Sob a Nuvem de Deus

Não sei se você já teve aquele momento gostoso de criança (e não só de criança), quando deitamos de barriga para cima e ficamos observando as NUVENS… os formatos, os desenhos que elas fazem?

As nuvens são um conjunto de partículas de água ou gelo em suspensão na atmosfera terrestre, produzindo chuvas ou mesmo queda de granizo, geadas, etc. (Se você estava atento aos jornais esta semana, pode ver o desastre que as chuvas fizeram nas duas maiores potencias em números de pessoas do mundo: A china e a Índia).

Mas a nossa reflexão de hoje não é a chuva e sim as NUVENS. O Texto bíblico que lemos nos fala da NUVEM, não de uma nuvem qualquer, mas uma nuvem com o símbolo da presença de DEUS no meio do povo durante o dia, e a coluna de fogo durante a noite.

Ou seja, num caso era o povo sendo suavizado do calor forte do deserto e, no outro, a vida era facilitada, evitando a escuridão da noite. De qualquer forma, o DEUS gracioso estava sempre perto do seu povo.

O livro de Números retrata parte da história do povo hebreu quando Moisés saiu do Sinai, com seu povo, rumo à Terra Prometida. No hebraico, este livro chama-se: “No deserto”. Foi portanto um tempo em que o povo passou pelo Deserto do Sinai rumo à Palestina.

E nesse tempo, diz o texto lido que DEUS cobriu o tabernáculo com uma NUVEM, ou seja, a NUVEM cobriu a Tenda da Congregação, enchendo o Tabernáculo com o resplendor da glória de Deus.

Não sabemos como era essa nuvem, o seu formato, se aparecia alguns desenhos nela, se era grande ou pequena…. mas uma coisa era certo: Era uma nuvem especial. Ela abrigava a presença de Deus. Era o símbolo real dessa nuvem que projetava a sombra do próprio DEUS e protegia aquele povo do sol e da escuridão.
O Apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Corintios (10:2) chamou esta cena da nuvem, no deserto de batismo: “Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar”. Ou seja, como o batismo simboliza a graça de Deus na vida da pessoa, a NUVEM simbolizava a graça protetora de Deus na vida daquele povo.

Portanto, quero refletir esta noite sobre as vantagens de andarmos SOB A NUVEM DE DEUS:

1a. Vantagem: SOB A NUVEM DE DEUS VOCE TERÁ A PROTEÇÃO DE DEUS. O v. 16 diz que: “Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem cobria, e de noite tinha a aparência de fogo”. O texto esta afirmando que esta nuvem cobria, ou seja, servia de proteção ao povo. A Nuvem era sombra para o dia ensolarado e também era calor e luz para vencer o frio da noite. Era o cuidado de DEUS para a vida daquele povo.

DEUS deu uma nuvem para protege-los no deserto. Por isso o salmista (91:1) diz que: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo descansa à sombra do Todo-Poderoso”. Ou seja, DEUS guardou o povo de desfalecer ou mesmo desistir da jornada rumo a terra prometida.

O mesmo Deus que os havia protegido na travessia do Mar Vermelho estava agora protegendo-os de dia e de noite. E a bíblia diz que DEUS é o mesmo de ontem, hoje e eternamente. Por isso ELE continua também em nosso tempo pronto para proteger as nossas vidas. Quando você anda sob a nuvem de Deus, você conta com a proteção de Deus!

Esta é a mensagem de Deus para sua vida hoje: Quando você anda debaixo da nuvem de Deus, você conta com a proteção de Deus.

Salmos 121:5-8 diz: “O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”.

Você está sendo perturbado por alguns inimigos? Um espírito de medo ronda o seu coração? Sentimentos de culpa, de indignidade, de amargura estão presentes na sua vida? Você esta atravessando um período duro, difícil, … um calor escaldante do sol? Talvez problemas que estão queimando o seu coração, tirando o couro da sua alma?

Mesmo que você esteja pronto a desistir de tudo…. SAIBA QUE DEUS esta noite quer projetar uma sombra sobre a sua cabeça. A nuvem do Senhor quer lhe proteção esta noite. Assim como qualquer casa precisa do telhado, você também precisa ter a benção de Deus para estar protegido do inimigo….

2a. Vantagem: SOB A NUVEM DE DEUS VOCE TERA A ORIENTAÇÃO DE DEUS. O v. 17 diz: “Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam, e no lugar em que a nuvem descia, ali eles acampavam”. Ou seja, o povo de Deus precisava estar atento ao mover da Nuvem de Deus. A orientação de iniciar a caminhada ou parar para descansar vinha da Nuvem do Senhor.

Você pode visualizar naquele deserto milhares de seres humanos avançando sem qualquer conhecimento da rota que deviam seguir? Uma multidão numerosa de homens, mulheres e crianças, viajando através num tremendo deserto arenoso, sem bússola, sem guia humano, sem um celular, sem um radinho a pilha?…

Mas que espetáculo! Ali estava aquela multidão avançando sem qualquer conhecimento da rota que deviam seguir, apenas dependentes de Deus, dependentes da Sua Orientação.

Eles não podiam fazer planos para o dia seguinte: quando acampavam, não sabiam quando deveriam pôr-se em marcha novamente; ou quando em marcha, não sabiam onde iriam acampar! O que eles tinham que fazer? … apenas olhar para cima a fim de receber orientação de Deus. Os seus movimentos eram dirigidos pela Nuvem de Deus.

Assim como este povo estava com seus olhos fixos na nuvem esperando o cuidado de Deus, você também precisa olhar para o alto e buscar a orientação de Deus.
O livro de Hebreus 12:2 diz: “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé…” – É isso que Deus quer que você faça: Assim como aquele povo dependia inteiramente do mover da orientação de Deus, ELE quer que você faça a mesma coisa!

Você vai iniciar um namoro? Olhe para Jesus, receba orientação primeiro. Você vai construir? Vai trocar de carro? Vai fazer um negócio? Olhe antes para a orientação do Senhor. Nossa vida aqui é como a travessia de um deserto: desconhecido, arenoso, imprevisível. Por isso precisamos da Orientação do Senhor!

JESUS em João 8.12 disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue, nunca andará em trevas; mas terá a luz da vida”. Isto é direção! Isso é orientação divina. Você precisa dessa direção.

Você não precisa ir aonde Deus não orienta: Se a nuvem não está se movendo, não se antecipe… Se Deus não está orientando suas companhias… se Deus não está orientando que você se case… se Deus não está orientando que você se mude… se Deus não está orientando a aplicação do seu dinheiro…

Se a nuvem de Deus não está se movendo, você não precisa embarcar numa furada! Olhe para cima: Há uma nuvem no céu – Deus está lá! Ele tem a direção certa. Por isso, obedeça a Deus! Siga a nuvem!

3a. Vantagem: SOB A NUVEM DE DEUS VOCE VAI DESCANSAR À SUA SOMBRA. O v. 18 diz que: “Conforme a ordem do Senhor os Israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.”

Ou seja, quando a nuvem parava o povo acampava para descansar debaixo da sombra do Senhor. Podiam ficar despreocupados porque a nuvem de Deus estava li.

De fato no livro de Deuteronômio 29:5 Moisés diz que: “Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto, nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram”. Tudo estava debaixo da providencia de Deus!
Alias o Salmista confirma isso em seu livro no capítulo 91:10-11 – “Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos”.

Quem está debaixo da nuvem não tem o que temer, pois descansa à sombra do onipotente Deus. Ele cuida de tudo para nós quando lhe entregamos a direção da nossa vida.

O Apóstolo Pedro expressa isso em sua primeira carta (5:7) – “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. – “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá, jamais permitirá que o justo venha a cair” (Salmos 55:22).

Quem sabe nestes últimos dias você tenha se tornado uma pessoa ansiosa, preocupada… alguma prestação está vencendo; o filho está mal na escola; o casamento passando por uma turbulência… inseguro no trabalho… alguns desempregados, não consegue enxergar melhoras… – SAIBA que debaixo da nuvem de Deus há esperança! Há um Deus que tudo pode fazer quando estamos debaixo de seus cuidados.

Quem confia no Senhor, quem caminha debaixo da nuvem de Deus, mesmo que esteja em perigo, correndo riscos, fica em paz e descansa! – Por isso o SENHOR faz um convite hoje, aos ansiosos, desesperados, a todos que estão fora da nuvem dizendo: “vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu os aliviarei”.

CONCLUSÃO:

Há muitas vantagens em permanecer sob a Nuvem de Deus. Ali encontramos proteção, encontramos orientação e descanso para nossas almas. Há um lugar para você debaixo da Nuvem de Deus.

Por isso eu quero encerrar o culto esta noite orando e pedindo que DEUS envolva sua vida com sua nuvem de proteção, orientação e descanso. Eu quero chamar aqui à frente as pessoas que estão precisando da proteção de Deus.
Se você esta correndo risco de padecer no deserto, sem orientação, sem rumo, desnorteado.. quem sabe já cansado da vida, esgotado, ansioso para encontrar descanso em Deus.

Diga ao Senhor esta noite: PAI envolva-me com a nuvem da sua proteção, da sua orientação. Eu quero descansar à Sombra dos teus cuidados… sentir a graça que flui do seu trono.

Cântico: “Graças”.

www.ilustrar.com.br

Compartilhe a BençãoEmail this to someoneShare on Google+Print this pageTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn

Comentários no Facebook