Como ter um ano novo feliz







Intr.:
O apóstolo Paulo era maravilhosamente guiado por Deus. 2. Talvez ele tenha sido o cristão mais dinâmico que pode ser encontrado em toda a Bíblia. 3. Mas pessoas bem-sucedidas, como os campeões, não nascem feitas, precisam tornar-se… 4. Paulo não tornou-se o homem que era por mero acidente. 5. Ele não tornou-se subtamente um brilhante porta-voz de Deus… 6. Pelo menos três palavras caracterizam sua vida, e estas mesmas três palavras ajudarão você descobrir “como ter um ano novo feliz”, bem como uma vida triunfante. 7. As três palavras capazes de modificar nossa vida que desejo partilhar com você são: propósito, atitude e motivação… 8. Elas são palavras que descrevem os escritos de Paulo em sua epístola aos Filipenses. 9. Leiamos Filip. 3:10-14…

I. Analisemos em primeiro lugar o propósito de Paulo…

Quer estivesse remendando tendas, escrevendo uma carta a uma igreja recém fundada ou pregando a uma multidão numa praça, ele era dirigido por um só propósito… 1. Conhecer a Deus! 2. Paulo expressou este propósito em Filip. 3:10. a. Ler… 3. Na época ou fora de época, desperto ou adormecido, conscienciosa e sub-conscienciosamente, Paulo perseguia incansavelmente este propósito… 4. Ele possuía um profundo desejo, não meramente de conhecer algo sobre Jesus Cristo… a. Ele, desejava conhecê-Lo intimamente em toda a Sua glória e humilhação. 5. O propósito de Paulo era muito semelhante ao de Davi, que orou:… a. “Como suspira a corça pelos correntes das águas, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minha alma” Sal. 42:1. 6. O quadro que Paulo nos oferece em Filip. 3 é de um corredor. a. Seus olhos estão fixos no alvo… b. Como um atleta disciplinado, Paulo relembra-nos: “Eu subjugo meu corpo” I Cor. 9:27… c. Em outras palavras, todas as fibras de sua personalidade eram esticadas num único e santo propósito – contemplar a glória de Jesus. d. Meu amado irmão, é este o santo propósito de sua vida?…

II. Qual era a atitude DO apóstolo dos gentios?…

A. As atitudes são extremamente importantes. 1. Por que? a. Porque atitudes determinam ações. 2. O contexto de Filip. 3 expressa alguma coisa da atitude de fé do apóstolo Paulo. 3. Observe algumas frases poderosas e inspiradoras que encontramos nesta passagem: a. “Que eu possa ganhar a Cristo”. v.8. b. “Que eu possa conhecê-Lo” v.10. c. “Prossigo para alcançar” v.12. d. “Esquecendo-me das coisas que atrás ficam” v.13. c. “Avançando para as que estão diante de mim” v.13. f. “Prossigo para o alvo” v.14. 4. Será que você pode sentir a vibração deste agressivo servo de Deus?… B. Mas, você pode perguntar: “Como é possível, num mundo caótico como o nosso, ter uma atitude de fé? 1. “Como pode alguém ser tão otimista?” a. Devo confessar que quando olho para dentro de meu próprio coração, fico desencorajado. b. Quando olho para nosso mundo confuso, sinto-me oprimido. c. Mas, quando olho para Jesus Cristo, encontro uma razão para esperança e otimismo… 2. A Bíblia nos ensina que esta espécie de atitude começa quando alguém nasce de novo. a. Aí é que tudo começa… b. Depois de recebermos a Cristo, olhamos para Ele em cada necessidade… c. Quando aceitamos a Jesus Cristo nascemos do alto. d. Então, quando enfrentamos necessidades, devemos olhar para cima em busca de Deus (Tia. 1:5). 3. A Bíblia nos ensina que “toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto” Tia. 1:17. a. O conselho das Escrituras é “olhando para Jesus”… 4. Mas você pergunta: “Num mundo como o nosso, como pode alguém ter uma atitude de fé?” a. A resposta é encontrada antes de tudo em nossa posição em Jesus Cristo. b. Rom. 5:17 ensina que podemos “reinar em vida” agora, através de Jesus Cristo. 5. Quando Paulo estava numa prisão em Roma esperando a morte, ele escreveu entusiasticamente as palavras que encontramos em Filip. 4:4… a. Ler… 6. A chave para esta espécie de atitude de fé e vitória está na compreensão e aceitação de nossa posição em Jesus Cristo… a. A atitude de Paulo está expressa naquela bela frase “esquecendo-me das coisas que atrás ficam”… b. Nos últimos anos foram escritos vários livros sobre como ter “boa memória”. c. E eu deveria concordar que uma “memória boa” é um alvo digno de ser buscado… d. Creio, porém, que em alguns aspectos precisamos de uma memória que seja capaz de “esquecer” algumas coisas… 7. Muitos de nós conhecemos pessoas que são derrotadas em sua experiência cristã simplesmente porque nunca aprenderam como esquecer… 8. Sim, precisamos esquecer algumas coisas… a. Precisamos esquecer nosso pecado, passado, confessado e abandonado. b. Precisamos também esquecer nossas falhas do passado. c. Precisamos esquecer nossas tristezas passadas.

III. Paulo também possuÍa uma grande motivação.

A. Em Filip. 3:14 lemos: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. 1. Observe a expressão “prossigo”. a. A vida cristã não é um pic-nic… b. Ela requer disciplina e determinação… 2. A expressão “prossigo” é cheia de energia. a. O quadro é de um corredor, forçando cada músculo, cada fibra, cada tecido em seu movimento para o alvo… 3. A vida cristã envolve ação, envolve obras… a. É verdade que somos salvos pela graça, mas devemos lembrar que somos “criados em Cristo Jesus para as boas obras”. Efé. 2:10. 4. Verdadeiro cristianismo requer disciplina e determinação. a. Assim como um corredor que não é disciplinado perderá a competição, o cristão que não for determinado não alcançará o sucesso… 5. Mas qual era a motivação de Paulo? a. Ela é encontrada em Filip. 3:14… b. Ler… c. A expressão “soberana vocação” refere-se ao dia quando os crentes serão arrebatados para estar com Cristo… 6. O contexto de Filip. 3 também enfatiza que Paulo viveu na esperança deste grande evento futuro. a. Em Filip. 3:20-21, ele acrescenta: b. Ler… c. Ele ansiava pela vinda do Salvador… d. Esta era uma das motivações de sua vida… e. Ele vivia literalmente no brilho e excitamento causados pela esperança do retorno de Cristo Jesus…

Conclusão: 1. Há alguns anos, o antigo presidente dos USA D.Whight Eisenhower estava na cidade de Denver no Colorado. 2. Depois de assistir a um culto matutino na igreja natal de sua esposa, ele visitou à tarde um garotinho que era afligido por um câncer… 3. O presidente chegou sem ser anunciado, subiu até à pequena casa pintada de branco, e bateu à porta… 4. O pai do garoto veio atender, e de fato, ficou pasmado com quem ele encontrou à sua porta. 5. Ele estivera trabalhando nos arredores da casa; seu cabelo estava despenteado e a barba estava por fazer. 6. Ele estava usando uma camiseta velha e uma calça jeans bem desbotada… 7. E alí estava o presidente dos USA e seus assistentes… 8. Bem, a comitiva presidencial foi introduzida na humilde casa e um pequeno presente foi dado ao garoto. 9. O presidente tomou o garoto em seus braços e o levou para ver a limosine presidencial… 10. Após quinze minutos a comitiva partiu… 11. Toda a vizinhança ficou alvoroçada… 12. Todos estavam excitados, exceto o pai do garoto… 13. Ele jamais podia imaginar que um dia encontraria o presidente do USA estando despenteado, barbudo e mal vestido… 14. Que situação constrangedora!… 15. Qualquer dia desses Jesus virá… 16. Está você vivendo o excitamento da “soberana vocação?”… 17. O apóstolo Paulo vivia no brilho causado pela gloriosa esperança da volta de Cristo… 18. Um dia, de acordo com a tradição, o apóstolo Paulo ajoelhou-se numa arena em Roma… 19. Num momento, a cruel espada de Nero decepou sua cabeça fazendo-a rolar no pó; contudo, o orgulho da “soberana vocação… em Cristo Jesus” continuava sendo seu… 20. Paulo era fiel e verdadeiro ao seu propósito… 21. Para que você tenha um ano novo feliz, deixe-me encorajá-lo a desenvolver um propósito dinâmico, uma atitude de fé e uma motivação celestial…

www.cristo.at

Compartilhe a BençãoEmail this to someoneShare on Google+Print this pageTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn

Comentários no Facebook