Sopro do Espírito

Sabe uma daquelas semanas em que um “caminhão” de compromissos é jogado sobre a gente e ficamos igual a uma salsicha de cachorro quente? … espremido por todos os lados e ainda levando algumas mordidas…

Normalmente começo a preparar meu sermão de domingo na segunda feira seguinte, ou seja, amanhã já começo a preparar o sermão do próximo domingo… E esta semana deu tudo errado.

Confesso aos irmãos que na noite de ontem ainda não tinha conseguido uma luz de orientação sobre este momento. Mas DEUS é fiel. Você que não estava ontem à noite aqui deixou de ser tremendamente abençoado com as músicas inspirativas do irmão Hilquias.

Nas breves palavras que o Hilquias disse ontem aqui, uma frase me marcou profundamente. Ele falava sobre o poder da cura e que usa agora o sopro do seu fôlego para abençoar vidas… De ontem para cá esta palavra não saiu mais da minha mente: “O sopro que abençoa”. A partir daí pude sentir a resposta de Deus para minha agonia sermonística…. “O SOPRO DO ESPÍRITO”.

Abra sua bíblia comigo em JOÃO 3:8

A Bíblia Viva traz a seguinte tradução para este versículo: “Assim como você pode ouvir o vento, mas não pode dizer de onde ele vem ou para onde vai depois, assim é com o Espírito”.

O capítulo 3 do Evangelho de João introduz o grande tema do Novo Nascimento se tornando uma das mais ricas e importantes partes da Bíblia. – O contexto do versículo 3 se dá quando Jesus esta sendo entrevistado por uma alta autoridade judaica, cujo homem se chamava Nicodemos e era líder dos Judeus e um dos membros do Sinédrio, o mais alto tribunal eclesiástico civil de Israel.

Neste diálogo, no versículo 7 JESUS convida NICODEMOS a refletir sobre a necessidade de um Novo Nascimento: “Necessário vos é nascer de novo”, diz Jesus.

E a partir daí JESUS traz o texto do versículo 8: ““Assim como você pode ouvir o vento, mas não pode dizer de onde ele vem ou para onde vai depois, assim é com o Espírito”.

Teólogos como Orígenes e Agostinho, que são seguidos por outros estudiosos modernos, afirmam que a palavra grega aqui traduzida por vento, seja uma referencia ao Espírito Santo, posto que o mesmo vocábulo grego significa VENTO e ESPÍRITO.

O vento sopra. Não podemos vê-lo. Vem de algum lugar, embora não saibamos de onde e, vai para um lugar qualquer, embora também não saibamos para onde. E Jesus finaliza: “Assim é com o Espírito”.

OU seja, o Espírito Santo paira sobre o globo terrestre, afeta as vidas dos seres humanos de maneiras misteriosas. Conduz estas pessoas ao conhecimento de JESUS regenerando-as e, finalmente, instila neles a própria natureza de DEUS.

Era isso que JESUS estava falando para NICODEMOS com relação ao NOVO NASCIMENTO. Ou seja, trata-se de um processo misterioso e místico, perfeitamente real, embora contenha elementos que para nós são desconhecidos e continuam sem definição.

Supõe alguns estudiosos que provavelmente enquanto JESUS conversava com NICODEMOS sobre essas questões, o vento noturno soprou mansamente pelas ruas estreitas do lugarejo, e sua presença refrescante pode ter sugerido a ilustração usada por JESUS e, convenhamos, ….. uma ilustração simbólica muito apropriada para representar as operações do Espírito Santo.

Quinta Feira passada passava pelo trevo da Rondon com a Elieser Magalhães e pude observar que alguns garotos estavam soltando pipa naquele local. Aliás a impressão que dá é que o tempo das pipas estão voltando. Alguns dias atrás a Folha da Região trouxe reportagem de centenas de pipas apreendidas pela polícia e que estavam causando alguns acidentes, principalmente com o CEROL..

Mas naquela 5a. Feira quando passava pelo trevo não havia vento naquele momento e aqueles garotos corriam e gritavam como se pudessem de alguma maneira dar uma forcinha para o vento vir. A impressão que dava é que eles pareciam estar chamando o vento…

E você pode imaginar a felicidade do garoto quando o vento chega e faz subir sua pipa???

Nesta noite eu quero dizer aos irmãos que sem o vento do Espírito Santo sobre nós, que sem o vento do Espírito Santo sobre a Igreja, nós não temos como subir… não há como a Igreja subir e alcançar os propósitos eternos de Deus sem o mover sobrenatural do Espírito Santo!

O meu desejo esta noite e convocar os irmãos para que juntos possamos fazer como aqueles garotos fizeram na sua inocência: chamar o vento do Espírito sobre a Igreja, em nome de Jesus!

“Vem e sopra sobre nós teu sopro. Sopra sobre nós que estamos reunidos neste ajuntamento. Sopra e honra e santifica a tua Igreja que é teu povo”.

Duas verdades centrais neste versículo que precisa ser gravado na sua mente e no seu coração:

Primeira Verdade: O ESPÍRITO SANTO É LIVRE.

“O vento sopra aonde quer, assim é com o Espírito”. JESUS estava falando da ação, do mover, da manifestação do Espírito Santo, ou seja, a maneira do Espírito Santo agir é como o vento: ELE sopra onde quer!

A lição é esta: não há nada que você possa fazer a respeito do vento. Não há como proibir. Não há como decretar uma lei proibindo o vento de soprar. Não há autoridade que diga: “Aqui o vento não sopra”, porque o vento sopra aonde quer soprar!

O PAPA não pode impedir do vento soprar na Igreja Católica. A CONVENÇÃO BATISTA não pode impedir do vento soprar sobre a Igreja. OS TEÓLOGOS podem escrever livros negando o mover do Espírito Santo, mas o Espírito é livre. O Espírito sopra onde quer … e muito freqüentemente ELE sopra onde a gente não quer!!!

Se você ler o livro de ATOS verá esta verdade cristalina: O ESPÍRITO SANTO É LIVRE. ELE fez e continua fazendo com que pessoas simples, pessoas desconhecidas, homens iletrados, homens cultos, pessoas de toda a camada social…. se tornassem ilustres embaixadores do Rei Jesus sobre a terra.

Quando lemos o Capítulo 8, versículo primeiro do livro de ATOS observamos que esta liberdade do Espírito Santo é freqüentemente manifestada por meios estranhos. Diz assim o texto: “…naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a Igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria”

OU seja JESUS havia comissionado a Igreja a pregar ao mundo inteiro: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. … contudo esta Igreja estava acomodada em seu lugar, estava esquecida de alcançar os perdidos…

Então o Espírito Santo faz acontecer uma perseguição cair forte sobre a Igreja que em conseqüência disso se espalhou por toda a região. Você pode imaginar um plano mais estranho do que este? Eu penso que jamais iríamos pensar em perseguição como algo útil à vida da Igreja..

Mas a perseguição do ponto de vista divino faz bem, a perseguição quando do Espírito ela aduba, irriga, fertiliza e prepara a Igreja para o seu trabalho, porque o Espírito Santo é livre para soprar onde quer soprar…

Diz o capítulo 9:1-2 que “Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao Sumo Sacerdote pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém”.

E eu lhe pergunto: Qual a Junta Missionária que teria imaginado transformar SAULO DE TARSO em um missionário para pregar o Evangelho de Jesus? Com certeza a Igreja não deixaria…

E todos nós sabemos a grande obra que PAULO fez para DEUS. Moral da história: O Espírito Santo é livre. ELE sopra onde a Igreja não da permissão para ELE soprar. Freqüentemente o povo diz não, e DEUS DIZ SIM!!! Muitas vezes a Igreja diz para DEUS desta ou daquela forma, e DEUS AGE DE TODAS AS FORMAS….

Segunda Verdade: O ESPÍRITO SANTO É MISTERIOSO.

“…você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai”. A gente pode dizer que o crescimento da Igreja virá através dos jovens, e DEUS começa esse crescimento usando os irmãos da terceira idade.

Podemos achar que através do grupo de louvor virá o despertamento espiritual, e o despertamento começa através dos pequenos grupos… Imaginamos que a Igreja atingirá sua missão através dos Eventos da Casa do Julgamento, Encontro de Casais, Eventos Facilitadores… e a Igreja começa a atingir sua missão através vidas consagradas que estão nas reuniões de Orações intercedendo pela Igreja…

“…Ninguém sabe de onde vem”. VEM DO ESPÍRITO e é só isso que podemos saber! … de onde vem e para onde vai nós não sabemos, por isso nosso coração precisa estar aberto para todas as possibilidades.

E isso é importante, porque freqüentemente julgamos as pessoas. Algumas chamamos de pessoas abençoadas… outros chamamos de “Curva do Rio” ou seja, só enrosco, problemas e dificuldades. O que a Palavra diz ao nosso coração esta noite é que DEUS LEVANTA AQUELES QUE NÓS JAMAIS PENSARÍAMOS EM LEVANTAR!

O Espírito Santo é misterioso! Abra sua bíblia comigo em ATOS 8:5-8 ….. agora vá ao versículo 26ü

Você percebe que Filipe estava pregando o Evangelho em Samaria, estava numa campanha evangelistica em que milhares de pessoas estavam sendo salvas e curadas. Mas de repente, diz o v. 26, que um Anjo do Senhor apareceu e disse: “Largue esta multidão e vá para uma estrada deserta..”

Isso é uma coisa absolutamente absurda dentro do nosso conceito humano. Ninguém de bom senso deixa uma multidão por um deserto, uma cruzada evangelistica por uma estrada empoeirada…

Mas Felipe foi. Ele não sabia de onde vinha e para onde ia o Vento do Espírito, mas ele foi obediente e foi. E a partir do v. 30 o texto diz que ele encontrou um homem que era oficial importante da Rainha dos Etíopes, pregou o evangelho para ele …. e o evangelho viajou no coração daquele homem para um lugar mais distante, num impacto que Felipe, sozinho, jamais poderia conseguir.

Conclusão:

O ESPÍRITO SANTO É MISTERIOSO. DEUS QUER FLUIR ESTE MISTÉRIO SOBRE NÓS. Deus quer soprar o vento do seu Espírito sobre nós. Por isso se você se permitir ser usado pelo Espírito Santo você vai ser conduzido por territórios nunca antes explorados.

Eu quero terminar minha palavra esta noite como comecei: com aqueles meninos soltando pipas – chamando o vento…. Eu desafio você esta noite a pedir o sopro do Espírito sobre sua vida. Pedir o sopro do Espírito sobre a vida da nossa Igreja.

“Espírito Santo sopra sobre nós teu sopro. Sopra sobre nós que estamos reunidos neste ajuntamento. Venha honrar e santificar a tua Igreja que é teu povo. Ministra a cura, a libertação, o avivamento, o compromisso, o envolvimento… Faz teu rio de paz correr no nosso meio. Realiza de novo ESPÍRITO SANTO, as mesmas obras que fizestes no decorrer da história, faz isso em nossa época, em nosso tempo, usa as nossa vidas para isso…”

Ely X. de Barros

Compartilhe a BençãoEmail this to someoneShare on Google+Print this pageTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on LinkedIn

Comentários

comments

Contribua com sua opinião