O oleiro não desiste de nós

Existem alguns princípios nesse texto que irão nos fazer crescer e nos aproximar mais de Deus. À medida que iremos relatar esses princípios nós iremos perceber que todo desejo de Deus é nos aproximar mais dele, isso porque esses texto fala da graça de Deus, fala da misericórdia de Deus para com o seu povo , para com a casa de Israel (mais especificamente nesse texto em Jeremias) , e para conosco. Um Deus que se apresenta como um Deus restaurador, Deus que nos ama, Deus do perdão, um Deus que veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Mas existem alguns princípios para participarmos dessa graça de Deus.

Texto: Jeremias 18. 1- 6

1) Disponha-se sempre a descer
” … e desce à casa do oleiro.. ” e ” … E desci à casa do oleiro …”
A palavra de Deus é clara quando diz em Filipenses 2.3:
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. ”
É aquela filosofia de Jesus que diz o apóstolo João em João 3:30 (Jesus não era filósofo)
“É necessário que ele cresça e que eu diminua.”
Precisamos reconhecer do sustento diário, no fortalecimento diário e da misericórdia e da graça de Deus.

2) Não se esqueça: você é de barro, você é quebrável.
Mesmo que você seja espiritual, mesmo que você tenha uma vida de oração, uma vida intensa de comunhão com Deus, mesmo que você esteja envolvido na obra do Senhor não se esqueça: você é de barro. Não somos melhores do que ninguém, não devemos iludirmos com relação a nós mesmo. Jesus tentou mostrar isso para Pedro.
Mateus 26:34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Jesus tentou mostrar a Pedro de alguma forma que ele era de barro, era quebrável. No versículo seguinte Pedro contestou. Considerou-se superior, deixando de reconhecer que era de barro.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Você conhece o final da história.
Mateus 26:75 E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
Alguém disse que quando Satanás não nos pega no fracasso, nos pega no sucesso.

3) É possível você quebrar, mesmo estando nas mãos de Deus.
Não é muito fácil a gente aceitar isso, não é preciso ser um profeta, para afirmar que hoje nesta manhã de Ceia , possamos ter aqui uma pessoa que NUNCA se quebrou em qualquer área de sua vida.
você quebrou financeiramente. É dizimista, mas quebrou !
– você é um Jó da vida que é integro , reto , temente a Deus , se desvia do mal e perdeu tudo ! Porque de alguma forma mesmo estando nas mãos de Deus você pode perder financeiramente porque Deus quer ter certeza absoluta e plena que a sua segurança não está no dinheiro, não está naquela poupança, na conta corrente, que a sua segurança está em Deus.
Jó 1:21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

Precisamos entender que sempre há um propósito maior. Embora haja algumas situações que são mistérios de Deus, sempre há um propósito.
Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Uma coisa é certa, irmão, é bem melhor quebrar na mão do oleiro que ele restaura do que ficar inteiro na mão do diabo e ser destruído.

4) O obra que Deus tem a fazer em mim é muito maior do que Ele tem a fazer através de mim.
As vezes entramos numa corrida desenfreada mas esquecemos que o projeto maior Ele irá fazer em nosso coração. E Deus ainda não terminou essa obra.
Filipenses 1:6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
O seu projeto maior é trabalhar em nós. Nosso maior ministério não é na horizontal, é na vertical, trabalhando em nós mesmos. Logicamente devemos trabalhar para o Senhor, mas entender que o projeto maior é o nosso coração.
Quando você chega para o Pastor e fala: ” agora eu sou obreiro ” Glorias a Deus ! Você foi despertado a isso, para servir ao Senhor, para nos ajudar, a dar mais ordem à casa do Senhor. Como isso tem melhorado as nossa reuniões ! Deus está fazendo uma obra através de nós; mas em nós sua obra é muito maior ! Como pastor ? Deus está trabalhando em nós a questão da paciência.

5) Deus não desiste de nós.
Eu li um livro há muito tempo atrás em que o autor fala “Deus não tem cestas de lixo”

Às vezes no olhar podemos falar mais do que com palavras:

Lucas 22:61 E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.

Alguns pregadores afirmam que esse olhar de Jesus foi um olhar de censura. Eu prefiro entender diferente. Prefiro entender que esse olhar dizia o seguinte: “Pedro, você simplesmente esqueceu que é feito de barro “. Para mim o olhar de Jesus para Pedro dizia : “Pedro eu tenho algo muito maior para fazer em você. ” . E poderia significar o seguinte: “Pedro eu estou indo a cruz restaurar a sua vida. Pedro, não desisti de você.”

O trabalho de Deus é restaurar o vaso quebrado. Sabe qual é o seu trabalho ? Ter coragem de admitir para Deus que você está quebrado.

Deus não desiste de nós !

Autor: João Batista dos Santos Araujo

Compartilhe a BençãoEmail this to someoneShare on Google+Print this pageTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn

Comentários

comments

Contribua com sua opinião