Como Viver Acima da Média!

Introdução
Todas as pessoas gostam de ser reconhecidas. Não somente você quer reconhecimento, como você precisa de reconhecimento. As crianças demonstram isso naturalmente, revelando esta tendência que existe em nós.

I Cr 4:9,10 “…Foi Jabes mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabes, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido…”

No contexto, muitos nomes são citados, aproximadamente 600 nomes, e só o de Jabes recebe destaque. Neste texto você descobre a vida de um homem que recebeu destaque no meio de 600 nomes! O que o fez tão notório assim? Vamos analisar 3 SEGREDOS na vida deste homem: Jabes teve ambição pela bênção de Deus; ele confiou em Deus, e pediu pelo poder de Deus na sua vida.

I – COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE FEZ PARA CRESCER
Quem disse que ambição é somente negativa? Por que não podemos ter grandes sonhos? Podemos convergir esse sentimento e atitude pelas coisas certas. No caso de Joabe, SUA AMBIÇÃO ERA PELA BENÇÃO DE DEUS!! Muitas pessoas erram quando dizem: “Senhor, abençoe o que eu estou fazendo” O correto seria dizer: “Senhor, eu gostaria de estar naquilo que o Senhor está abençoando!” Quando você começa ter uma “santa ambição” pelas coisas que Deus coloca em seu coração, você sai do ordinário e entra para o campo do Extra-Ordinário! Quando não se têm alvos, não têm ambições, as pessoas somente existem! VOCÊ PRECISA TER UM SONHO! Deus te fez para crescer!

Tudo o que é saudável cresce! Plantas crescem, crianças crescem, igreja cresce, indivíduos crescem! Você pode crescer em relacionamento, financeiramente, pessoalmente, ministerialmente, profissionalmente. Mas, cresce! Os desafios de sua vida, te ajudarão a crescer. Uma vida sem desafios e sem crescimento é se torna chata e insossa! TRÊS GRANDES ERROS QUE NOS IMPEDEM NUMA GRANDE E SANTA AMBIÇÃO:

1. Confundir humildade com medo “Oh, eu nunca vou conseguir fazer isto” “Se é o que Deus está querendo, eu vou conseguir!”

2. Confundir contentamento com preguiça Paulo disse: “Eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp 4:11) Ele não esta dizendo para você não ter alvos! Mas, ainda que meus alvos não foram alcançados, eu aprendi como extrair o melhor desse momento! “Eu estou feliz hoje, ainda que todos os meus alvos não foram alcançados!” Se o contentamento for desculpas para a preguiça, nossos filhos nunca se formarão numa faculdade.

3. Confundimos pensar pequeno com espiritualidade. “Eu sirvo a Deus do meu jeitinho” Por que você não o serve de uma maneira melhor e maior? Existem mais coisas que você pode fazer por ele.

II – COMECE A CRER, POIS DEUS TE CHAMA PARA VENCER
Uma fé crescente Alguns fatos acerca de Jabes:

1. Não existe aqui nenhuma menção especial a um talento, dom ou habilidade em Jabes.
a. Não fala dele ser rico ou com ótima escolaridade.
b. Ele era um homem comum com uma fé incomum.
c. Não se preocupe com o que você não tem quando você tem fé!

2. A fé de Jabes o levou a alcançar seus sonhos e visões. Mais importante do que habilidade ou formação é FÉ ! É crer que DEUS pode fazer algo significante através de você!

3. Ele aparentemente tinha alguma marca em sua vida. Jabes significa DOLOROSO. Ele causou tantas dores à sua mãe quando nasceu, que ela o chamou de “o doloroso”. Talvez ele até foi rejeitado, não muito querido, não muito amado. (E quantos de vocês não foram também assim?) O seu nome o lembrava a vida toda que ele tinha sido um peso para a vida de alguém!

Mas, APESAR de sua EXPERIÊNCIA DOLOROSA de vida, este homem foi levado pela sua fé a crer em grandes coisas para o futuro! Qual é sua marca? Algo físico? Algo espiritual? Frustração no trabalho? Problemas no casamento? Rejeição na infância? Tome posse de uma grande fé para vencer na vida!

III – COMECE A ORAR, POIS DEUS TE MOTIVA A SER UM CONQUISTADOR
Oração genuína e transparente O terceiro segredo da vida de Jabes era sua vida de oração. Foi a oração simples deste homem que o levou a ser um homem ilustre, ter o seu exemplo registrado na Bíblia e ainda ter pessoas falando dele quase 3 mil anos depois! Talvez você tem receio de pedir algumas coisas em oração.

1. Ele pediu pelo poder de Deus na sua vida O que faz a motivação de um homem ser boa ou ruim? – SUA MOTIVAÇÃO! Às vezes, a questão por detrás de você não pedir alguma coisa a Deus não é humildade, é falta de Fé! E o que não provém de fé é pecado! PECADO = Errar o alvo! Deus quer que você acerte!! Você talvez nunca solucionou alguns problemas crônicos em sua vida, como a falta de realização emocional, ou seu casamento, porque você nunca o pediu sincera e abertamente isto!!

2. “Seja a Tua mão comigo!” Jabes queria a presença de Deus com Ele! Aí está uma oração que Deus gosta de responder! E este é o elemento que surpreende o mundo [vejo esse elemento de surpresa quando Jesus disse “vós sois a luz… – que é aquela luminosidade lá no meio daquele monte escuro… é um filho de Deus! – sal…”.]

3. “Me preserves do mal, de modo que eu seja livre da dor” Fugir da tentação e pedir a Deus por isso. “Não nos deixe ENTRAR em tentação” A tentação vem sobre aqueles que estão fazendo coisas significantes. Quanto maiores coisas você fizer, mais será atacado e tentado. Deus quer que você dependa dele para se livrar do Maligno! É Sua especialidade fazer isso!

Conclusão:
Quer viver acima da média? Os três princípios:

1. Uma Grande ambição. Sonhar os sonhos de Deus! Um flash do que Deus quer fazer em sua vida se re-descubra em Deus! Por que você esta cursando a faculdade? Por que você esta trabalhando nesta área? O que mais você pode fazer?

2. Uma Grande Fé. Esperar o impossível! Os recursos virão. Quando Deus envia, Deus providencia!

3. Uma vida de oração genuína e transparente. Alguém que depende de Deus para alcançar tudo na vida.

Ter vida de Oração. Oração diária, devocional, aberta, desejosa. Por que não começar agora?

Comentários

comments

Contribua com sua opinião