As Portas

A porta é algo indispensável em qualquer construção.

Para entrarmos em qualquer lugar, usamos a porta.

Ninguém entra pela janela ou telhado, a não ser com más intenções. Para entrarmos no REINO DE DEUS temos, também, de usar uma porta, e é uma só. E essa porta é JESUS.

PORTA DA SALVAÇÃO (Jo 10:9; 14:6)

(Jo 10:9) “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”.

(Jo 14:6) “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Há 2 portas. Uma é estreita e a outra, larga.

(Mt 7:13) “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela)”, (Apelo).

É preciso saber por qual porta se vai entrar; se pela porta estreita ou pela porta larga. São muitos os que escolhem entrar pela larga.

O apelo de Jesus é: “Entrai pela PORTA ESTREITA” – o caminho é apertado (é uma trilha que cabe só uma pessoa). São poucos os que ACERTAM com ela. Às vezes, queremos passar de 2 em 2 e caímos no abismo.

(Lc 13:24-29) “Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão…”.

ESFORÇAI (v.24) – exige-se esforço. Muitos procurarão mais não entrarão. Todo mundo tem uma oportunidade. E essa oportunidade pode ser perdida. Depois de FECHADA A PORTA (v.25), não há mais condição.

Hoje é o tempo, a hora (2Co. 6:2).

COMO PODEMOS ENTRAR POR ESSA PORTA? (Plano da Salvação)

a) Amor de Deus (Jo 3:16).

b) Todo mundo é pecador (Rm 3:23).

c) Cristo morreu por nós (1Co 15:3,4). v.3 – “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras”.

d) Crer e ser Salvo (Jo 5:24) “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

e) A salvação é de Graça (Ef 2:8,9).

A PORTA DA SALVAÇÃO é o principal, é o único meio de acesso a Deus.

Mas, existem outras portas:

PORTA DO PASSADO

(Ez 46:9) “Mas, quando vier o povo da terra perante o SENHOR, nas festas fixas, aquele que entrar pela porta do norte, para adorar, sairá pela porta do sul; e aquele que entrar pela porta do sul sairá pela porta do norte; não tornará pela porta por onde entrou, mas sairá pela porta oposta”.

É povo da terra, aquele que já conhece o Senhor, vai com o intuito de adorá-lo.

Nós temos que entrar por uma porta e sair por outra. Não podemos voltar pela mesma porta que entramos. Não devemos voltar ao passado. Não tocar em coisas mortas.

O defunto cheira mal. Voltar ao passado, muitas vezes, cheira mal, causa tristeza, revolta, angústia. Vamos prosseguir em frete.

PORTAS DA AFLIÇÃO, DAR DOR, INCOMPREENSÃO, ANSIEDADE.

(Is 62:10) “Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aterrai, aterrai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai bandeira aos povos”.

PASSAI PELAS PORTAS – São muitas.

Você pode ter passado por algumas, mas há ainda muitas portas para passar. Pode ser a porta da submissão, ou outras.

Depois que passarmos por essas portas, temos que PREPARAR O CAMINHO ao povo de Deus. E nesse preparo temos que aplainar a estrada. Não deixar altos e baixos, encher os vazios de nossa vida. Ela deve ser aplainada, nivelada para que outros possam passar em segurança, sem tropeçar em algum buraco.

Devemos tirar as pedras. Jogar fora as pedras da mágoa, do ressentimento, da tristeza, da amargura.

As Pedras podem ser grandes ou pequenas, mas têm que ser jogadas foras. Aí, podemos LEVANTAR BANDEIRAS – Segui para o alvo, que é Cristo Jesus. COMO PASSAR POR ESSAS PORTAS?

PORTA DO LOUVOR

(Is 60:18) “Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou ruínas, nos teus limites; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor”.

(Sl 100:4) “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome”.

Louvado a Deus. Agradecendo por tudo. “Em tudo daí graças”.

Pelas alegrias, tristezas, dores e pesares. Muito passam por essas portas. Porém tristes, abatidos e murmurando. Vamos louvar, pois o LOUVOU LIBERTA.

PORTA DA VITÓRIA

(Sl 107:15) “Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!”

Quando começamos louvar de coração, a porta pode ser de bronze, o problema pode não ter solução, todas as circunstâncias são contras, mas Deus arromba as PORTAS DE BRONZE e quebra as trancas de ferro. (v:16)

PORTA DA ENTREGA TOTAL (Ez 47:2 a 5)

Ez 47:2 “Ele me levou pela porta do norte e me fez dar uma volta por fora, até à porta exterior, que olha para o oriente; e eis que corriam as águas ao lado direito”.

Às vezes, o problema volta à tona. O que fazer? Dar uma volta por fora do problema, até à porta exterior.

E o que vemos? As águas correm. (Espírito Santo). Do seu interior fluirão rios de água viva. Você vê. Não termina aí.

Ez 47:2 a 5 (v.3). Este homem, que é o Senhor Jesus, me fez passar por águas que me davam pelos ARTELHOS (Ef 6:15). Calçai os pés com a preparação do Evangelho da Paz. É o início da caminhada Cristã.

(v.4) Águas pelos LOMBOS, onde está a força (Ef. 6:14) Apertados (cingidos) com a verdade. Apertados, familiarizados com a Palavra de Deus.

(v.5) Águas que não davam para passar, só a nado. Nadar é boiar. É si dispor nas mãos de Deus. É a entrega total e absoluta.

Que cada um aqui possa já estar passando por essa porta, na dependência total e absoluta de Deus.

Por qual porta você está passando?

www.ilustrar.com.br

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião