A ressurreição

Em toda a história, nenhum fato se reveste de tanta importância e significado como a ressurreição de Jesus. Nenhum outro líder foi capaz de romper a barreira da morte, ressuscitando e permanecendo vivo para sempre. O cristianismo ergue a sua voz, em alto e bom som, para cantar (e gritar): “Aleluia, Cristo está Vivo !”
Nos túmulos de grandes líderes há o registro: “Aqui jaz os restos mortais de…”, identificando a localização do seus restos mortais. A respeito da sepultura de Jesus alguém já disse: “Não cresceu grama no túmulo de Jesus”. O seus restos mortais permaneceram muito pouco tempo sobre a pedra fria, pois no primeiro Domingo, ouviu-se a notícia: “Ele não está aqui, ressuscitou”.
Jesus sofreu, morreu, mas ressuscitou. Quando as mulheres foram ao sepulcro para embalsamar o túmulo de Jesus, encontraram um anjo sentado sobre a pedra do túmulo. Acompanhando o registro evangélico de Mateus, pode-se aprender algumas atitudes quanto ao Cristo vivo.


1ª ATITUDE: CRER QUE CRISTO ESTÁ VIVO


As mulheres procuram um Jesus morto, mas ouviram a notícia de que Ele está vivo. E o anjo acrescenta: “Na Galiléia o vereis. É como vos digo” (Mt 28.7). Então, quanto à ressurreição de Cristo, a primeira atitude é CRER. Não importa se alguém quer subornar os guardas (aliás, esse negócio de suborno ainda é muito antigo: subornaram Judas, os guardas e se dispõem a subornar outros). Então, pra começo de conversa o importante é crer que Jesus cumpriu o que havia prometido Ele está Vivo.
A cruz vazia é o símbolo do Cristianismo diferente do crucifixo que carrega a imagem de um Cristo morto, a cruz vazia comunica a mensagem eterna: “Ele não está aqui, Cristo ressuscitou”. A cada dia surgem pessoas que acreditam em vários absurdos (o adesivo no carro dizia: “Eu ceio em Duendes”). Os cristãos precisam erguer a voz e com atitude, dizer: “Eu creio que Jesus sta vivo”.


2ª ATITUDE: ANUNCIAR QUE CRISTO ESTÁ VIVO


Não basta acreditar. É preciso avisar os outros. O anjo recomenda as mulheres: “Ide pois, depressa, e dizei aos seus discípulos que Ele ressuscitou dos motos” Mt 28.7.
As mulheres obedecem ao anjo e saem apressadamente, compreendendo a urgência da noticia. Um misto de temor e alegria contagia as mulheres que passam a fazer a propaganda da novidade.
Muita gente ainda não sabe que Jesus já ressuscitou, porque os cristãos não estão divulgando corretamente a novidade da ressurreição. Há ocasiões em que não se fala da ressurreição; outras vezes fala-se, mas em “marcha lenta” e sem a alegria contagiante do primeiro Domingo da ressurreição. Na verdade, precisamos andar mais depressa no anuncio da mensagem transformadora do Cristo Vivo.
Enquanto damos passos lentos para anunciar a ressurreição, tem gente correndo para falar de encarnação, ocultismo, esoterismo, e outras deturpações que hoje influenciam muita gente.
Vamos correr atrás do tempo perdido e seguir o modelo de Maria Madalena e Maria ?


3ª ATITUDE: ADORAR AO CRISTO VIVO


Quando as mulheres e os discípulos viram o Cristo vivo, passaram a adora-lo (Mt 28.9 e 17). Quem se encontra com o Cristo vivo não consegue permanecer inerte. Daí, as atitudes registradas no texto que revelam humildade, reconhecimento, submissão… atitudes que acompanham os verdadeiros adoradores. O Cristo vivo merece um culto vivo.
Infelizmente, muitas celebridades da igreja, parecem celebrar a morte de Cristo. Graças a Deus porque Ele morreu. Mas, é possível erguer a voz para cantar, pois Ele está Vivo ! Os cultos da “paixão” podem ser substituídos pelos “cultos da ressurreição”. As nossas vidas também precisam ser e ter expressões alegres e humildes que comunicam a nossa fé no Cristo vivo. E por falar nisto, como tem sido a sua experiência de adoração: morta ou viva ? Não podemos nos orgulhar de nossa fé. Mas, podemos (e devemos) celebra-la. Afinal, Jesus sofreu, morreu, ressuscitou e está vivo.
Aleluia Cristo ressuscitou !


Perguntas para a Classe


1. É possível provar a ressurreição de Cristo ? Por que ?
2. Se Jesus é o único que morreu e ressuscitou, por que as pessoas preferem crer em “deuses mortos”?
3. Os guardas foram subornados para contar que o corpo de Jesus foi roubado enquanto eles dormiam. Como se defender desta versão que foi bastante divulgada ?

Comentários

comments

Contribua com sua opinião