O que fazer quando nossa paz está ameaçada?

Neste sermão vamos aprender sobre o que fazer quando nossa paz está ameaçada?

Texto: II Crônicas 20:1-2

Ao ter a sua paz ameaçada…

1. Identifique o inimigo que luta contra você

“Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá.” (2º Crônicas 20.1)

O apóstolo Paulo havia identificou o inimigo que ameaçava sua paz:

“Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.” (Romanos 7.18-20)

Ao ter a sua paz ameaçada…

2. Fale com Deus sobre isso

“Alarmado, Josafá decidiu consultar o SENHOR e proclamou um jejum em todo o reino de Judá. Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do SENHOR. […] Então Josafá levantou-se […] e orou: SENHOR, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu dominas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti. […] Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja a peste, seja a fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás. […] Mas agora, aí estão amonitas, moabitas e habitantes dos montes de Seir. […] Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti.” (2º Crônicas 20.3-12)

Não importa quem ou o quê está ameaçando a sua paz, fale com Deus sobre isso! A Bíblia diz:

“Recorram ao Senhor e ao seu poder, busquem sempre a sua presença.” (Salmo 105.4)

“Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.” (Salmos 34.17)

“Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.” (Salmos 10.17)

“Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu.” (Jonas 2.2)

Ao ter a sua paz ameaçada…

3. Admita que você está sem forças para lutar

“Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti.” (2º Crônicas 20.12)

“Tentar ser Deus irá esgotá-lo rapidamente.”

Jesus disse aos seus discípulos:

“… porque sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.5)

Ao ter a sua paz ameaçada…

4. Descanse com fé na direção de Deus

“Assim lhes diz o SENHOR: Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.” (2º Crônicas 20.15)

Ao ter a sua paz ameaçada…

5. Tome a sua posição na batalha

“Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês.” (2º Crônicas 20.17)

Ao invés de fugir dos seus inimigos, Josafá tomou a sua posição na batalha, levou o povo a adorar e louvar ao Senhor, e o resultado dessas atitudes não poderia ser diferente:

“Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o SENHOR preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir, que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados. […] Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruí-los e aniquilá-los. Depois de massacrarem os homens de Seir, destruíram-se uns aos outros. […] Quando os homens de Judá foram para o lugar de onde se avista o deserto e olharam para o imenso exército, viram somente cadáveres no chão; ninguém havia escapado.” (2º Crônicas 20.22-24)

Conclusão:

Ao ter a sua paz ameaçada…
1. IDENTIFIQUE o INIMIGO que luta contra você;
2. FALE com DEUS sobre isso
3. ADMITA que você está sem FORÇAS para lutar
4. DESCANSE com FÉ na DIREÇÃO de Deus
5. TOME a sua POSIÇÃO na BATALHA

Autor: Pr. Marcelo Coelho Fernandes

Visite: www.ejesus.com.br

Comentários

comments

Sobre Antonio C. Barro

É professor da Faculdade Teológica Sul-Americana, em Londrina. Formado em teologia, com mestrado e doutorado pelo Fuller Theological Seminary, nos Estados Unidos. É o criador e editor do blog cristão: www.coisado.com.br

Contribua com sua opinião