Lições de um dia de batismo

Introdução:

Quero lembrar algumas coisas que podem ajudar na compreensão desse episódio. Aquele eunuco etíope era um judeu realmente, bastante religioso pois estava disposto a viajar do norte da África até Israel para cultuar em Jerusalém. Mas existe algo que precisamos lembrar: segundo a lei judaica, um homem castrado (eunuco) não poderia entrar no templo para prestar a sua adoração. Ele, no máximo, poderia cultuar de fora dos átrios do Templo. Imagino aquele homem, com tremenda sede espiritual voltando de uma longa jornada sem tem podido cultuar da forma como queria. Ele era rejeitado pela sua condição. Mas Deus providencia um discípulo de Jesus para encontrar-se com ele no caminho na mesma hora em que lia uma parte do livro do profeta Isaías. Era a parte em que o profeta falava do sacrifício do Messias. Era a “deixa” para que ele conhecesse pessoalmente a esse Messias profetizado e acabasse sendo batizado.

Quais as lições que aprendemos desse episódio de “um dia de batismo”?

Você pode ser muito religioso, mas não ser salvo. Era o caso daquele eunuco etíope. Ele era alguém muito importante no governo de seu país. Ele era religioso, pois estava voltando de uma viagem religiosa. Apesar de tudo, ele não era salvo. Ele não sabia qual seria o destino de sua alma após a morte. Ele não tinha a paz que só aquele que é perdoado por Deus pode ter. Além de tudo, provavelmente estava frustrado por não poder cultuar a Deus dentro do templo. Ele ra tão bem sucedido na sua vida secular, mas talvez sentia-se rejeitado em sua própria religião. Será que era esse o sentimento dele? Será que é esse o seu sentimento hoje diante de Deus? Você pode mudar isso!

Em matéria de fé é bom começar com humildade. Imagine a situação! O etíope , um homem importante, pedindo para um estranho vestido com roupas comuns, explicação sobre um texto da Palavra de Deus. Foi o que aconteceu. Ele foi humilde o suficiente para reconhecer que lhe faltava conhecimento, lhe faltava fé, ele precisava saber algo mais. Foi quando Felipe lhe explica que o Messias profetizado tanto tempo antes era Jesus Cristo que havia sido crucificado pouco tempo antes. O homem poderia ter dito a Felipe “Quem é você para me falar de religião?”, mas ao contrário, foi humilde. Isso lhe salvou a alma!

Deus está tomando providências para que você encontre a salvação. É isso que mais me deixa admirado nesse texto. Foi Deus quem mandou que Felipe fosse para aquele caminho onde encontraria o etíope que precisava de Cristo. Deus está sempre providenciando situações para que você encontre a Jesus Cristo. Você pode pensar que Deus nem sabe que você existe, mas o simples fato de você estar ouvindo esta mensagem hoje é prova de que o Senhor planejou um encontro seu com Jesus Cristo.

É inútil conhecer a “boa notícia” e não tomar uma decisão. O eunuco etíope ouviu a “boa notícia”: Jesus, o Messias, aquele profetizado por Isaías, já havia nascido, vivido e morrido para o perdão dos seus pecados. Ele agora sabia que poderia reconhecer a Cristo como seu Senhor e Salvador. Não seria possível continuar a vida, sabendo de tudo aquilo, sem tomar uma decisão. Então o eunuco vê água, provavelmente uma lagoa e diz “Olha, ali tem água, o que me impediria de ser batizado?”. Talvez ele tivesse medo de uma resposta do tipo “Ah, que pena! Você não pode ser batizado porque é eunuco…” Mas ao invés disso ele recebe a informação de que não há nada que poderá separar alguém de Cristo, a não ser a falta de fé. E ele confessa então ao Senhor Jesus e é batizado.

Conclusão:

Hoje você também precisa tomar uma decisão. Talvez você se considere um religioso, mas não conhece ao Senhor Jesus como salvador de sua vida. Você não tem um relacionamento com Deus. Então precisa tomar uma decisão: Deseje conhecer a Jesus. Decida-se por Ele. Mostre aos outros a sua decisão. Fale dessa decisão aos outros. A obediência à ordenança do batismo é uma demonstração pública daquilo que já aconteceu em seu coração, a morte para o pecado e a ressurreição para uma nova vida em Cristo. Que Deus o abençoe nessa decisão! Amém!

www.cristo.at

Comentários

comments

Contribua com sua opinião