Homem segundo o coração de Deus

Introdução

Lemos no VT no livro de 1 Sm nos vemos que Deus mandou Saul destruir o Ameleque e tudo o que ele possuía. A palavra de Deus diz que Saul desobedeceu aquilo que Deus ordenara e destruiu apenas aquilo que era vil e desprezível. Saul Poupou Agague, rei dos amalequitas e o melhor do gado, ovelhas, melhor que havia… Depois que ele poupou desobedecendo a Deus, ofereceu a Deus aquilo que sobrara…
Então ele queria cultuar a Deus com desobediência, com pecado – a bíblia diz (1Sm 15.22) “Tem porventura Deus prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto em que se obedeça a sua palavra – obedecer é melhor do que sacrificar – rebelião é como pecado de feitiçaria – obstinação é como culto a ídolos – rejeitou a palavra, rejeitou a Ti.
4 pecados de Saul – desobediência, revolta, teimosia, rejeição e com isso, mesmo assim ele queria colocar-se diante de Deus e Deus o rejeitou.
E a palavra diz que, no cap 15 Saul é rejeitado e no cap. 16 Deus manda Samuel (Profeta) ir a casa de Jessé para ungir outro rei… E disse o Senhor a Sm 16.6 “ O senhor não vê como o homem vê, o homem vê o exterior, mas Deus vê o coração”. E a bíblia diz que Jessé fez passar os 7 filhos diante de Sm . E Deus disse: Não é nenhum desses aí.
Não tem mais nenhum por aí? Jessé respondeu: Existe o mais moço que está apascentando ovelhas. E disse Deus a Samuel. É esse. Esse adolescente – jovem…
No vs 13 Tomou o chifre do azeite e ungiu no meio dos seus irmãos e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apossou de Davi.
Porque Davi foi 2o. o coração de Deus? Quais são as características de um homem, mulher, ser humano, pessoa, jovem – adolescente 2o. coração de Deus? Marcas inconfundíveis, fundamentais?

1) Cheio do ES. Cheio do poder – luz de Deus, unção – poder que o capacita, ilumina, consola, fortalece, instriu, faz amar a Deus acima de todas as coisas. Nós vimos que Deus ungiu Davi e a partir daí o Espírito se apossou dele. Davi não apenas possuía o Espírito, mais o Espírito possuía Davi. Havia ali unção, alegria, determinação, energia do céu de um Deus todo poderoso agindo no seu coração.
Davi foi segundo o coração de Deus por que era fiel nas pequenas coisas. Se vc quer fazer grandes coisas, seja fiel nas pequenas… Se vc quer ser usado com poder na frente dos outros, busque o poder quando ninguém está olhando… lá no escurinho, lá com os amigos do mundo, lá onde ninguém vê… Qual o seu testemunho? Tem gente infelizmente TRISTEMUNHO….
Deus nunca vai te colocar pra fazer grandes coisas se vc é omisso, infiel, desobediente, nas pequenas determinações e trabalhos que Deus coloca diante da sua vida.
A bíblia diz que Davi era fiel apascentando ovelhas, cuidando… E diz que Deus o ungiu com poder do alto para capacitação da obra. Ninguém pode ser 2o. o coração de Deus se esse Deus não habitar em sua vida em toda a plenitude… Eu creio que uma das maiores perdas da igreja hoje é a perda da plenitude espiritual… O Espírito Santo veio para ficar pra sempre conosco e nos guiar em toda a verdade… Ele nos guia… Muitas pessoas que sentam nos bancos das igrejas hoje se guiam sozinhas…
Nós vimos que Davi foi ungido pelo poder do ES. E quando nós não somos ungidos pelo poder do ES não temos poder contra o pecado – alegria – paz – determinação – força pra agir, pregar, testemunhar, viver aquilo já determinou pra nossa vida…
A palavra de Deus diz que Davi foi ungido – é a primeira e grande perspectiva de uma vida pra ser usada pelo senhor… Deus já conhecia a Davi –
Se Davi dependesse dos outros pra ser ungido jamais ele seria
Até o pai de Davi nunca podia imaginar que Deus iria usa-lo. Nem o chamou… “Tem mais alguém”!
Pode ser vc meu irmão que todo mundo já perdeu a esperança – família, amigos, igreja, presbitério, vc mesmo…
Mas Deus não perde a esperança – de vc em nome de Jesus… Por menor que seja – simples – Deus pode fazer de vc um adolescente segundo coração…
Davi era simples – tão simples que o pai nem o chamou se não fosse mandado pelo profeta.. Os irmãos não o consideravam, mas Deus o considerava…
Quero falar pra vc que Deus te conhece – e Deus quer ungir vc, capacitar vc com toda a plenitude do ES. Deus sabe se vc é fiel nas pequenas coisas ou não.
Se vc for, ele vai te dar grandes coisas.

2) Adorava em espírito e em verdade
Oferecia a Deus o perfeito louvor e adoração
Ele não apenas tocava, cantava, falava com a voz – ele adorava – falava com o coração…
A bíblia diz em 1 Sm 16.16-18 “Saul atormentado por um esp. Maligno do diabo…. Buscai um homem que saiba tocar arpa – tem que ser ungido, tem que ser de Deus. Vs 18 – conheço um homem que sabe tocar – é forte e valente, homem de guerra, sisudo (sensato, sábio) em palavras e de boa aparência; O SENHOR É COM ELE.
Meus irmãos, Davi já estava sendo reconhecido pelo louvor e adoração que ele prestava a Deus… Pela sua vida, santidade, pureza, determinação e habilidade.
Quando Davi começava a tocar harpa – havia libertação –
Os espíritos se retiravam para bem longe – não agüentavam o louvor, ungido, habilidoso, santo, que partia do coração… O poder não estava na arpa, o poder estava em quem tocava a arpa – amém…
Davi tocava, o espírito se retirava, Saul era aliviado, Deus era louvado – 2o. coração de Deus – instrumento de libertação das pessoas….
Pra vc ser segundo coração de Deus é a sua vida que louva a Deus… Não são os instrumentos, a voz, a coreografia, a postura, não…. é a sua vida – coração…
A palavra diz que onde Davi adorava o nome de Deus era exaltado…
Pastor conta que esteve pregando – Irecê na Bahia… Ginásio repleto de gente – várias bandas – barulhada toda…. Passaram o violão para um servo de Deus… pessoa que ninguém conhecia – começou a adorar a Deus, glorificar a Jesus – mudou o clima… O povo começou a adorar a Deus – havia uma presença do Senhor ali, no meio do povo… Unção (uns são…) Unção é poder de Deus derramado em nossas vidas que nos capacita a sermos segundo o seu coração… 1o. conjunto apresentou – show – havia habilidade; mas não havia sensibilidade e unção… Precisamos no louvor de unção; poder de libertar o povo…
O homem segundo o coração de Deus quando louva, louva com a vida, santidade… Não só aqui na frente, mas aí no banco também…
Quando vc louva, canta, toca, vc realmente faz de coração?
A vida de Davi fazia diferença
Eu espero que vc saia daqui hoje abençoado, em nome de Jesus…
Cap 17 1 Sm.. Davi conhecia o poder de Deus… filisteus guerrear contra Israel… Golias desafia… Golias de gate – Edomita. Mercenário a serviço dos filisteus – 6 côvados e 1 palmo… 2, 92m – couraça – 5000 ciclos 70 kg – ponta da lança 10 kg – matar elefante.
Afrontava Israel – todos os israelitas temeram… 40 dias se apresentou
Quando Davi viu aquilo – quem é esse incircunciso filisteu que afronta o exército do Deus vivo? Davi tinha esperiência com Deus…
Vs 32 – não tenha medo – não desfaleça o teu coração… 5 pedras na funda…
Pequeno grande homem de Deus… Não tem medo da grandeza. Luta contra a aparente desvantagem… O senhor é o meu pastor… Tu estás comigo…
Vs 43 – Golias amaldiçoa Davi e Davi rejeita a maldição… Não aceita isso em nome de Jesus… Não vai casar – mentira, vou sim…
Se Davi aceitasse a maldição – sairia correndo
Mas ele disse – vc vem contra mim com espada e varapaus, mas eu vou contra ti em o nome do Senhor… A terra saberá que existe um Deus…
Davi lutou, não porque Saul ofereceu recompensa. Davi lutou para que Deus fosse glorificado, exaltado, louvado, adorado… Para que as pessoas pudessem ter a oportunidade de conhece-lo.. é por isso que o homem de Deus está na terra – louvar a Deus com os seus feitos… vs 47 – Saberá toda a multidão que Deus salva, não com espada ou lança, porque do Senhor é a guerra.
Davi correu e deu uma pedrada… Derrubou o filisteu e o nome do senhor foi engrandecido..

3) O homem 2o. coração de Deus tem comunhão com os outros
Faz uma amizade abençoada… Jônatas livrou Davi de Saul que o perseguia…
O homem segundo o coração de Deus é amigo, fiel, fácil de se relacionar –
Mas o homem que não é segundo o coração de Deus é amargo, superficial, complexado, preconceituoso, falso, difícil, solitário, não relaciona-se com ninguém. Com quantas pessoas vc se relaciona e há uma amizade profunda, amiga, fiel, sem preconceito, sem fofoca.
Gostaria de nessa noite, pedir a Jesus, que curasse seus traumas, preconceitos, azedume que impede a comunhão e deixa muita gente na solidão… Vazia…
Tantas pessoas hoje tem preconceito – as pessoas já não gostam da gente de graça… Mas devemos ser amáveis… É como Jesus, gente boa de relacionar, conversar, andar junto…
Era importante, Rei – mas quando se relacionava com alguém, era fácil…. Não era aquele, não me toque – Levanta o topete pra falar comigo…
Que isso irmão – Esse pessoal muito assim não ta com nada não… Eu estou no santo dos santos… Sou o reverendo tal… Se é o reverendo segundo o coração de Deus é amigo de todo mundo, da moçada, dos adultos, idosos, mesmo quando tem que pegar no pé… Das criancinhas também, mesmo quando choram no culto…

4) O homem 2o. coração de Deus não fica prostrado diante do pecado…
Conhecia o amor e a misericórdia de Deus… É constrangido por este amor e é servo por amor e gratidão…
2 Sm 11,12 – A tragédia na vida de Davi
Vs 1 – Israel em guerra – nos tempos que os reis costumam sair prá guerra – Davi ocioso… mente vazia, oficina do diabo.
Subiu para o terraço… Olhando – de repente ele acha… Sabe de uma coisa – quem procura acha – Vc sempre acha aquilo que vc procura…
Vê tudo bem, mas quando vc olha
Tem irmãozinho que fala assim.. Ah pastor, eu não consigo, tem que olhar…
Meus irmãos, ver não é pecado – quando falo ver – Se ta andando de carro e de repente vem alguém andando daquele jeito e daí… vc viu – não teve jeito… Mas quando vc olha… Aí é diferente… Lutero – não posso impedir os pássaros sobrevoarem minha cabeça, mas posso impedir que façam ninho…
Davi tava lá –aí viu e começou olhar…
Igual muitos irmãozinhos… Assistindo televisão – televisão hoje é terrível… domingo a tarde… Hora que ele vê… Ta vendo que semvergonhice… Pouca vergonha – não tem nada pra inventar… domingo a tarde, isso é hora… Ou num filme… Que pouca vergonha… Só que não desliga… E vê tudinho / Depois fica assim: pouca vergonha, o Brasil não presta; e ele não presta mais ainda – aceitou tudo de graça…
Meus irmãos hoje é assim.. Onde vc vai, o pecado ta muito fácil. Principalmente a prostituição… Jesus, tem misericórdia – foi num pecado desses que Davi caiu…
Davi viu, olhou, olhou… Traz pra mim essa mulher
Pecado é assim… Vai pra mente – desce no coração – aí ninguém segura…
A bíblia diz que tudo o que Davi consegui com dificuldade naquele dia ele perdeu… Levantar é difícil, cair é fácil… A unção foi embora, alegria, paz…
Ela ficou grávida… Davi tem que matar Urias… Loucura de Davi…
Cp. 12. Havia numa cidade dois homens; Rico e pobre… Davi se encheu de furor… Meus irmãos, quando um homem é justo demais toma cuidade… A justiça sem misericórdia não é divina…
É vc… Vc vai ter 3 consequencias:
1- o filho vai morrer
2- a espada não se apartará da tua família
3- tuas mulheres serão entregues a luz do dia pra outros homens… O que vc fez no escuro elas farão no claro…
Será que tem família mais desgraçada do que a de Davi? Nunca vi…
Davi então reconhece seu pecado – E o amor de Deus é maior do que Qualquer pecado… Davi deitou e rolou na lama do pecado – mas não ficou prostrado… Deus o reergueu…
O homem 2o. coração de Deus trata sério do pecado… Sl 51… Muita gente nunca se reergue… Caíram na lama e lá estão… Hoje é dia, tome coragem…
Restitua a minha alegria diz Jesus… Quanta gente sem alegria… Jeremias diz que a alegria do Senhor é a nossa força… O crente que não é feliz com Jesus ta acabado…
Davi que já havia experimentado a intimidade, o poder, alegria, unção, agora experimentava a tristeza, infelicidade, depressão, angústia, morte – por causa do pecado… Mas a bíblia diz que Deus mandou um crente lá pra reerguer Davi…
Davi então assumiu o pecado – EU PEQUEI
Ele não justificou.. Tem gente que é assim – eu pequei por causa daquilo… Síndrome do Édem… Foi a mulher, foi a serpente, foi a árvore, foi Deus…
Davi falou –a culpa é minha..
Começa de novo…
O homem segundo o coração de Deus não é perfeito, mas conhece a graça de Deus que é maior do que qualquer pecado… Ele não fica prostrado em nome de Jesus – Porque o Senhor o levanta…
Quando vc está abençoado Deus te usa
Quando vc não está abençoado, Deus usa outras pessoas prá te abençoar… Deus tem saudade de Vc..
Gostaria de orar para que cada um fosse 2o. Coração de Deus.. (TECLADO)
Deus quer levantar você por que ele te ama
Deus ta com saudade de você –
Deus tava com saudade de Davi… Ele dizia assim = Nata, estou com saudade de Davi – Davi orava tanto, Davi cantava, eu não vejo mais Davi no templo, eu não vejo mais Davi pregando – eu não vejo mais Davi. Nata vai lá e fala pra ele que ele pecou. Vai lá e abre os olhos dele – Deus sabia que o coração de Davi era humilde e reconhecedor
Davi reafirmou o ministério – assumiu o pecado – eu pequei, ninguém pecou, fui eu…
Mas eu não agüento mais estar longe de ti Senhor… Pela tua misericórdia me recebe de volta…
Quero abandonar o pecado e começar tudo de novo – Enquanto eu calei o meu pecado, meus ossos envelheceram… fiquei cansado, abatido, quase morto… Eu te amo Deus
Salmo 18 – Eu te amo oh Senhor…
Vamos falar —
Igual a Pedro – Pedro vc me ama – Tu sabes Senhor – mas sou fraco – Jesus o levantou
Jesus pergunta hoje e sabe que o amamos…
O homem segundo o coração de Deus é Deus no homem… Não o homem somente –
Levante aí vamos orar…
Muito obrigado Senhor pois tu não desiste de nós
Quando estamos bem contigo o senhor nos usa para abençoarmos
Quando estamos mal tu usa os outros para falar com a gente, nos abençoar…
Muito obrigado Senhor porque tu hoje me levantou para falar com teus filhos
Mas obrigado por que muitas vezes tu levantaste outros pra falar comigo… E é por isso que eu to de pé… Por que o Senhor usa homens –
Obrigado por que essa benção não é só pro passado… É pra hoje também
O senhor ta com saudade de muitos Davi daqui senhor…
São segundo o seu coração mas estavam afastados por que achavam que não tinha mais jeito… QUANTAS VEZES PENSAMOS QUE NÃO TEM MAIS JEITO. Mas tu senhor dá jeito… Faz do teu jeito… Começa de novo…
Adolescentes santos – corajosos, ungidos – Uma igreja que crê no teu poder…

Vem pra frente, eu quero orar por você…

Restaura a fé, o amor, o perdão, a vida contigo, a pureza no namoro, a leitura da tua palavra, oração, levanta em nome de Jesus… Somos miseráveis – mas te amamos e tu senhor – faz a tua obra em nós
Em nome de Jesus…
Pr. Antônio Carlos F. Menezes
Refeito pelo Pr. Arnildo Klumb
IPB BARBOSA FERRAZ / www.bit-on.com.br/ipbbf

Compartilhe a BençãoEmail this to someoneShare on Google+Print this pageTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn

Comentários no Facebook