, mas já não andam mais com Deus isto é, já não sentem a sua gloriosa presença.

Ninguém pode discordar dele, por mais que a atitude de Deus pareça errada, basta observar bem os seus atributos e caráter e compará-lo com os nossos, para descobrirmos que os errados somos nós.

Deus é:

a) O Deus Eterno;
b) Soberano;
c) Onipotente;
d) Onisciente;
e) Onipresente;
f) Imutável;
g) Irrepreensível;
h) Rei dos reis e Senhor dos senhores;
i) O arquiteto e construtor do universo (inclusive do homem);
j) Santo dos santos;
l) A sabedoria dos sábios;
m) Senhor de todos;
n) O ser supremo;
o) Absoluto.

Quem pode resistir a sua vontade? (Is. 43:13)

Quem pode ser seu conselheiro? (Is. 40: 13-15)

Quem pode questioná-lo? (Is. 45: 9)

A sua vontade é que andemos com ele sempre, a Abraão ele disse “ande na minha presença” (Gn. 17: 1; Mq. 6: 8a), Ele quer que estejamos juntos dele até no céu (Jo. 17: 24).

CONCLUSÃO

Quanto mais concordarmos com Deus, mais perto dele estaremos, conseqüentemente, mais abençoados seremos e com toda a certeza nos sentiremos seguros em quaisquer circunstâncias podendo encarar de frente todos os problemas que nos alcançarem, “ainda que eu ande no vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque tu estás comigo.” – Sl. 23: 4

Você que deixou de andar com Deus, pense agora! Em que você discordou de Deus e em que conseqüências deixou de andar com ele, isto é, deixou de senti-lo ao seu lado?

Pense como você tinha conforto, paz, segurança! Podia contar com ele sem nenhum receio quando andava com ele. Agora tudo está diferente. Tome a atitude do filho pródigo, vá até Ele e confesse-lhe que você pecou contra Ele ao discordar dele e aceite a sua vontade para sua vida, então, dê-lhe a mão para que ele a segure e continue o seu caminhar, andando novamente com ele para nunca mais se separar.

Para você que nunca teve a experiência de andar com Deus Ele está dizendo: “ande na minha presença” (Gn. 17: 1), e para chegar à presença de Deus você precisa de Jesus, Ele disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não for por Mim (Jo. 14: 6).

Andemos com Deus para o nosso bem.

Rev. João Batista Guimarães

Compartilhe a BençãoEmail this to someoneShare on Google+Print this pageTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn

Comentários no Facebook