Um presente de Deus para os pais

Hoje temos vivido dias difíceis no que diz respeito à família na sociedade brasileira. Há na maioria das famílias brasileiras uma instabilidade, alguns pais não se dão muito bem com os filhos, o com isto os filhos se sentem ansiosos, às vezes culpados e irados. E esta instabilidade os leva a um estado de medo, fraqueza e muitos se envolvem com drogas e programinhas que a moçada apresenta aí fora.
Alguns pais agridem seus filhos, sendo estúpidos, alguns espancam seus próprios filhos sem nenhum dó. Alguns são insensíveis quanto aos problemas dos seus filhos e os tratam como uma coisa qualquer. Aí alguns filhos viram pessoas extremamente brutas, que chegam a ter coragem de queimar uma outra pessoa viva.
Há falhas na nossa estrutura familiar hoje, falhas que geram distúrbios psicológicos, físicos e espirituais nos pais e nos filhos. Aí a gente vê o resultado estampado em nossa sociedade brasileira. Pessoas que são estúpidas, grossas, rebeldes, solitárias e infelizes.
Qual é a solução para esta problemática toda em nossa sociedade brasileira? A única solução é a Palavra de Deus, que faz com que hajam casais sólidos, casais equilibrados porque têm a Palavra com referencial para a vida.
Só com Jesus vemos crianças sendo criadas de maneira coerente. E hoje à noite eu gostaria de apresentar uma família agraciada por Deus, que viveu na presença de Deus e teve um filho que foi precioso e andou nos caminhos do Senhor em toda a sua vida.
Vejamos então, as lições que podemos tirar acerca desta família de Deus.

Ler Lucas-1.57
– Contexto:

Quanto a autoria de Lucas não há maiores problemas em afirmar que de fato, foi ele mesmo o autor do evangelho. Pois, ele é tratado como o médico amado (Cl. 4:14), ele é o amigo íntimo e companheiro de Paulo. Ele era gentio.
Lucas estivera com Jesus e em alguns fatos que escreveu ele foi testemunha ocular da vida de Jesus.
Lucas aqui no v.2 informa também que obteve informações de outras testemunhas que estiveram com os apóstolos de Jesus.
Assim, Lucas escreve o seu primeiro livro para um personagem chamado Teófilo. Mas, quem era esse personagem ?

-Destinátario:

Alguns dizem que ele era um cristão desconhecido, talvez de alguma proeminência social, como um oficial romano (óh excelente… termo usado para dirigir-se a nobilidades At. 23:26; 24:3; 26:25).
É possível que era o patrocinador de Lucas, tanto para as cópias quanto para a distribuição do Evangelho. Agora, o fato de ter sido escrito para um indíviduo, não estreita e limita o alcance do Evangelho. Ele foi escrito para fortalecer todos os crentes.
Alguns dizem que foi escrito para todos os crentes que “amam a Deus”.
Lucas juntou tudo o que tinha e escreveu de forma acurada, ordenada e correta para Teófilo. Lucas é o único evangelista que narra os cânticos de Zacarias, Maria e Isabel. E o nascimento e infância de João Batista, o nascimento de Jesus, a visita dos pastores, a circuncisão de Jesus e sua apresentação no templo, detalhes da infância de Jesus e os pensamentos de Maria.
Lucas dá grande importância à oração e também destaca muito as mulheres. Lucas provavelmente tenha sido escrito por volta de 59-63 antes da queda de Jerusalém, em Cesáreia, durante os dois anos em que Paulo esteve preso ali. (Atos 24:27). O tema principal para Lucas é “Cristo o Filho do Homem” (para gentios). Aquele que é o salvador Divino. 1:31 O Senhor salva.
Lucas, o médico amado, escreveu o seu evangelho através de testemunhos oculares da vida do Senhor Jesus e outros personagens como João Batista. Lucas escreveu o seu evangelho a um cristão desconhecido, talvez de alguma proeminência social, como um oficial romano, pois, ele se dirige da seguinte maneira a esta pessoa: Óh! excelente Teófilo… título usado para dirigir-se à pessoas notáveis, honradas.
Lucas é o evangelista que escreve as coisas de modo muito bem ordenado e totalmente correto. Ele é o único evangelista que narra a história sobre o futuro nascimento de João Batista, narra a história da família de João B. ,como era essa família. Narra o cântico do seu pai após ter nascido e narra como o menino cresceu diante de Deus. Sendo assim, vejamos o que Lucas nos ensina com a história desta família tão agraciada por Deus:
Em primeiro lugar Lucas ensina que:

1- Os pais de João Batista eram tementes a Deus:

Houve no tempo de Herodes, o grande que era rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias cujo o significado do nome era aquele que é lembrado por Jeová este era da família sacerdotal de Abias e a sua esposa se chamava Isabel cujo o significado era Deus é meu juramento, que também era da família sacerdotal de Arão (Luc. 1:5).
E a Palavra diz que os dois eram tidos como pessoas justas perante o Senhor Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos de Deus. (Luc. 1:6) Mas, é muito bom que notemos que no contexto em que Lucas escreveu era uma época de problemas terríveis nas famílias. Era uma época de impiedade. E no meio de tudo isso havia um casal de Deus, um casal que temia ao Senhor, que tinha uma vida séria diante dos homens e diante de Deus.
¬- Aplicação:
É interessante avaliarmos hoje a situação da nossa sociedade e notarmos que os jovens estão em rebeldia por causa da mídia, por causa da influência negativa de outros jovens que são mal formados na educação.
Ora, o problema do nosso país é econômico sim, mas antes há um problema de estrutura nas famílias. Homens e mulheres que não têm o temor de Deus, e consequentemente não podem educar os seus filhos, porque não têm princípios corretos no coração para tal.
E aqui está um casal que serve de exemplo para os casais de hoje, um casal que tinha o temor de Deus, que andava segundo a Palavra de Deus.
Eles dois tinham um comportamento exemplar de modo que perante a sociedade da época eram irrepreensíveis. Será que os pais hoje em nossas igrejas estão preocupados com este padrão de vida correto diante de Deus?
Para que um filho seja bem formado e tenha princípios da Palavra de Deus, ele precisa ver o exemplo dos seus pais. Exemplo de pais que são obedientes à Palavra, obedientes aos padrões e preceitos vindos dela.
A nossa mocidade brasileira está desestrutura, e tem formado lares desajustados, em parte por causa da própria desestruturação do lar dos pais dessa mocidade atual. Portanto, é preciso que clamemos ao Senhor para que vejamos em nossos dias, casais como Zacarias e Isabel.
Em segundo lugar Lucas ensina que:

2- Deus deu graça para esta família receber algo inacreditável, um filho:

No cap. 1: v. 7 diz que eles eram avançados em idade e não tinham filhos porque Isabel era estéril.
O v. 9 informa que Zacarias foi oferecer incenso no templo do Senhor como era o costume na época. Havia 24 turnos de sacerdotes, sendo cada um denominado segundo o seu líder original. Alguns só tiveram este privilégio uma vez na vida.
E no oferecer de Zacarias, apareceu o anjo Gabriel a ele dizendo que a oração dele tinha sido ouvida. Ele teria um filho vindo de Deus, que se chamaria João Batista.
Disse também que ele teria alegria e prazer e outros se alegrariam com o nascimento do menino. Porque além de Deus dar o privilégio a Isabel de conceber, ela teria um filho cheio do Espírito Santo de Deus, já desde o seu ventre (v.15).
¬- Aplicação:
Aqui vemos a mão de Deus, a providência de Deus nas vidas de Zacarias e Isabel, pessoas já avançadas de idade, Zacarias talvez com 99 anos e Isabel com 89 anos de idade. O texto diz que ela era uma mulher estéril, o que era uma desgraça em Israel. Mas, Deus age nesta família fazendo algo que para sociedade israelita da época era algo inacreditável, ver um casal de idade avançada e ainda uma mulher estéril poder dar a luz a um filho. Pois, bem a promessa foi feita a este casal temente a Deus, mesmo Zacarias não acreditando em tal promessa.
Pais e mães, homens e mulheres creiamos nas promessas de Deus para a nossa vida em todos os sentidos. Pois, Deus opera sempre o impossível na nossa vida. Às vezes você diz: isso não vai dar certo, Deus não abrirá as portas para mim.
Aquele emprego, eu não conseguirei, o problema com o meu esposo eu não conseguirei resolver.
Não, podemos descrer na ação de Deus. A Palavra de Deus nos ensina a crer, e a não desacreditar nas promessas de Deus para a nossa vida. Pois, até quem teme a Deus, por vezes desacredita nas promessas de Deus como Zacarias desacreditou.
Irmãos, quando cremos em Deus nós tocamos no intocável,
Quando cremos em Deus nós cremos naquilo que aos olhos dos homens é inacreditável. Quando cremos em Deus vemos o invisível. Porque ter um filho com uma mulher que é estéril e tem 89 anos de idade, sem sombra de dúvidas, é ver o invisível.
Isto aconteceu conosco no dia 10 de dezembro de 96, em que ficamos orando pelo problema que o pequeno Matheus passou. E a mão de Deus foi sobre ele e hoje ele está aqui no nosso meio por causa da manifestação do poder de Deus nesta vida. Deus dá graça aos seus com bençãos inacreditáveis.
Em terceiro lugar Lucas ensina que:

3- Deus cumpre as suas promessas para aqueles que o temem:

O v. 57 do cap. 1 diz que completou-se para Isabel o tempo de dar a luz e ela recebeu de Deus um filho.
E os vizinhos e parentes ouviram que Deus tinha usado para com ela grande misericórdia, e todos se alegraram porque viram as promessas de Deus cumpridas naquela vida.
– Aplicação:
Irmãos, Deus sempre cumpre as suas promessas e nunca falha. Deus disse em Jeremias 1:12: “Eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la”.
Deus cumpriu as suas promessas na vida de Zacarias e na de Isabel.
Em quarto lugar Lucas ensina que:

4- Deus deu um filho precioso a Zacarias e Isabel:

O v. 66 diz: “Que virá a ser então, este menino? Pois a mão do Senhor estava com o menino”.
Nas circunstâncias em que ele nasceu com certeza só poderia esperar grande coisa. Por isso, Lucas disse que a mão do Senhor era com ele, ou seja, haveria uma orientação especial sobre a vida deste menino. Por quê ?
Porque ele seria simplesmente o precursor do Senhor Jesus Cristo. Não era uma criança qualquer, mas uma criança que cresceria na presença de Deus para ser um profeta do Novo Testamento, aquele que anunciaria acerca do Senhor do Universo, anunciaria acerca do Senhor Jesus.
Pois, bem este filho precioso de Zacarias e Isabel começou a crescer na presença de Deus. E conforme a profecia do seu pai Zacarias ele começou a crescer e se fortalecer no Espírito para ser o profeta do Altíssimo, para preparar o caminho para Israel. Ele começou o seu desenvolvimento físico e espiritual desde cedo. Porque ele foi consagrado pelos seus pais para isto.
A promessa de Deus para a vida deste menino é que ele seria um instrumento para a conversão dos filhos de Israel ao Senhor Deus. Ele prepararia o caminho do Senhor.
E assim, João cresceu diante do Senhor sendo educado pelos seus pais segundo os preceitos de Deus.
Agora, João Batista está com mais ou menos 30 anos de idade. E aparece pregando o batismo de arrependimento para perdão dos pecados. E em seus sermões ele dizia: “Preparai o caminho do Senhor; endireitai as sua veredas”.
Aqui está aquele que quando criança foi educado de maneira profundamente correta, ou seja, com os princípios da Palavra de Deus no coração. E aí está o resultado, um homem voltado para a Palavra de Deus. Um homem que dizia acerca do seu sucessor, o Senhor Jesus Cristo: “Importa que ele cresça e que eu diminua”. “Eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar as alparcas: este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
– Aplicação e Conclusão:
Aqui vemos uma criança preciosa dada por Deus a pais que eram tementes a ele. Vemos uma criança que andou nos caminhos do Senhor.
Crianças que aqui estão nesta noite, orem ao Pai Celeste para que ele os conduza em seus caminhos para que vocês sejam crianças preciosas como João Batista foi, uma criança que crescia e se fortalecia em espírito diante de Deus. Leiam a Palavra, orem com seus pais, participem das coisas de Deus. Porque quando vocês forem jovens, vocês lembrem-se do que aprenderam sobre Deus.
Pais, nunca se esqueçam que seus filhos são herança do Senhor, uma herança para ser zelada por vocês. Aí veremos meninos e meninas crescendo na presença do nosso Deus.
Observando estas coisas com certeza teremos lares mais solidificados, teremos uma geração que obedece aos preceitos da Palavra de Deus. Que ele nos ajude para que vejamos esta coisas acontecerem em nome de Jesus, amém!!!

Alcindo Almeida

visite ejesus site

Comentários

comments

Contribua com sua opinião