Introdução
Todas as pessoas gostam de ser reconhecidas. Não somente você quer reconhecimento, como você precisa de reconhecimento. As crianças demonstram isso naturalmente, revelando esta tendência que existe em nós.

I Cr 4:9,10 “…Foi Jabes mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabes, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido…”

No contexto, muitos nomes são citados, aproximadamente 600 nomes, e só o de Jabes recebe destaque. Neste texto você descobre a vida de um homem que recebeu destaque no meio de 600 nomes! O que o fez tão notório assim? Vamos analisar 3 SEGREDOS na vida deste homem: Jabes teve ambição pela bênção de Deus; ele confiou em Deus, e pediu pelo poder de Deus na sua vida.

I – COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE FEZ PARA CRESCER
Quem disse que ambição é somente negativa? Por que não podemos ter grandes sonhos? Podemos convergir esse sentimento e atitude pelas coisas certas. No caso de Joabe, SUA AMBIÇÃO ERA PELA BENÇÃO DE DEUS!! Muitas pessoas erram quando dizem: “Senhor, abençoe o que eu estou fazendo” O correto seria dizer: “Senhor, eu gostaria de estar naquilo que o Senhor está abençoando!” Quando você começa ter uma “santa ambição” pelas coisas que Deus coloca em seu coração, você sai do ordinário e entra para o campo do Extra-Ordinário! Quando não se têm alvos, não têm ambições, as pessoas somente existem! VOCÊ PRECISA TER UM SONHO! Deus te fez para crescer!

Tudo o que é saudável cresce! Plantas crescem, crianças crescem, igreja cresce, indivíduos crescem! Você pode crescer em relacionamento, financeiramente, pessoalmente, ministerialmente, profissionalmente. Mas, cresce! Os desafios de sua vida, te ajudarão a crescer. Uma vida sem desafios e sem crescimento é se torna chata e insossa! TRÊS GRANDES ERROS QUE NOS IMPEDEM NUMA GRANDE E SANTA AMBIÇÃO:

1. Confundir humildade com medo “Oh, eu nunca vou conseguir fazer isto” “Se é o que Deus está querendo, eu vou conseguir!”

2. Confundir contentamento com preguiça Paulo disse: “Eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp 4:11) Ele não esta dizendo para você não ter alvos! Mas, ainda que meus alvos não foram alcançados, eu aprendi como extrair o melhor desse momento! “Eu estou feliz hoje, ainda que todos os meus alvos não foram alcançados!” Se o contentamento for desculpas para a preguiça, nossos filhos nunca se formarão numa faculdade.

3. Confundimos pensar pequeno com espiritualidade. “Eu sirvo a Deus do meu jeitinho” Por que você não o serve de uma maneira melhor e maior? Existem mais coisas que você pode fazer por ele.

II – COMECE A CRER, POIS DEUS TE CHAMA PARA VENCER
Uma fé crescente Alguns fatos acerca de Jabes:

1. Não existe aqui nenhuma menção especial a um talento, dom ou habilidade em Jabes.
a. Não fala dele ser rico ou com ótima escolaridade.
b. Ele era um homem comum com uma fé incomum.
c. Não se preocupe com o que você não tem quando você tem fé!

2. A fé de Jabes o levou a alcançar seus sonhos e visões. Mais importante do que habilidade ou formação é FÉ ! É crer que DEUS pode fazer algo significante através de você!

3. Ele aparentemente tinha alguma marca em sua vida. Jabes significa DOLOROSO. Ele causou tantas dores à sua mãe quando nasceu, que ela o chamou de “o doloroso”. Talvez ele até foi rejeitado, não muito querido, não muito amado. (E quantos de vocês não foram também assim?) O seu nome o lembrava a vida toda que ele tinha sido um peso para a vida de alguém!

Mas, APESAR de sua EXPERIÊNCIA DOLOROSA de vida, este homem foi levado pela sua fé a crer em grandes coisas para o futuro! Qual é sua marca? Algo físico? Algo espiritual? Frustração no trabalho? Problemas no casamento? Rejeição na infância? Tome posse de uma grande fé para vencer na vida!

III – COMECE A ORAR, POIS DEUS TE MOTIVA A SER UM CONQUISTADOR
Oração genuína e transparente O terceiro segredo da vida de Jabes era sua vida de oração. Foi a oração simples deste homem que o levou a ser um homem ilustre, ter o seu exemplo registrado na Bíblia e ainda ter pessoas falando dele quase 3 mil anos depois! Talvez você tem receio de pedir algumas coisas em oração.

1. Ele pediu pelo poder de Deus na sua vida O que faz a motivação de um homem ser boa ou ruim? – SUA MOTIVAÇÃO! Às vezes, a questão por detrás de você não pedir alguma coisa a Deus não é humildade, é falta de Fé! E o que não provém de fé é pecado! PECADO = Errar o alvo! Deus quer que você acerte!! Você talvez nunca solucionou alguns problemas crônicos em sua vida, como a falta de realização emocional, ou seu casamento, porque você nunca o pediu sincera e abertamente isto!!

2. “Seja a Tua mão comigo!” Jabes queria a presença de Deus com Ele! Aí está uma oração que Deus gosta de responder! E este é o elemento que surpreende o mundo [vejo esse elemento de surpresa quando Jesus disse "vós sois a luz... - que é aquela luminosidade lá no meio daquele monte escuro... é um filho de Deus! - sal...".]

3. “Me preserves do mal, de modo que eu seja livre da dor” Fugir da tentação e pedir a Deus por isso. “Não nos deixe ENTRAR em tentação” A tentação vem sobre aqueles que estão fazendo coisas significantes. Quanto maiores coisas você fizer, mais será atacado e tentado. Deus quer que você dependa dele para se livrar do Maligno! É Sua especialidade fazer isso!

Conclusão:
Quer viver acima da média? Os três princípios:

1. Uma Grande ambição. Sonhar os sonhos de Deus! Um flash do que Deus quer fazer em sua vida se re-descubra em Deus! Por que você esta cursando a faculdade? Por que você esta trabalhando nesta área? O que mais você pode fazer?

2. Uma Grande Fé. Esperar o impossível! Os recursos virão. Quando Deus envia, Deus providencia!

3. Uma vida de oração genuína e transparente. Alguém que depende de Deus para alcançar tudo na vida.

Ter vida de Oração. Oração diária, devocional, aberta, desejosa. Por que não começar agora?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS