A vida é fantástica!

Você tem se sentido feliz, participativo, relevante, produtivo, forte e livre? Vivemos numa sociedade persuasiva, comercializada, automatizada e viciada em drogas, enfim, um lugar onde muitas são as barreiras a serem superadas no dia-a-dia. No entanto, é possível viver bem em meio a essa realidade e ainda liderar outras pessoas a um futuro melhor.
Cada um de nós é responsável por alguma coisa que só nós devemos fazer. É uma oportunidade privilegiada que você tem para crescer tanto na vida profissional quanto na vida social. Para desenvolver a capacidade de liderança, você deve observar e praticar as seguintes Leis da liderança:

1-    Aprenda a entusiasmar-se com o seu trabalho.  Quando começamos uma nova atividade, por vezes ficamos olhando mais para o que os outros fazem do para o que nós temos feito. Temos a tendência de achar que o nosso trabalho é sempre o pior de todos, que trabalhamos muito, etc. Deixa eu lhe dizer um segredo: o trabalho, onde quer que esteja, implica em apenas uma coisa: detalhes, monotonia, preparativos, esforço e cansaço. Se eu não ficar entusiasmado com o que eu não gosto de realizar, eu não posso me entusiasmar muito com o que eu gosto de fazer. Lembre que a vida não é principalmente uma questão de realizar o que você gosta de fazer, é realizar o que você deve e precisa fazer! A coisa mais desafiadora que você vai encontrar na vida é aprender todos os dias a se entusiasmar com o trabalho que está executando.
2-    Usar ou Perder. Pare de culpar as outras pessoas pelas coisas que você ainda não conseguiu realizar na sua vida. Mude a situação. Você tem um estoque de qualidades que precisam ser usadas constantemente. Quer saber quais são elas? Compromisso total, sinceridade, lealdade e disciplina. Jamais diga “farei qualquer coisa, exceto….”. Não há outro meio de obter mais conhecimento, sinceridade, amizade, compromisso do que você precisa a não ser utilizando o que você possui.
3-    Produzir para a perfeição. Se você não está aprendendo a fazer alguma coisa hoje, não saberá muito acerca da perfeição amanhã. Quando você vê um grande cirurgião, arquiteto, músico, ator, etc. lembre-se que ele começou tropeçando, avançando passo-a-passo até conseguir dominar todas as situações próprias da sua atividade. Vá devagar, mas não pare!
4-    É dando que se recebe. Pessoas que dão para receber seria melhor que nada dessem. Se você está dando para receber, então não está dando e sim comercializando e, então, você muitas vezes será enganado. Liderança é aprender a dar, quer você recebe algo em troca ou não. Quanto mais você aprender a dar, mais você irá receber capacidade para dar. “Nenhuma pessoa jamais foi honrada pelo que recebeu. O honra tem sido a recompensa pelo que ela deu”
5-    Aproveite a Experiência. Deus lhe deu um chaveiro psicológico. E Ele lhe diz: “toda vez que você se expuser a uma situação nova, eu lhe darei outra chave de experiência para o seu chaveiro”. Com o passar dos anos você acumula muitas chaves que lhe permitem resolver com facilidade problemas. Só que não tem como pegar atalho. Por mais que você tenha sido o melhor aluno da turma, você vai ter que começar de baixo. Portando, enquanto você não chega no destino final aproveite a viagem!
6-    Planejamento Flexível. Nunca pense que o planejamento basta. O planejamento deve ser flexível. Algo pode dar errado, então tenha um plano alternativo. A marca de um homem ou uma mulher em processo de crescimento é o seu entendimento de que as coisas saem erradas para nos dar mais razão. Deus nunca derruba um homem com problemas, exceto para fazê-lo crescer. Faça das coisas que saem erradas parte do seu plano. Você estará muito à frente quando estiver aguardando que aconteça algo em seu caminho.
7-    Motivando a Motivar. Se você está aprendendo a ser motivado, finalmente se transformará em um motivador cheio de sucesso e será muito feliz nisso. Não existem barreiras que você não possa transpor se estiver aprendendo a ser motivado.

Novos caminhos se abrem à sua frente e cabe a você determinar qual rumo lhe levará ao melhor futuro. Procure estar atendo às coisas que estão à sua volta, procure nelas o melhor. Faça dos seus colegas amigos de verdade, pessoas com as quais você pode contar a qualquer hora, pessoas que te ajudarão e que também esperam a sua ajuda. Eu, tenho aprendido de Deus a cada dia e posso lhe garantir: realmente a vida é fantástica!

Baseado no livro A Vida é Fantástica, editora Vida, 1998 – Charlie Jones.
Elton Batista de Melo, é economista, consultor e Professor de Economia na UEL./FANORPI – Teólogo pela FTSA – Membro da igreja Batista Monte Sião – em Londrina PR

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião