Ler ainda 49-56.

Quero destacar algumas palavras de JESUS neste texto, a fim de que as mesmas possam marcar a introdução do nosso pensamento: “Não tenha medo, tão somente creia”. “Não chorem, ela não está morta”. “Menina, levante-se”. E, finalmente: “Dêem-lhe de comer”.

Quero que você imagine esta situação comigo: JAIRO, a pessoa principal da sinagoga. Homem da alta sociedade judaica no tempo de Jesus. Conta bancária gorda no Banco de Jerusalém, camelo último tipo (com duas corcovas macias), empregados à disposição … alguém com muito dinheiro.

Faça outro esforço de imaginação e veja JAIRO em sua casa com a única filha de 12 anos. (Quem aqui tem 12 anos? Pois então a filha de Jairo tinha a idade destas crianças…). Com certeza JAIRO fazia muitos planos: aquela menina iria se formar, se casar, gerar filhos, continuar a descendência da sua família…

Quem sabe ele sonhava com o seu casamento. E provavelmente seria uma grande festa, até porque os Judeus gostava e gosta até hoje de festas. E naquele tempo as celebrações de casamento duravam uma semana de festas… – E JAIRO sonhava: no dia do casamento de minha filha entrarei na sinagoga (se este fosse o costume) de braços dados com ela, com a melhor túnica de seda que vou comprar no Shopping Emaus, na cidade Jerusalém….

Mas de repente o sonho de JAIRO se torna um pesadelo: Sua filha esta gravemente enferma, à beira da morte. JAIRO não quer acreditar, mas precisa enfrentar a situação. A doença da menina é considerada incurável.

JAIRO poderia procurar médicos e hospitais, mas a Bíblia não diz que ele fez isso. Talvez porque já soubesse que não adiantaria…
E JAIRO descobre, atônito, que sua montanha de dinheiro é incapaz de comprar a saúde de sua filha.

Entretanto, o texto diz que JAIRO não desistiu. Ele ouvira falar de um homem, JESUS, que andava por ali fazendo o bem e curando a todos os oprimidos pelo diabo. E vai procurar a JESUS…

Quando ele sai de sua casa a menina não tinha morrido ainda, mas esta passando muito mal. JAIRO leva algum tempo para chegar onde JESUS se encontrava e, quando ele esta contando seu drama para JESUS, chega alguém correndo e diz: “Não precisa incomodar mais o mestre, sua filha morreu”.

Os sonhos de JAIRO desabaram. A bíblia não conta a reação que JAIRO teve, mas fico imaginando o que se passou na cabeça daquele pai. Qualquer ser humano anteveria um futuro sombrio. Era uma tragédia para a família. A alegria da casa tinha acabado.

A menina não iria mais se formar, não iria mais se casar, gerar filhos, não iria continuar a descendência da família. Estava morta… – Talvez JAIRO naquele momento já começou a pensar no seu funeral. Vou comprar um caixão, fazer os preparativos. Era o fim…

Entretanto, o texto nos informa que JESUS está ali e ouve todo o drama de JAIRO. E esta é a grande verdade que precisamos guardar em nosso coração: JESUS está presente em todas as nossas aflições. JESUS esta sempre presente. ELE nos ouve, nos conhece e sabe tudo a nosso respeito.

É exatamente isso que o Salmos 139:6 diz: “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”.

À luz deste contexto há três sugestões para que tenhamos êxito em nossa caminha, às quais eu quero compartilha com você nesta noite:

1a. Sugestão: OLHAR COMO JESUS OLHA. O v. 52 diz assim: “Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela. NÃO CHOREM, disse Jesus. ELA NÃO ESTA MORTA, MAS DORME”.

JESUS estava vendo uma dimensão que JAIRO e toda a multidão não via. JESUS estava olhando além das circunstancias. Via algo que ninguém tinha visto. JESUS estava além da realidade do homem. ELE estava fitando algo que ninguém estava vendo…
Por isso, a nossa visão é de suma importância para a vida. Como é importante ter uma visão e olhar para ela com os olhos da fé.

Esse texto quer que saibamos sobre os poderes sobrenaturais de JESUS. ELE foi capaz de confundir a incredulidade daqueles que supunham que a morte é suprema. Portanto, a mensagem cristã fala de vida e não de morte.

E trazendo isso para a nossa vida hoje significa dizer: não importa sua luta, não importa sua aflição, não importa seus desafios, não importa seus projetos, o que a Bíblia esta afirmando é que DEUS quer colocar VIDA na sua luta, vida na sua aflição, vida nos seus desafios, vida nos seus projetos…

Talvez você tem perambulado pela vida, incrédulo àquilo que Deus quer fazer com você… – Quantos anos a Igreja perambula pelo tempo sem uma visão, sem um sonho, sem conseguir enxergar as perspectivas que Deus tem para nós.

DEUS USA A PESSOA POR CAUSA DA SUA FÉ. “Sem fé é impossível agradar a Deus”. A bíblia diz que “De acordo com a vossa fé vos sucederá”. A bíblia diz que “Aquilo que não provem da fé é pecado”. – E nesse processo a única coisa que você tem total controle é o quanto você pode confiar em Deus!.

Por isso, OLHE COMO JESUS OLHA. Os olhos de JESUS estão sempre alem das circunstancias.

2a. Sugestão: PROFETIZAR COMO JESUS PROFETIZA. O v. 50 diz assim: “Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: Não tenha meda; tão-somente creia, e ela será curada”.

Alguém já disse com muita sabedoria que: “A morte de um ente querido nos põe de joelhos. Por ali, de joelhos, achamos forças para nos levantarmos novamente. E ao nos levantarmos novamente, aprendemos a lição da fé, a verdade do triunfo”.

JESUS abre a boca e libera uma palavra de vida. ELE reduz a morte a um simples sono. (Para que tanto desespero, ela esta penas dormindo…). A menina não estava morta, era assim que JESUS via.
O v. 53 diz que ao ouvir isso as pessoas riram de JESUS. “Com é que Jesus pode dizer que a menina esta apenas dormindo? Será que ELE não vê que a menina esta gelada, inerte, dura, sem vida? Será que Ele não percebe que a menina morreu?”

JESUS, entretanto, não dá a mínima atenção para o que eles estão falando. Porque seus olhos estão vendo a glória de DEUS que estaria prestes a se manifestar. Então ELE libera uma palavra…

JESUS abre o que tem de mais poderoso: Ele abre a boca (Até porque foi através dela que ELE criou todas as coisas, inclusive eu e você)… e através da boca ELE declara o que ELE estava vendo no Reino do Espírito.

Ou seja, com os olhos espirituais ELE vê a ressurreição da menina, e agora, com a boca ELE determina que ela não esta morta. E em seguida, pronuncia mais uma palavra de poder: “Menina, levante-se!”.

Trazendo isso para novas vidas hoje significa dizer que estamos vendo hoje muitas Igrejas que falam mais no DIABO do que em JESUS. Igrejas que atribuem ao príncipe das trevas quase tudo o que mal acontece.

Há pessoas que vêem demônios em cada esquina, em cada canto da casa. Uma dor de cabeça que pode ser resolvida com uma aspirina, é atribuída à ação do diabo. O pneu de um carro que fura o transito, é obra do diabo. Às vezes da pena do Diabo: tudo é culpa dele…

-E assim superestimam o Satã, temem o Coisa Ruim, e fazem o seu jogo tornando-se inocentes úteis em suas mãos.

-A PALAVRA DE DEUS está nos dizendo que não recebemos um espírito de covardia, de medo. A PALAVRA DE DEUS em lugar nenhum nos manda ter medo do diabo, muito pelo contrário, ela nos manda resistir a ele, e ele fugirá de nós!

Seja, portanto a sua palavra (a sua profecia) sem hesitação: “Eu não vou temer, eu creio somente”. “O Senhor haverá de me abençoar”.
Até porque a PROFECIA de alguns tem sido: “Eu não vou conseguir isso. É tão difícil. Estamos numa crise tão grande…” A bíblia diz que DEUS o ama e quer o seu crescimento, e esse amor de Deus lança fora todo o medo. – 2 Crônicas 3:17 diz: “Onde esta o espírito do Senhor, ali há liberdade”.

Lembra-se da oração de JABEZ? “Abençoes a minha vida. Alargue as minhas fronteiras. Tua mão seja comigo e me livre de todo mal”.

Portanto, quando você abrir sua boca para profetizar, saiba que a semente lançada vai germinar e vai trazer uma grande colheita. A Bíblia diz que “Tudo que o homem semear isto também ceifará”. ….. Por isso, profetize sempre a vida e não morte!

3a. Sugestão: FAZER ACONTECER COM SUAS MÃOS. O v. 55 diz assim: “O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. Então JESUS lhes ordenou que lhe dessem de comer”.

Dê de comer à menina… Isso é tremendo! Ora, por que se preocupar com um detalhe destes agora?… poderia pensar alguém. É claro que ela iria comer! … assim que terminasse toda aquela confusão…

Neste detalhe, outra vez, ninguém percebia que JESUS estava novamente vendo o que era encoberto aos olhos da multidão.

Sempre que passamos por situações difíceis e vemos DEUS fazer um milagre, temos a tendência humana de parar naquela situação e ficar imaginando: “Já pensou se realmente ela tivesse morrido?” … que tristeza ia ser… como é que os parentes iriam reagir?”

JESUS queria cortar imediatamente essa tendência humana e por isso ele ordenou que a garota fosse alimentada. Ou seja: “Comece uma nova vida, porque a morte não aconteceu. E se não aconteceu não insista em levar o caixão de defunto à tiracolo…”

Minhas mãos podem determinar coisas tremendas em minha própria vida. Por isso não vou esperar pela mão do vizinho, pela mão do irmão, pela mão do parente. – “O que é que você tem em suas mãos Moisés? Uma vara Senhor! Então é por ai que você vai começar…”
Faça acontecer com as suas mãos. Comece uma nova vida. Tome a iniciativa de resoluções que precisam ser resolvidas…

CONCLUSÃO:

Eu quero concluir minha palavra dizendo que quando JESUS olha para você ELE não vê a morte, mas ELE vê vida! Por isso esse é um tempo para você se levantar, fazer um compromisso com DEUS e mudar sua visão espiritual da morte para a vida.

Abra a sua boca para a vida. Use as suas mãos para se levantar da morte. Encha os seus olhos com a mesma visão de JESUS. Veja além dos seus problemas, veja além das suas aflições, veja alem da sua luta, veja além das circunstancias…

Ao abrir seus olhos espirituais JESUS esta sempre dizendo a você: “NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE!”.

Diga ao Senhor esta noite: SENHOR eu não quero mais ser o mesmo. Eu quero fechar a porta do meu passado e pedir ao Senhor que me de uma nova visão espiritual. Ajude-me a abrir a boca e usar as minhas mãos para me levantar da morte. Encha-me com o fogo do teu Espírito. Inunda o meu coração com uma nova visão espiritual que procede do seu trono.”

Cântico: “Eu jamais serei o mesmo”.

www.ilustrar.com.br

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS