Escolhidos por Jesus

Neste sermão vamos aprender sobre ser escolhido por Jesus.

Texto: Marcos 3.13-19

Introdução:

O Evangelho de Marcos foi escrito por volta do ano 60, então, cerca de trinta anos depois da morte e ressurreição de Cristo, e foi escrito especialmente para os romanos, ou seja, para os gentios – tanto que Marcos explica algumas coisas nesse evangelho, por exemplo: o Jordão é um rio, 1.5; que os fariseus costumavam jejuar, 2.18; que o Monte das Oliveiras ficava defronte do Templo, 13.3; etc. Marcos foi companheiro de Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária; também foi companheiro íntimo de Pedro.

Este Evangelho está cheio de ação, tanto que as palavras “logo” ou “imediatamente” são termos característicos aqui e aparecem 36 vezes somados. Outros termos também revelam essa ação de Jesus, mormente neste capitulo três: v.1 “de novo”; v.7 “retirou-se Jesus…”; v.13 “depois, subiu ao monte…” e assim por diante. E uma das mais esplendorosas ações de Jesus foi ESCOLHER (o evangelista Mateus também registra essa ação de Jesus: “muitos são chamados, mas poucos escolhidos”, 20.16 e 22.14).

ESCOLHER significa selecionar, manifestar preferência, fazer opção entre… Escolher é algo de nosso dia a dia: desde a simples escolha do arroz na gôndola do supermercado a que tipo de sapato ou carro vamos comprar. Jesus também escolheu e escolhe ainda. A essa escolha também nominamos de adotar, eleger, nomear ou simplesmente designar como aparece em nosso texto v.14.

Escolhidos para Aprender

Sim, no versículo 14 está registrado “designou doze para estarem com Ele”.

Jesus escolheu doze: Jesus fez escolhas especiais, escolheu pessoas e aqui são doze discípulos dentre os muitos que ali estavam (v.13) e que se tornaram apóstolos do Salvador e com Ele conviveram cerca de três anos! Aprendendo e aprendendo!

Jesus escolheu doze para serem parecidos com Ele – escolhidos para aprender. Jesus escolhe a poucos – a mim e a você, inclusive – “muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.

Ei! Você é escolhido para ser crente! Ser cristão é ser seguidor de Cristo! Ser um cristianus (At 11.26) é ser parecido com Jesus porque aprendeu de Jesus.

Escolhidos para Evangelizar

Ainda no versículo 14 está registrado outro objetivo dessa escolha do Mestre: “para os enviar a pregar”.

Maravilha! Jesus chama para Si e envia a pregar! É o famoso “Ide”“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, 16.15. Isso é anunciar, é proclamar! E todos os escolhidos são enviados a pregar!

Em nosso versículo do mês Paulo diz assim: “Ai de mim se não pregar o evangelho” – “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!”, 1 Coríntios 9.16.

Aprendemos na lição 04 desta semana (“conduzindo as pessoas a Cristo”) que somos uma nação santa, e que essa nação santa precisa estar profundamente inserida em seu contexto a fim de ser luz para os gentios (para os não crentes). Também aprendemos que “a igreja tem de estar no mundo sem se tornar mundana”. Por isso eu e você fomos escolhidos, para EVANGELIZAR!

Escolhidos para Libertar

Já no v. 15 temos um terceiro objetivo do Mestre nessa escolha especial: “e a exercer a autoridade de expelir demônios” – isto não é coisa de pentecostal, isto é coisa de crente! Se somos escolhidos, se aprendemos de Jesus, se fomos enviados a pregar – e creio que sim – devemos exercer “a autoridade” com a qual o divino Mestre nos capacita sobre as hostes do mal.

O Evangelho de Marcos apresenta a Cristo como poderoso Homem de ação! E como dissemos no início, este Evangelho está cheio de ação, e a palavra chave aqui é PODER. Sim, devemos libertar os cativos e oprimidos pelo diabo, pelo inferno; devemos, à semelhança do que Cristo fez, libertar os que vivem nas trevas, no pecado. Sugiro a leitura em Lucas 4.16 a 21.

Conclusão

Concluindo, vamos ler João 15.16: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. Você é um escolhido de Jesus? Nas Conferências FIEL canta-se uma bela canção cujo coro é assim:ESCOLHIDO FUI / ESCOLHIDO SOU / DESDE O PRINCÍPIO / POR DEUS CRIADOR / ESCOLHIDO FUI / ESCOLHIDO SOU / PELA GRAÇA / PELO AMOR.

Autor: Rev. Adilson Souza dos Santos

Visite: http://www.ejesus.com.br

Comentários

comments

Contribua com sua opinião