Vidas frutíferas no Espírito

Estamos no mês de maio falando sobre o Espírito Santo. Vimos sobre o Poder para Servir (Estevão), depois vimos sobre Famílias cheias de Deus (Espírito) em Efésios 5.18, e hoje falaremos sobre o fruto do Espírito Santo.
– Grande ênfase é dada nos dias de hoje, nas igrejas, a respeito dos dons do Espírito Santo. E concordamos que este tema é de fundamental importância para a vida cristã, conforme o apóstolo Paulo nos exorta em 1 Coríntios 12.1 “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”. Mas, entendemos que juntamente com os dons precisamos olhar para o que deva ser o resultado primeiro da ação do Espírito Santo em nossas vidas, o fruto. Em Gálatas 5. 22-23 encontramos a descrição precisa do fruto do Espírito que é o amor e suas ramificações, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
– Porque precisamos do fruto? Mateus 12.33 “Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore”. Este é o sinal de espiritualidade na vida do cristão.

Gálatas-5.22:23

Ler ainda João 15. 1-17
– Para termos uma vida frutífera no Espírito devemos:

1) Permanecer ligados à Cristo
– Precisamos aprender com a criação de Deus. Deus tem uma lógica, e nos ensina através das coisas mais simples. Quando olhamos para uma árvore, não vemos nenhum esforço dos ramos para produzir frutos. O que os ramos precisam é de estar ligados à arvore.
– Jesus usa da figura do agricultor, da videira e dos ramos para nos ensinar sobre a vida cristã e seu fruto que é o amor.
– Ele começa dizendo que os ramos que estão Nele e não dão fruto, ele corta (vs. 2) e aquele que não permanecer Nele será lançado fora (vs. 6) e no fogo.
– Jesus nos ensina que o ramo não pode produzir fruto em si mesmo (vs. 4). Isto deve aquietar nosso coração. Muitos cristãos tem se esforçado para serem mais amorosos, mais pacientes, mais pacíficos etc., mas apenas se esforçado, e muitas vezes têm se frustrado. Jesus nos diz que em nós não há capacidade nenhuma de darmos frutos bons.
– Jeremias 17.9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá”?
– Nosso papel é permanecer (11 vezes) em Cristo. Como permanecemos? Através da oração, experiência com a Palavra, comunhão com irmãos em Cristo, guardando os Seus mandamentos (vs. 10). Precisamos deixar de só irmos à Cristo nas necessidades, mas também na adoração e com fidelidade.
– Quando permanecemos na videira (Cristo) somos alimentados pela seiva (Espírito Santo) e os frutos começam a ser produzidos em nós.
– Sem a graça e ação de Cristo em nós, nada podemos fazer (vs. 5).
– Vamos nos assustar com as mudanças em nós mesmos. É obra do Espírito Santo.

2) Permitir ser limpos por Deus
– Em primeiro lugar devemos permanecer em Cristo. Mas mesmo quando permanecemos não estamos livres de surgirem em nós os ladrões da seiva.
– Árvores com muitos brotos e ramos têm a seiva roubada da ponta. Deus que é o agricultor sabe disto. Quais são os ramos que estão roubando a seiva de nossas vidas? Por isso Deus, mesmo vendo que damos fruto, nos limpa (vs. 2), para que sejamos mais produtivos.
– Algumas pessoas nos dizem “Não entendo, estou na igreja, servindo a Deus, envolvido em ministério, dando frutos, Deus tem mudado minha vida, mas ainda tenho lutas”. É Deus limpando, podando, tratando.
– O que em nossa vida tem roubado o fluir do Espírito Santo para que possamos ser mais frutíferos? Precisamos nos entregar à poda de Deus.
– São as obras da carne, são os vícios, os maus comportamentos, a falta de interesse pelas coisas de Deus, o não levar Deus a sério. Mas existem alguns “brotos” que parecem que vão dar frutos. Confiança nas boas obras, orgulho, falta de humildade. Só roubam a seiva, e destroem os frutos.
– Limpeza ou poda de Deus fala de santidade. Somente uma vida limpa, santificada por Deus será muito produtiva no Reino de Deus. Precisamos pedir para Deus e permitir que sejamos limpos por Ele. Lev. 20.8 “Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR, que vos santifico”. 26 “Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus”.
– Uma vida frutífera no Espírito é uma vida que vive em santidade.

3) Participar da missão do Reino
– Devemos em primeiro lugar permanecer em Cristo, em segundo lugar permitir ser limpos por Cristo. Agora devemos entender que o permanecer e o santificar vai gerar em nós frutos com o propósito de sermos agentes do Reino nesta terra.
– Quando cumprimos isto, Deus é glorificado (vs. 8) porque daremos muitos frutos. Fomos escolhidos para esta obra (vs. 16), nossa missão é irmos (Mt. 28.19), darmos frutos e que estes frutos permaneçam.
– Vemos aqui dois tipos de frutos, o fruto do Espírito em nós (caráter), e o fruto de nossa missão, vidas ganhas para Jesus. Através do amor, contaminaremos o mundo à nossa volta. João 13.35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. Vamos impactar a nossa sociedade pelo que somos e não apenas pelo que fazemos. É caráter mais testemunho, e os sinais seguirão os que crêem (Mc. 16.19).
– Não é necessário apenas que os frutos sejam gerados, mas que eles permaneçam (discipulado). Falta de discipulado é falta de amor. Precisamos refletir nesta hora: Somos um povo que se importa?Precisamos voltar ao início (Ap. 2.4-5), e estarmos apaixonados pelos perdidos.
– Deus vai nos dar vidas frutíferas quando nos dispusermos a participar de sua missão integralmente.

Conclusão
– Vimos que devemos em primeiro lugar permanecer em Cristo, em segundo lugar permitir ser limpos por Cristo e ainda participar da missão do Reino.
– Uma boa notícia. Temos promessas lindas de Deus para aqueles que quiserem e se tornarem frutíferos pelo Espírito Santo.
– Não é pelo esforço, é pela graça e provisão de Deus. Pela graça fomos salvos e chamados à toda boa obra preparada para nós. (Efésios 2. 8-10)
– Vs. 7 e 16 – Pediremos o que quisermos, e nos será feito. Vs. 11 – nossa alegria será completa – vs. 15 – seremos chamados amigos
– As promessas são lindas, mas são para aqueles que permanecem e dão frutos. Que Deus nos ajude a sermos cristãos produtivos através do Espírito Santo.

Autor: Pedro Leal Junior

Comentários

comments

Contribua com sua opinião