A cobertura de Deus

INTRODUÇÃO:

1. Há duas coberturas na Bíblia: A “Cobertura de Deus”, e a “Cobertura de Satanás”. E seremos, ou cobertos por Deus, ou coberto por Satanás, dependendo da escolha que fazemos em nossas vidas.

2. Vamos falar sobre a “Cobertura de Deus”. Esta cobertura deve ser entendida no sentido de uma tenda sobre nós, algo nos cobrindo com proteção e influência.

3. A idéia de cobertura, aparece já no segundo versículo da Palavra de Deus, Gn 1.2, “O Espírito de Deus, pairava sobre…”. No texto lido, nós temos a idéia desta cobertura, quando Deus caminhava por cima do seu povo naquela nuvem no deserto. Em 1 Co 10.1-2, podemos entender melhor esta idéia de cobertura:

a. “Todos estiveram debaixo da nuvem…”. Estiveram debaixo do cuidado de Deus. Deus se importa conosco.

b. “Todos foram batizados na nuvem, com respeito a Moisés”. nuvem aqui é um símbolo do Espírito Santo no V.T.. A palavra “batizar”, significa imergir, revestir, cobrir. Os israelitas receberam este revestimento, esta cobertura, através da comunhão com Deus. Hoje, nós também, temos a cobertura através de Cristo, Gl 3.27.

4. De acordo com o texto lido, vamos observar: “As Características da Cobertura de Deus”:

I – A COBERTURA DE DEUS NOS DÁ PROTEÇÃO

1. O sol escaldante do deserto (quarenta graus centígrados), era um forte impecilho para a caminhada diurna. A nuvem trazia sombra, reduzindo a intensidade do calor. A noite ela iluminava o caminho para que a caminhada não fosse interrompida.

2. Esta cobertura de Deus, trazendo proteção é especificada através da instituição da Páscoa e a morte dos primogênitos no Egito, Êx 12:

a. Os israelitas deveriam procurar um cordeiro sem mancha, se defeito, para o matar e o seu sangue deveria ser aspergido nos umbrais e nas vergas das portas. Tal procedimento os livraria da morte anunciada pelo Senhor, Vs. 3, 5, 7, 12, 13.

b. O Vs. 23, parece indicar que quem iria matar os egípcios, não era Deus, mas sim “o Destruidor”, com a permissão de Deus. O “destruidor”, é o próprio Satanás, Ap 9.11.

c. O sangue, nos batentes da porta, simboliza a cobertura de Deus que os livraria da morte, Ap 5.9-10.

3. Assim, como os israelitas foram cobertos pelo sangue nos batentes das portas, assim também, como filhos de Deus, somos cobertos pelo sangue de seu Filho Amado, o Cordeiro de Deus, e consequentemente, fomos libertos da morte eterna.

II – A COBERTURA DE DEUS NOS OFERECE DIREÇÃO

1. A nuvem ia adiante deles, para os guiar pelo caminho, Vs. 21.

2. Nm 9.15sess. Eles permaneciam sob a nuvem em todos os momentos e circunstâncias. Nada deveria levá-los a sair para fora da proteção da Nuvem. Muitas vezes nós saímos desta proteção de Deus e amargamos sérias derrotas.

3. Deus é nosso Guia, Is 48.17. O caminho que devemos andar deve ser mostrado por Deus. Ser guiado por Deus, é trilhar o caminho da obediência. A desobediência, é desastrosa para nós, Is 48.18-19.

4. Devemos estar sob a direção de Deus em toda nossa maneira de viver.

III – A COBERTURA DE DEUS NOS GARANTE VIDA

1 Êx 16. A vida no deserto seria impossível. Onde conseguir alimentos, água, suprimentos, para 600.000 mil pessoas, sem contar mulheres e crianças?, Êx 12.37. Tudo indicava que eles iriam morrer no deserto de fome e sede:

a. Tal preocupação, os levaram a murmurar contra Moisés e contra Arão, Êx 16.2-3. Deus ouviu a murmuração de seu povo, Êx 16.9-10.

b. Êx 16.11-14. Deus derrama alimentos sobre o povo (carne e maná). O maná seria o alimento que jamais faltaria durante toda a caminhada e peregrinação pelo deserto por cerca de quarenta anos.

2. Esta idéia é mostrada em Gn 1.2.

3. Cristo simbolizou o Maná, quando falou de si mesmo como sendo o “Pão da Vida”, o “Pão do Céu”, Jo 6.48-51, 52. Houve por parte de muitos seguidores de Cristo, uma incompreensão da mensagem pregada, o que os escandalizou, Jo 6.53-58. Porém, mais à frente, Cristo explicou o queria dizer, Jo 6.60-63.

4. Pela cobertura de Cristo, recebemos do “Pão da Vida”, e nos alimentamos espiritualmente, recebendo cada dia a vida de Deus em nós.

CONCLUSÃO:

1. Devemos nos manter debaixo da cobertura de Deus, pois assim Satanás, não nos toca. Teremos proteção, direção e vida.

2. Não Crente: Deus deseja te dar cobertura hoje. Basta você estar disposto a tornar-se um filho dele, Jo 6.51.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião