Caminhando com Cristo

Introdução

Dois dos discípulos de Jesus ( não eram os apóstolos ) estavam descendo de Jerusalém a Emaús, cerca de 12 km, de distância, nessa caminhada eles puderam desfrutar do privilégio de caminhar com Cristo, essa caminhada com Cristo é que nós necessitamos, mas precisamos faze-la com nossos corações e nossos olhos abertos para aquilo que significa caminhar com Cristo, os olhos deles estavam com que impedidos de reconhecer a Cristo visto que a angustia do coração impedia que a fé visualizasse alguma coisa, até mesmo a Cristo.

COMO ESTAVAM OS DISCIPULOS (Vers. 19 a 21 DECEPÇÃO)

Estes dois discípulos estavam muito tristes, desanimados, angustiados, mas a causa era apenas uma, DECEPÇÃO, isto devido a morte de seu Senhor, Jesus Cristo.

Ao viver um dia a dia com Cristo depositaram nele toda a confiança, esperança, tinham em Cristo a realização de seus sonhos, ( Vers. 19 a 21 ) e tão logo viram o mestre padecer e morrer na cruz, viram seus sonhos desabarem, acabou a esperança, a alegria deu lugar a um vazio, uma angustia, depressão tamanha que não havia palavras que pudessem consola-los.

Assim também acontece com muitas pessoas, quando se sentem decepcionados, dão lugar a uma depressão tão grande, que mesmo que um anjo desça do céu para lhes palavras de boas novas, mesmo assim não crerão.

O QUE CONVERSAVAM ( SÓ FALAVAM DE PROBLEMAS VERS. 14 )

O tema da conversa dos discípulos era o fato ocorrido ( Vers. 14 ), ou seja a morte de Cristo, e com isto o sepultamento de seus sonhos e esperanças, posso até imaginar palavras que utilizaram na conversa, “Tudo deu errado” , “e agora o que vamos fazer” , “eu também quero morrer” , “vou fugir para um lugar bem longe” .

Ao invés de meditar nas palavras de Cristo, de que seria necessário morrer, porém iria ressuscitar ao terceiro dia, deram mais valor a tragédia do que as profecias de Cristo, enquanto ele estava vivo caminhavam com ele, após sua morte deixaram de crer em suas palavra, na verdade ainda tinham fé, mas a angustia, a depressão cegava seus entendimentos.

Esta tristeza exagerada cegou lhes o entendimento ( Vers. 16 ), e seus olhos de tristeza estavam impedidos de reconhecer a Jesus, a fé dentro do coração não conseguia vencer a angustia.

Ficar falando dos problemas, ficar lembrando a todo momento, não trará soluções a ninguém, é necessário pensar no futuro, viver o presente, deixar de pensar na decepção, e Ter em mente as boas novas de Cristo para o futuro, pois Cristo tem ótimas notícias para todos nós, mesmo para o pior dos pecadores, sua vida pode ser muito melhor, mas para isto se tornar realidade é necessário dar mais valor a palavra de Deus, do que os problemas que lhe tem ocorrido.

NÃO RECONHECERAM JESUS ( PROBLEMAS MAIORES QUE A FÉ )

Quando Jesus perguntou porque estavam tristes, eles até ficaram indignados com o Senhor, e assim comentaram tudo que aconteceu em Jerusalém nos últimos dias, contaram como apreciavam a Jesus, como depositaram tamanha fé e esperança em Cristo, e como se decepcionaram ao velo morrer na cruz.

Eles também ouviram falar da ressurreição de Jesus, souberam que algumas mulheres não o encontraram, e que também o viram ressurreto, sabiam que Jesus se apresentou vivo ao apóstolos, porém a angustia lhes cegava o entendimento, palavra e testemunho algum poderiam anima-los, isto porque seus olhos estavam encobertos demais para crer em tamanho milagre.

JESUS REPREENDE OS DISCIPULOS ( REPREENDER A FALTA DE FÉ )

Após ouvir dos discípulos as más noticias que tinham presenciado, Jesus repreendeu aos dois ” Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram ” , isto mostra que enquanto houver angustia ninguém poderá crer nas sagradas escrituram, e muito menos presenciar um milagre.

Na verdade Jesus ouviu atentamente os discípulos, mas não concordou com eles, isto porque suas palavra de derrota não eram verdadeiras, de fato algo aconteceu de ruim, mas necessário, e também Deus já havia proporcionado a vitoria, pois Jesus já estava vivo novamente, deixou o mundo dos mortos, e venceu nosso maior adversário, e através de sua morte nos fez herdeiros da vida, e por isso Cristo não concordou com os discípulos, pois aquele problema já fora resolvido, não havia motivo para tanta tristeza.

Assim também meu irmão ou irmã, Jesus esta te ouvindo atentamente, porém não concorda com sua palavra de desanimo, pois Cristo é superior a qualquer problema, e se esta ao seu lado, então você esta seguro, basta olhar e ver que Cristo o acompanha diariamente.

A PALAVRA DE DEUS FAZ CAIR A CEGUEIRA DA FÉ

Ao perceber a angustia no coração dos discípulos Jesus caminhou com eles seguindo seus destinos, porém começando pelo profeta Moisés, lhes falou da palavra de Deus no velho testamento, mostrando o cumprimento das escrituras a seu respeito, e assim mostrou a fidelidade de Deus para com seus filhos, enviando o messias para morrer por todos nós, e também revelou sua gloria ao mostrar que a muitos anos Deus anunciou a morte de Cristo, mas também sua ressurreição.

Cristo também ceou com os discípulos, e ao abençoar o pão, ” então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram ” , assim pela palavra, pelo abençoar o pão, pelo dar graças por tudo que já possuímos, eles reconheceram o mestre, seus olhos se abriram, sua fé foi alimentada pela palavra e assim sua angustia saíram para dar lugar a esperança e alegria de viver.

Nestes dias Jesus está tirando dos nossos olhos as escamas para que estejamos sentido a sua doce presença e o poder do Espírito Santo aquecendo e queimando nossos corações v. 32

Temos que aprender a caminhar no verdadeiro caminho, o projeto de Deus para o homem é que ele ande com Jesus de olhos abertos e entendendo todas as verdades espirituais.

1. Andar a despeito de todas as dificuldades que se apresentam em nossa frente, Moisés tinha em sua frente um mar, mas de forma significativa de maneira profética, o Senhor mandou que ele marchasse, e que tocasse com aquele estandarte nas águas das dificuldades, podemos marchar, a ordem de Deus para a sua igreja neste dia é marche nos caminho de Jesus Cristo. Exodo 14.15:22. Com Cristo nós vamos viver nestes dias essa mesma unção na nossa caminhada.

2. Conquistar a despeito dos gigantes, quem anda na força da carne tem uma autonomia, quem ando no mover do Espírito Santo, conquista a despeito de todos os gigantes, quem possam aparecer ou mesmo ocupar o monte da nossa herança, que anda com Cristo, tem a visão do reino de Deus e a visão de Jesus Cristo. Números 14.24

3. Desenvolver dentro da perspectiva da ressurreição, todo corpo vivo desenvolve-se, mas os mortos viram pó, nós somos o corpo ressurreto de Jesus Cristo aqui na terra, portanto já recebemos a capacidade e o poder da ressurreição e nosso desenvolvimento é sem dúvida espantoso, o que estamos sendo desenvolvidos pelo corpo vivo e o espírito poderoso da ressurreição esta em nós para nos fazer vencer a letargia e nos levar a uma vitória e nos desenvolvermos em Cristo, a cura, a libertação.

Hoje é dia de aprendermos a andar em Cristo, com nosso olhos abertos e nossos corações cheios da presença e do poder do Espírito Santo.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião