Luciano Paes Landim
Textos: At 11.19-30 e 13.1-3

Convidarei para fazer uma oração de “pacto missionário” todos quantos se sentem vocacionados para missões.
Inquirição: 1. O que é missões? 2. De quem é o papel de fazer missões? 3. O que é a igreja local? 4. Quais são as características de uma igreja missionária?
Proposição: A igreja que não evangeliza logo deixará de ser evangélica (Alexandre Duff).
Sentença de Transição:
1. A igreja de Antioquia serve como exemplo, pois foi a base missionária do avanço da igreja primitiva no alcance de outros povos.
2. Vamos, então, procurar na história da igreja de Antioquia alguns princípios que nos ajudarão a fazer de nossas igrejas verdadeiras bases para o envio de muitos missionários.

Introdução:
Definições:
1. Igreja:
a) Em 1 Co 11.18 – Assembleia – Eclésia: Igreja – não é um edifício ou prédio, mas um ajuntamento – não uma instituição, mas uma entidade orgânica.
b) Em Rm 11.28 – o Povo de Deus: Igreja – é a vitrine de Deus – quando alguém quiser ver como se comporta um povo em que Deus está presente, deve olhar para a Igreja. Como ela se comporta na tribulação e aflição, como se comporta na bonança e calmaria, como se comporta em tempos de prosperidade e beleza.
c) Em Gl 6.16 – Israel de Deus: Igreja – são aqueles que circuncidaram o coração – “somos agora os ramos da oliveira que foram enxertados, juntamente com aqueles que se tornaram fieis aos desígnios eternos de Deus”.
d) Em 1 Co 6.19 – o Templo de Deus: Nos tornamos o templo onde Deus habita, nós somos a morada de Deus..
e) Igreja Local: Igreja de uma determinada localidade. Exemplos: ICP e MIAV em São Sebastião.
2. Missões:
É definida pelo Dicionário da Língua Portuguesa nos seguintes itens:
a) Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo.
b) Comissão diplomática.
c) Obrigação, dever a cumprir.
d) Instituições de missionários para a pregação da fé cristã.
e) O trabalho dos missionários.
3. Outras Definições:
a) Etimologia: A palavra “missão” vem do latim missio, que significa “envio”. Que no grego é apostello, que tem o mesmo significado.
b) Na Bíblia: O termo se encontra bem destacado nas Escrituras. No Novo Testamento as duas palavras apóstolo e pempo, que querem dizer envio, aparecem 210 vezes.
c) Edison Queiroz: “Levar a mensagem do Evangelho atravessando uma barreira cultural”.
d) Pacto de Lauzane: “Deus tem chamado do mundo um povo para si e enviado o seu povo ao mundo, como servos e testemunhas”.

Divisões:

I. A Inauguração:
1. A perseguição (At 1.8; 8.1 e 11.19):
a) A igreja em Antioquia foi resultado de uma forte perseguição que sobreveio à igreja em Jerusalém;
b) A igreja em Jerusalém estava voltada apenas ao trabalho da cidade, esquecida da Judeia, de Samaria e dos confins da terra;
c) Deus mandou uma forte perseguição, que começou com a morte de Estevão e resultou na dispersão de seus membros por toda região da Judeia e Samaria;
d) Deus usa a perseguição para reavivar e ajudar a igreja a reencontrar seu verdadeiro propósito;
e) Perseguição, na Bíblia e na história da Igreja, sempre resultou em bênção e avanço;
f) A igreja de Jerusalém só saiu para fazer missões quando foi perseguida.

2. O nascimento da igreja de Antioquia:
a) A Deus aprouve usar uns leigos de Chipre e Cirene para evangelizar os gregos na cidade de Antioquia e muitos deles foram convertidos (At 11.19-21);
b) Antioquia foi a cidade onde a fundação para missão mundial foi estabelecida para alcançar os confins da terra;
c) A cidade de Antioquia da Síria foi fundada por volta de 300 a.C.;
d) Foi considerada a 3ª metrópole do Império Romano, vindo depois de Roma (Itália) e Alexandria (Egito);
e) Tinha na época 500.000 habitantes;

3. Visão para outros povos (At 11.19-20):
a) Como resultado dessa perseguição, um grupo de crentes reuniu-se na cidade de Antioquia (v. 19), ponto estratégico de uma rota comercial, por onde passavam as pessoas de muitas nações.
b) O testemunho da igreja de Antioquia pode ser visto em pelo menos três momentos:
- Testemunho para todos: A igreja entendeu que a vocação missionária da igreja é para todos;
- Testemunho contextualizado, centrado na proclamação do “Senhor Jesus”;
- Testemunho sacrificial e doador: toda ação missionária implica em sacrifício, seja financeiro, pessoal, físico, emocional, coletivo, etc.

II. A Edificação (At 11.21-26):
1. Uma igreja com visão missionária desde o começo:
a) A igreja de Antioquia já foi fundada com uma visão missionária;
b) At 11.19-21 registra como os cristãos dispersos chegaram a Antioquia;
c) Os cristãos em Antioquia não convidavam as pessoas para virem a igreja, mas iam até as pessoas e anunciavam o Evangelho do Senhor Jesus;

2. A igreja cresce (v. 21):
a) Quando a igreja tem visão mundial logo começa a crescer;
b) Se você quer que sua igreja cresça, mostre-lhe qual é a sua tarefa, e todos começarão a trabalhar;
c) A igreja de Antioquia cresceu por causa de sua visão missionária.

3. Barnabé e Saulo:
a) Quem era Barnabé:
- Era um homem com muitas qualidades e serve como modelo aos pastores:
- Era um homem que percebia e discernia a graça de Deus;
- Era um homem que exortava o povo a permanecer no Senhor (v. 23);
- Era um homem bom, cheio do Espírito Santo e fé.
b) Barnabé soube reconhecer que não podia fazer tudo sozinho e foi buscar Saulo para ajudá-lo a pastorear a igreja (v. 25).
c) Barnabé desempenhou importante papel na vida da igreja em quatro ocasiões:
- Convenceu os apóstolos da autenticidade da conversão de Paulo (At 9.27);
- Representou os apóstolos em Antioquia e reconheceu que o movimento ali existente procedia de Deus (At 11.22-24);
- Ele e Paulo foram enviados pelo Espírito Santo na primeira viagem missionária;
- Defendeu o trabalho entre os gentios no Concílio de Jerusalém (At 15.12,22,25).

III. A Expansão (At 13.1-4):
1. Uma igreja que tinha um ministério colegiado:
a) Havia cinco profetas e mestres:
- Barnabé (natural de Chipre, talvez o mais importante líder);
- Simeão (nome judeu, “Níger” = latim = negro);
- Lúcio (natural de Cirene = norte da África, talvez um dos fundadores da igreja);
- Manaém (irmão de criação de Herodes Antipas, significa “consolador”);
- Saulo (natural de Tarso, nome hebraico, que em grego é Paulo).
c) A obra do Senhor é realizada coletivamente;
d) A liderança pastoral da igreja em Antioquia era de formação multicultural, multicor, multi-étnica;
e) O verdadeiro missionário;
- É separado (v. 2);
- Enviado (v. 4);
- Saturado do Espírito Santo (v. 9).

2. Uma igreja que dava ouvidos à voz do Espírito Santo:
a) A igreja em Antioquia dava ouvidos à voz do Espírito Santo;
b) O Espírito Santo é o Chefe e o Agente de missões;
c) O Espírito Santo separa, prepara, capacita e impulsiona a igreja a enviar obreiros para o trabalho missionário;
d) É impossível haver visão missionária sem o poder do Espírito Santo;
e) O Espírito Santo envia os missionários através da igreja.

3. Uma igreja que dá o melhor para missões:
a) O Espírito Santo separou para missões os homens mais experimentados e frutíferos;
b) Devemos mandar para missões os nossos melhores obreiros;
c) David Livingstone disse: “Deus tendo um único filho fez dele um missionário”. Há pais que não querem entregar seus filhos para a obra missionária;
d) O melhor são as pessoas.

4. Comprometeram-se com os missionários:
a) Antes de enviar os missionários ao campo, a igreja de Antioquia comprometeu-se com eles (v. 3);
b) Quando a igreja em Antioquia impôs as mãos sobre os missionários, estava assumindo um compromisso duplo: com Deus e com os missionários;
c) A igreja se associa e abençoa a eles;
d) A igreja reconhece neles o chamado e a capacidade para cumprirem a missão;
e) É responsabilidade da igreja o envio do missionário ao campo.

5. Receberam relatório dos missionários:
a) Após um período de muito trabalho os missionários voltam para apresentar um relatório do trabalho do campo (At 14.26,27);
b) Quando a igreja recebe relatórios, percebe que vale a pena enviar o melhor para missões e começa a dar mais de si para a obra.

6. Os cristãos em Antioquia fizeram diferença na sociedade (11.26):
a) “Em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (11.26);
b) A palavra “cristão” ocorre somente três vezes no NT (At 11.26; 26.28 e 1 Pe 4.6);
c) A palavra “cristão” significa “seguidor de Cristo”, “pertencente a Cristo”.

7. A igreja foi motivada a fazer mais missões:
a) Quando a igreja tem a sua primeira experiência ela “pega fogo” e entra num círculo vicioso para encaminhar mais missionários;
b) A igreja em Antioquia não parou com essa primeira experiência; pelo contrário, o ardor missionário era tal que eles começaram a atingir outras nações com o envio de novos missionários;
c) As três viagens missionárias de Paulo deram-se por meio da igreja em Antioquia.

Conclusão:
1. Características da igreja em Antioquia:
a) Ênfase evangelística;
b) Pastorado encorajador;
c) Liderança plural;
d) Ensino profético;
e) Serviço sacrificial;
f) Adoração autêntica;
g) Missão iniciada pelo Espírito Santo.
2. A Grande Comissão está registrada em Mt 28.19-20; Mc 16.15; Lc 24.47; Jo 20.21 e At 1.8. Pergunta: Existe desculpa para qualquer igreja local não ter visão missionária?
3. A igreja tem o propósito final de preparar os seus membros para a evangelização;
4. O objetivo final de tudo o que fazemos na igreja é espalhar a glória de Deus a todos os povos;
5. A Bíblia é um livro missionário;
6. Quem lê e estuda a Bíblia e a obedece, naturalmente será um missionário;
7. Se você e eu somos salvos é porque alguém foi fiel ao chamado e nos trouxe a mensagem de salvação;
8. É a igreja que tem a responsabilidade de fazer a obra missionária.
9. Precisamos de mais igrejas como a de Antioquia
10. O desafio para a igreja de hoje:
a) Destacar o ensino;
b) Valorizar a pregação;
c) Agir solidariamente com as pessoas que sofrem;
d) Sair de dentro das quatro paredes e cumprir com sua vocação missionária.
11. Credo missionário (Rm 1.14-17): “Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

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