Benefícios da ressurreição de Cristo

Neste sermão nós vamos aprender sobre Benefícios da ressurreição de Cristo

Salmos 16

Introdução

– No mês de dezembro estamos trabalhando alguns salmos messiânicos, que apontem para Jesus.
– No primeiro domingo falamos sobre a cruz – Salmo 22
– No segundo domingo sobre o reinado de Jesus – Salmo 2.
– Domingo anterior sobre a alegria que temos em Jesus – Salmo 118
– Encerramos esta série com o salmo 16, com o tema Benefícios da Ressurreição de Cristo.
– Você já imaginou se a história de Cristo fosse apenas a do Jesus histórico, se ele tivesse nascido, ainda que de uma virgem, vivido cerca de 33 anos e estivesse ainda enterrado em seu túmulo na cidade de Jerusalém?
– O apóstolo Paulo fez esta indagação em 1 Cor 15. 12-19 dizendo que se Cristo não ressuscitou é vã nossa pregação e nossa fé, ainda permanecemos no pecado e somos os mais infelizes dos seres humanos.
– Não teríamos motivos para estarmos aqui, este culto não faria sentido, o Natal não seria celebrado, a cruz seria esquecida, o sofrimento de Cristo seria em vão, o nome Jesus seria apenas de mais um personagem da história.
– Mas o túmulo está vazio Mt. 28.1-10; Mc. 16. 1-8; Lc. 24. 1-12 e Jo 20.1-10.
– Vejamos no Salmo 16 quais os benefícios da ressurreição de Cristo para nós, através da ressurreição Jesus nos dá:

1) Sua linda herança

– Os versos 5 e 6 falam da nossa herança dada por Deus através de Jesus
– Algo que vamos receber, que é nosso direito, está garantido. No verso 6 vemos que não é qualquer herança. É uma herança mui linda.
– Colossenses 3:24 “cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo”.
– Se você não tem direito a nenhuma herança nesta vida, se nenhum parente seu não tem nada para deixar para você, não se entristeça. Hoje você pode se alegrar porque você é herdeiro de uma linda herança, que está reservada para mim e para você, e esta herança não se consumirá, não acabará, é eterna.
– 1 Pedro 1:4 “para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros”.
– Romanos 8:17 “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”.
– Porque Cristo ressuscitou, temos uma linda herança.

2) Sua presença à direita

– Em primeiro lugar Jesus nos dá sua linda herança. Mas Jesus também nos dá sua presença à nossa direita.
– O apóstolo Pedro em Atos 2. 22-32 nos ajuda a entendermos esta expressão.
– Temos a presença de Cristo todos os dias, em todos os momentos podemos contar com ele.
– Referir-se à direita é lugar de honra, de proteção, preparado para a batalha.
– É uma posição que nos dá segurança, por isso podemos ler a expressão “jamais serei abalado”.
– Salmos 55:22 Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
– Salmos 62:6 Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado.
– Deus tem nos dado a certeza de que podemos confiar na sua proteção, pois aquele que nos guarda, à nossa direita está vivo. Cristo ressuscitou, e desfrutamos de sua proteção e presença constante.

3) Sua garantia da vida eterna

– Em primeiro lugar Jesus nos dá sua linda herança. Jesus também nos dá sua presença à nossa direita.
– Mas temos também sua garantia de vida eterna. O que o verdadeiro crente tem no seu futuro é a garantia da vida eterna, da felicidade perpétua na presença de Deus (Shedd).
– Os vs. 9 a 11 devem ser compreendidos à luz da ressurreição de Cristo. Verso 10 Santo com letra maiúscula, fala de Jesus. Rm 1.4 “e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor”.
– Em Cristo se cumpre estes versículos: At. 13.32-37 (Paulo).
– Paulo escrevendo aos Romanos no capítulo 6 de 1 a 14 faz uma aplicação da ressurreição de Cristo com a novidade de vida oferecida para nós, livres do pecado.
– Temos uma vida abundante agora, livre do poder do pecado, e uma vida na presença de Deus eternamente livres da presença do pecado, não havendo mais morte. Vs. Sl. 16.11 – plenitude de alegria e delícias perpetuamente.

Conclusão

– Em primeiro lugar Jesus nos dá sua linda herança. Jesus também nos dá sua presença à nossa direita. Mas temos também sua garantia de vida eterna.
– O nascimento de Jesus fala de sua humilhação deixando de ser Deus para se tornar homem, “esvaziando-se”. Natal fala da humanidade de Cristo (Deus no colo).
– Mas a ressurreição de Jesus gerada pelo poder do Espírito Santo fala da manifestação de todo o poder de Deus envolvido nesta obra.

“Porque Ele vive posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há, Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida está nas mãos de meu Jesus que vivo está”

IPI Londrina

www.ejesus.com.br

Comentários

comments

Contribua com sua opinião