Andando em amor

DIFERENTES SIGNIFICADOS PARA O AMOR
Quando falamos de amor, precisamos entender que existem diferentes significados para a palavra amor. Temos o amor ágape, o amor fileo e o amor eros. Vamos conhecer o significado de cada um deles.
Amor Ágape, é o amor de Deus, ele é incondicional, independente de uma resposta positiva. Não busca os próprios interesses. Este amor fala em amar as pessoas como elas são, sem levar em consideração o que as pessoas fizeram ou fazem contra nós. Este amor não está baseado em sentimentos, nem interesses pessoais. Deus nos amou desta maneira, não levou em conta as coisas desagradáveis que fazíamos aos seus olhos, e nos perdoou em nosso arrependimento, nos reconciliando com Ele. O Amor ágape considera uma pessoa valiosa e preciosa, independentemente da sua maneira de ser, daquilo que ela é ou faz.
“O amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”
I Coríntios 13:4-7
Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa.”
Amor Fileo, é o amor humano, A pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe. As pessoas amam-se umas as outras de acordo com os favores que recebem dos outros.
Amor Eros, Está relacionado com a parte sensual e sexual. Hoje em dia, quando se fala de amor, logo se pensa em sexo.
Quando o Apóstolo Paulo escreve “andai em amor”, ele está se referindo ao amor ágape, o amor de Deus, o amor que Jesus nos ensinou, e se entregou por nós.
“Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;
para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.
Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo?”
Mateus 5.43-47
O VERDADEIRO AMOR
Hoje em dia, as pessoas chamam “amor”, a qualquer sentimento mais forte do que o normal. Na verdade o perfeito “amor” é o “amor do tipo de Deus”., o amor ágape.

“Porque dificilmente alguém morreria por um justo; pois poderá ser que por um homem bom alguém ouse morrer. Mas, Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Romanos 5:7,8
UM EXEMPLO NO VELHO TESTAMENTO
Os sírios tentavam sempre destruir os israelitas, e até armavam emboscadas contra eles. Quando os sírios vieram para matar o profeta Eliseu, sem perceber foram levados para a cidade de Samaria. Sem perder tempo o rei perguntou a Eliseu se já podia matar a todos, mas lemos nesta passagem que o Profeta fez algo muito estranho e contra os princípios naturais do rei.
“Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.
Preparou-lhes, pois, um grande banquete; e eles comeram e beberam; então ele os despediu, e foram para seu senhor. E as tropas dos sírios desistiram de invadir a terra de Israel”
II Reis 6:22 e 23
Diz a Bíblia que, depois disto, os sírios desistiram de invadir a terra de Israel. Isto revela-nos o porque de Eliseu ter tanto poder de Deus sobre ele. Eliseu andava em Amor, ele sabia que o amor era mais importante, que a morte dos seus inimigos.
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.
I João 4:7,8
Se Deus é mais importante que os seus adversários, então ame-os como Deus o ama, ore para que tudo vá bem na vida dessas pessoas. O Poder de Deus se manifesta em nossas vidas quando andamos em amor. Este amor já foi derramado nos corações daqueles que são filhos de Deus, pelo Espírito Santo.
“…e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5.5

COMO PODEMOS ANDAR EM AMOR
Andar em amor, deve ser um modo de viver. Um dia quando estivermos com Jesus, os dons espirituais, já não existirão, mas o amor continuará por toda a eternidade, porque Deus é amor e este amor jamais acaba.
“O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá…”
I Coríntios 13.8
Para andar neste amor devemos:
1. Perdoar sempre de coração as ofensas cometidas contra nós
A Bíblia conta-nos em Mateus 18:21-35, que um certo homem devia muito dinheiro ao rei, e quando foram fazer contas, o rei teve misericórdia, e perdoou-lhe toda a dívida.
Quando este homem saiu da presença do rei, encontrou-se com um dos seus conservos que lhe devia uma pequena quantia, e como não lhe podia pagar, lançou-o na prisão. Quando o rei soube disto entregou este homem aos carrascos, até que pagasse toda dívida.
” E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um, a seu irmão, as suas ofensas.”
Mateus 18:34-35
Algumas pessoas dizem: “Eu perdôo, mas não posso esquecer!”. Mas, quando Deus nos perdoa em alguma falta, nós ficamos como se nunca tivéssemos pecado. Ele não se lembra mais disso. Nós também temos que fazer o mesmo, perdoar e esquecer o mal que nos fizeram. Deve ser natural ao filho de Deus perdoar.
Pessoas sofrem de várias doenças, passam noites sem dormir, porque não sabem perdoar.
“Não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo”.
Efésios 4:26-27
Quando alguém nos ofender, devemos perdoar no mesmo instante. Não podemos dar espaço para o Diabo, que irá colocar em nossa mente, pensamentos errados sobre esta pessoa. E à medida que o tempo passa, rancor começa brotar do nosso coração e a nossa comunhão com Deus fica cortada.
“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete”.
Mateus 18:21,22
Jesus falou que se for necessário devemos perdoar 490 vezes por dia, isto é, perdoar sempre sem esmorecer, porque é assim que Deus faz também.
2. Não se envolver em contendas e discussões
“Porque onde há inveja, e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa”.
Tiago 3:16
Nisto não opera a justiça de Deus. Toda a obra satânica existe, no meio destas coisas. Há pessoas que perderam bençãos por se envolverem em discussões e contendas.
Se alguém estiver envolvido nestas coisas tem as portas da sua vida abertas ao diabo, que ao entrar o rouba, e causa o mal que ele quiser. Muitas igrejas passam por grandes problemas, muitas famílias se desfazem, muitos casamentos acabam em divórcios, muitos filhos se desviam por maus caminhos; por causa das contendas.
“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente;
corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.
II Timóteo 2:24-26
As pessoas envolvidas em contendas, estão amarradas por laços do diabo, que faz com elas o que ele (diabo) quer. Fuja das contendas! E, se alguém o provocar, afaste-se ou não responda. Em uma discussão, há pelo menos duas pessoas, se uma delas decidir não entrar na discussão, não haverá discussão.
“Lança fora ao escarnecedor, e a contenda se irá; cessarão a rixa e a injúria”
Provérbios 22.10
3. Não julgar, não apontar dedos e não falar vaidade.
“Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui: se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade”.
Isaías 58:9
Temos que tirar do nosso meio todo o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade. Deus é o nosso reto Juiz, não podemos colocar jugo (peso) em ninguém, o jugo de Jesus é leve. Não devemos apontar os defeitos das outras pessoas. Muitos só conseguem ver o mal nos outros, mas não se lembram que estão sujeitos ao erro também.
“Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque, com o juízo com que julgardes, sereis julgados, e, com a medida com que tiverdes medido, vos hão de medir a vós
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás ao teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”
Mateus 7.1-5
Não deixemos o nosso ego nos vangloriar, nunca diga que é o melhor, o maioral, o mais sábio de todos. Jesus nos ensinou a sermos humildes.
“e disse-lhes: Qualquer que receber esta criança em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que me receber a mim, recebe aquele que me enviou; pois aquele que entre vós todos é o menor, esse é grande”
Lucas 9.48

4. Falar palavras de edificação com respeito às outras pessoas.
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”.
Efésios 4:29
Esteja sempre de acordo com Deus; olhe para as outras pessoas como Deus olha; fale das outras pessoas o que Deus fala. Fale palavras de edificação com respeito às outras pessoas.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai”.
Filipenses 4:8
Se deixarmos o Amor de Deus controlar as nossas emoções e todo o nosso ser, clamaremos e Ele nos responderá.
Andar em amor, é a porta para um bom relacionamento com Deus, e para o poder de Deus se manifestar em nossas vidas, lembre-se a fé opera pelo amor.
“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor”
Galátas 5.6
Vamos andar em amor!

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião