O Jovem que Deus Usa

É interessante observar a vida dos homens que Deus usou, no passado. Na maioria das vezes Deus escolheu pessoas jovens para cumprir seus planos na terra. Foi assim com Josué, Davi, Salomão, Elias, Eliseu, Joás (6 anos de idade), Ezequias, Josias (8 anos de idade), Daniel, Jesus Cristo (30 anos). Esses homens, e outros mais, foram chamados por Deus quando ainda eram jovens. Deus os escolheu e os usou com grande poder durante muitos anos de suas vidas.

1. O jovem que Deus usa é alguém que tem, antes de qualquer coisa, uma experiência particular com Deus.

– Essa pessoa busca ter um relacionamento de amor com Deus, desenvolvendo uma amizade sincera com ele. Davi é um jovem que podemos ter como referência, nesse aspecto. Autor de muitos salmos do povo de Israel, Davi expressa: “alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus” (Sl. 20.7).
– Em outro momento, lemos: “O Senhor Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles” (Sl. 25.14). E no Salmo 27.4, observamos o desejo ardente de Davi em estar na presença de Deus: “A Deus, o Senhor, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação.”
– Esses e muitos outros salmos expressam o modo prático com que Davi expressava seu relacionamento íntimo e pessoal com o Senhor Deus, e o quanto ele desejava estar na presença desse tão importante amigo.

2. O jovem que Deus usa é alguém esforçado.

– Davi, quando foi procurado por Samuel para ser ungido rei de Israel, foi encontrado no pasto, tomando conta das ovelhas de seu pai. Davi era alguém que já tinha responsabilidades, e se dedicava ao trabalho (I Samuel 16.11). Deus não escolhe pessoas acomodadas e à toa.
– Deus conta com jovens que se esforçam e batalham para conquistar seus objetivos na vida. Assim, Ele alinha os objetivos pessoais dos indivíduos aos seus objetivos eternos.

3. Deus também escolhe jovens que são corajosos, pois no Reino de Deus somos constantemente desafiados a transpormos os muros que se apresentam diante de nós.

– Para isso é preciso ter coragem. Ao falar sobre coragem, lembramos de Josué, ajudante de Moisés. Josué assumiu a liderança do povo de Israel com, aproximadamente, 40 anos. No entanto, seu treinamento começou muitos anos antes. Josué foi convidado a espionar a Terra Prometida ainda na sua adolescência (ver Números 14:6-9).
– Para ir à terra de Canaã ele precisou de muita coragem, pois era um lugar onde havia gigantes. Vale lembrar que Josué foi, ao lado de Calebe, os únicos que se mantiveram encorajados a invadir a Terra Prometida por Deus. Os demais espiões se acovardaram e disseminaram o medo a todo o povo, colocando-o contra Josué e Calebe, e, ainda pior, contra o Senhor Deus. O jovem corajoso não se intimida frente as barreiras e limites! – Ele está mais disposto a enfrentar os gigantes, pois não fica com a atenção focada nas dificuldades, mas no desafio já vencido.
– Outro exemplo de coragem é Davi. Ele era o mais novo dos oito filhos de Jessé. Seus três irmãos mais velhos estavam no campo de batalha contra os filisteus, lutando ao lado do rei Saul, de Israel. Davi, jovenzinho, continuava cuidando do rebanho de seu pai. Certo dia, foi levar comida para seus irmãos no campo de batalha e viu a afronta que Golias, do exército filisteu, fazia ao povo de Israel, desafiando o exército do Deus vivo. Davi, com toda sua coragem jovial, não se conteve e falou com Saul: “Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lugar contra ele” (I Samuel 17.32). Todos conhecemos o desfecho dessa história. Davi atacou Golias e o matou com apenas uma pedra (v.51). Percebe como é importante ter coragem para Deus? A coragem anda lado a lado com a fé no Deus Todo-Poderoso e com essa fé e coragem, Deus usa os jovens, pois eles são corajosos! Pelo menos, espera-se que seja!

Conclusão
Você, jovem e adolescente, é alguém que tem sido usado por Deus? Sua vida tem tido alguma utilidade nas mãos de Deus? Pense sobre isso, pois Deus usa pessoas que são seus amigos, esforçados e corajosos.

Pr. Andrielly Pevidor Thompson

Compartilhe a BençãoEmail this to someoneShare on Google+Print this pageTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn

Comentários

comments

Contribua com sua opinião