Como Deus pode me usar para guiar pessoas a ele

Uma certa moça inglesa recebeu um forte chamado de Deus para evangelizar o Nepal (ao norte da Índia). Quando seu noivo soube disso, não concordou com a idéia, então eles desmancharam e ela foi sozinha para a Índia.
Chegando na Índia ela disse aos missionários de lá:
“- Olha, eu estou aqui só de passagem. Meu alvo é o Nepal”.
“- Isso é Impossível. O Nepal é um país hindu, é muito resistente e totalmente fechado, disseram os misionários.
Mas ela insistiu:
– Mas meu chamado é para o Nepal, e é para lá que eu vou.
E foi. Ela pegou um mapa e viu a cidade da Índia mais perto da divisa com o Nepal, comprou uma passagem de trem, só de ida.
Chegando nessa cidade, bem perto da fronteira com o Nepal, ela começou a estudar a língua:
Nos primeiros 5 anos ela aprendeu a língua Hindi, idioma da Índia.
Depois de 10 anos ela aprendeu o Nepalês, a língua do Nepal.
Quando completou 15 anos, ela traduziu trechos chaves da Bíblia para o Nepalês e criou folhetos de evangelização.
Depois de 20 anos, ela conversava com os nepaleses que atravessavam a fronteira e faziam compras na cidade indiana onde ela morava. Dessas conversas, ela fez muitos amigos nepaleses, e começou a converter nepaleses, principalmente crianças.
Passaram-se 25 anos, 30 anos, 40 anos, 50 anos. Hoje, ela é a única pessoa no mundo que entra e sai do Nepal, sem passaporte, sem visto, sem problema algum, porque os guardas nepaleses que controlam a fronteira, foram todos ganhos para Cristo por ela, quando inda eram crianças.
Hoje há uma forte igreja evangélica no Nepal cheia de crentes Comprometidos, que deve sua existência a esta simples mulher que decidiu ser Luz para o Nepal.

O meu propósito nesta noite é levar cada um de voces a desejar experimentar uma das maiores alegrias da vida cristã – a de ser usado por Deus para guiar pessoas à verdade, guiar pessoas à um relacionamento significativo com Jesus Cristo.

Isso é tão importante que a bíblia fala de uma cidade inteira sendo literalmente transformada por causa da boa notícia do Evangelho de Cristo: “Filipe foi até a capital da Samaria e anunciava Cristo às pessoas dali,e as multidões ouviam com atenção o que ele dizia. Todos o escutavam e viam os milagres que ele fazia. Os espíritos maus, gritando, saíam de muitas pessoas, e muitos coxos e paralíticos eram curados. E assim o povo daquela cidade ficou muito alegre. (Atos 8.5-8)
Se voce quer fazer muitos amigos nesse mundo, se voce quer ter uma vida com propósito, se voce quer fazer diferença, se quer que as pessoas lembrem de voce muito tempo depois que voce tiver partido desse mundo, seja um parceiro, cooperador de Deus para guiar pessoas à Jesus.
Qual é a nossa missão? Transformar Vidas. Ora, o segredo de transformar vidas é guiar pessoas ao conhecimento da verdade, por isso Jesus disse: —Vocês são a luz para o mundo.
A luz é um tema tão importante que aparece mais de 300 vezes na Bíblia. Veja alguns exemplos:
1. A luz foi a primeira criatura feita por Deus: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” Gn 1.3
2. O próprio Filho de Deus, Jesus Cristo identificou-se com a Luz afirmando: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. Joao 8.12
3. Na Bíblia, quando um ser humano nasce, se diz a uma mulher ‘deu à luz’ um filho, uma filha. Isso significa que voce é alguém na medida que vem para luz – no ventre materno não há luz.
4. A Luz é também um dos símbolos mais usados para identificar virtudes como a sabedoria, a inteligência, a integridade moral, a justiça e a verdade.
5. Um fato extraordinário é de uma nação inteira ter sido designada para ser luz para os povos da terra:
Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. (Isaías 49:6 )
6. Consequentemente, a Igreja de Jesus Cristo herda essa responsabilidade – a de ser um reflexo da Verdadeira luz que ilumina todo o mundo:
—Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu. Mateus 5.14-16

O que esse texto nos diz? Pode a luz ser escondida?
Imagine uma cidade no topo de um monte, e imagine que todas suas casas todas iluminadas. Quem não perceberia essa cidade?
Jesus disse – voces são luz para o mundo – a palavra mundo aqui é ‘COSMOS’ ou seja, envolve tudo – pessoas, animais, a cultura, a geografia, economia, a ciência, tudo. O propósito de Deus é que a sua igreja, eu e você sejamos luz para toda as criaturas. É pela Igreja de Cristo que a multiforme sabedoria de Deus é conhecida no Cosmos.
Para que serve a luz? A luz foi feita para clarear, alertar, mostrar o perigo, mostrar o caminho seguro.
A boa notícia da noite é que Deus é capaz de usar qualquer pessoa que deseje realmente ser luz do mundo. Voce não tem que ser preocupar em fabricar a luz, mas em deixar que ela brilhe.
Então eu vou lhe mostrar SEIS MANEIRAS de como a sua luz pode guiar pessoas à verdade.

1. VOCE PODE CONFRONTAR, COMO PEDRO.

Algumas pessoas foram literalmente planejadas por Deus para confrontar o erro e mostrar a verdade. Deus usa poderosamente esse tipo de ‘Luz do Mundo’.
Voces se lembram quando no dia de Pentecostes Pedro levantou a voz e começou a falar da obra de Cristo:
—Homens de Israel, escutem o que eu vou dizer. Deus mostrou a vocês que Jesus de Nazaré era um homem aprovado por ele. Pois, por meio de Jesus, Deus fez milagres, maravilhas e coisas extraordinárias no meio de vocês, como vocês sabem muito bem.
…E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram. (Atos 2.22-23)…Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias. (v.36)
Voce sabe qual foi o resultado desse confronto?
Quando ouviram isso, todos ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: —Irmãos, o que devemos fazer? (v. 37)
Deus é capaz de usar confrontadores do erro para mostrar a verdade. Geralmente essas pessoas fazem sua luz brilhar através da sua personalidade e atitudes.

CARACTERÍSTICAS
1. Uma Personalidade extrovertida, cativante, comunicativa.
2. Elas tomam Atitudes ousadas, diretas, confiantes, partem pra o ‘tudo ou nada’.
João Batista era uma luz desse tipo e levou milhares ao arrependimento. O que ele dizia? Para as multidões, João Batista dizia: Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. (Lc 3.8)
Para os cobradores de impostos que queriam se batizar, ele dizia: —Não cobrem mais do que a lei manda! (Lc 3.13)
Para os soldados João Batista dizia: —Não tomem dinheiro de ninguém, nem pela força nem por meio de acusações falsas. E se contentem com o salário que recebem.(Lc 3.14)
Se voce é tipo Pedro, João Batista, Elias, não se intimide, aproveite as oportunidades. Ha pessoas esperando que alguém lhes mostre o seu erro e as conduza para verdade. Confronte, amorosamente, mas firmemente para transformar vidas.
Voce deve ter visto muitos filmes sobre a tragédia do Navio Titanic que afundou nas costa da Nova Inglaterra em 1912. Mas nenhum desses filmes faz menção do Rev. John Harper, que viajava naquele navio para assumir o pastorado da Igreja Moody, em Chicago.
Quando começou a corrida aos botes salva-vidas, o Rev. Harper gritava pelos corredores do navio:
“- Mulheres, crianças e não salvos, corram para os botes!”
Quando o navio afundou, o Rev. Harper não tinha nem mesmo o seu colete que ele tinha dado a outra pessoa. Mas os sobreviventes contam que ele pregou até o fim.
Um sobrevivente conta que aquele pastor nadou até ele e gritou:
– Amigo, voce está salvo?
– Não, não estou! – respondeu o homem.
– Creia no Senhor Jesus Cristo e voce será salvo! – disse Harper
De repente uma onda veio e os separou por um tempo.
Harper nadou mais uma vez no limite das suas forças para perto daquele naufrago e gritou:
– Amigo, e agora, voce está salvo?
– Não, eu ainda não tenho certeza que estou salvo – respondeu. Então Harper disse:
– Creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo! E estas foram as ultimas palavras do Rev. Harper.
Mas aquele homem foi um dos 6 únicos sobreviventes resgatados do mar.
Quatro anos depois, esse mesmo homem dava o seu testemunho numa igreja evangélica dizendo:
– Ali, completamente sozinho no meio da noite, no meio das águas daquele oceano gelado, eu cri em Jesus Cristo – irmãos eu sou o ultimo convertido do Rev. Harper.” (The Titanic’s Last Hero, Moody Press, 1997)

2. VOCE PODE ARGUMENTAR, COMO PAULO.

Deus também usa um tipo muito especial de luz do mundo – são pessoas que sabem argumentar logicamente.
CARACTERÍSTICAS
1. São analíticas, pensadoras, gostam de ler muito, pesquisar, escrever.
2. Desenvolveram a habilidade de fazer perguntas que levam as pessoas a entenderem seu ponto de vista.
O Apóstolo Paulo foi mestre nessa arte.
Voce lembra como ele anunciou a Cristo em Atenas?
Primeiro ele foi ao Areópago e elogiou a religiosidade dos Ateninenses.
Depois ele usou o altar ao DEUS DESCONHECIDO, um altar que todo mundo conhecia, pra falar dos atributos do verdadeiro Deus – que Ele é o Criador do mundo, mantem os seres vivos, fez a raça humana de um só homem,
e ainda citou Aratus, uma poeta da Cilicia, muito conhecido.
Quanto chegou aqui, Paulo tinha toda a atenção deles. Só depois de todo esse argumento é que o Apóstolo Paulo diz aos Atenienses: agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; (Atos 17.30)
Alguns daqueles filósofos gregos, inclusive Dionísio e Damaris, sua esposa, creram no Evangelho de Paulo.
Ha pessoas nesse mundo que jamais vão aceitar serem confrontadas com o tipo de pregação – pegar ou largar – ou alguém gritando no ouvido deles que são pecadores e precisam se arrepender. Elas esperam uma pessoa que lhes explique claramente o que e o porquê do Evangelho.
Deus pode usar a sua habilidade de argumentação para guiar pessoas à verdade. Se essa for a sua maneira de brilhar a sua luz, então prepare-se para fazer isso. O Apóstolo Pedro diz: “mas santificai nos vossos corações a Cristo como Senhor, estando sempre prontos a dar uma resposta a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, mas com mansidão e temor…” (1ª Pe 3.15 TB)

3. VOCE PODE TESTEMUNHAR, COMO O CEGO DE NASCENÇA. (João 9)

Confrontar e Argumentar são formas poderosas de ser Luz do Mundo, mas essas pessoas são raras. A forma mais comum de ser Luz do Mundo é dar testemunho de como Deus se revelou a nós, como no caso do cego de nascença.
Jesus viu o cego, passou lodo nos olhos e mandou que ele se lavasse no Tanque de Siloé. Ele foi e voltou vendo. Mas isso deu a maior confusão. Todo mundo conhecia o cego. A noticia correu e o pobre homem foi levado a julgamento pelos religiosos da época.
– Quem te curou? Onde está esse milagreiro? Que voce pensa dele? Perguntavam as autoridades religiosas.
CARACTERÍSTICAS
1. São pessoas simples. Não se envolvem em polêmicas
2. Tem um TESTEMUNHO INCONTESTÁVEL: “Eu era cego, agora vejo.”
Quando Deus opera um milagre em voce, o milagre é a mensagem. Contra fatos não há argumentos. Voce afirma:
* Eu tinha câncer e Jesus Cristo me curou.
* Eu era viciado em drogas, Jesus me libertou.
* Eu era violento, vingativo, briguento, Jesus me transformou – agora sou calmo, paciente, tenho o amor de Cristo em mim.
* Eu sofria de depressão, culpa, medo de tudo, agora Deus me deu uma nova vida.
* Eu tinha medo da morte, agora eu tenho certeza da vida eterna.
Quem pode argumentar contra tais fatos? Ha milhares de pessoas nesse mundo que nunca viram a manifestação do Poder de Jesus Cristo. Em qualquer igreja voce vai encontrar testemunhos incontestáveis do Poder transformador de Cristo.
Que voces contem às pessoas o que Deus fez em suas vidas. Não tenham vergonha de falar porque isso deixa sem argumentos qualquer incrédulo.
Voce pode dizer – ah, nunca aconteceu nada de especial na minha vida. Então fale da fidelidade de Deus. Quer alguma motivo mais notável que esse?

4. VOCE PODE CULTIVAR AMIZADES, COMO MATEUS.

Em quarto lugar, ha essa maneira muito peculiar e interessante de ser Luz do Mundo – a arte de fazer amigos. A Amizade é a maior porta para influenciar pessoas e transformar vidas. Mateus era desse tipo.
Ele não era confrontador, não tinha brilhantismo de Paulo para argumentar, e nem mesmo tinha um testemunho arrasador como o do cego de nascença.
Na verdade a conversão de Mateus foi, digamos assim, vapt-vupt. Apenas 28 letras contam a sua conversão. Ele estava no guichê da prefeitura recolhendo impostos, quando Jesus se aproximou e disse: “Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. (Mt 9.9) É como eu disse – 28 letras.
Durante anos, esse homem cultivou amizades, mostrou-se um amigo confiável, tinha prazer em ouvir pessoas, conversar com elas, se interessava pelos seus dramas. Quando Mateus conheceu a Cristo, chamou todo mundo pra um banquete na casa dele.
Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa. Havia ali muitos cobradores de impostos, e outras pessoas estavam sentadas com eles. Lc 5.29
Ninguém ficou desconfiado desse convite – Mateus era amigo deles. Quando chegaram lá, Jesus os esperava com a Boa Notícia do Evangelho.
CARACTERÍSTICAS
1. Desenvolve a arte de FAZER AMIGOS.
2. Oferecem um ambiente caloroso, amigável, onde as pessoas se sentem seguras e aceitas.
Voce sabe como se tira a cabeça de um Jaboti de dentro do casco? Olha, voce pode fazer qualquer coisa – chutar, bater, gritar – nada, mas nada mesmo fará aquela cabecinha sair do casco. A menos que voce o coloque na frente de uma pequena fogueira. A temperatura morna da fogueira atrai o Jaboti, e logo ele sai da casca e começa a andar em direção à fogueira.
Pessoas são como Jabotis, são atraídas por pessoas que podem oferecer um ninho acolhedor, respeito, aceitação, companheirismo.
Sabe, quando Mateus chegou no céu, uma pequena multidão de amigos de trabalho o esperavam e possivelmente lhe tenham dito: – Olha Mateus, se voce não fosse nosso amigo, se não fosse aqueles jantares na sua casa, nunca teríamos conhecido Jesus.
A Shalom é uma igreja em células. Gosto de pensar em todas aquelas pessoas que estão em nossa igreja hoje por causa de alguém que os convidou para participarem de um encontro de célula. Ali eles conheceram o maior Amigo – Jesus.

5. VOCE PODE CONVIDAR, COMO FILIPE.

Essa é a maneira mais simples de ser Luz do Mundo – convidar pessoas para ouvirem alguém falar de Cristo.
“Filipe foi procurar Natanael e disse: —Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré. Natanael perguntou: —E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré? —Venha ver! —respondeu Filipe. (João 1.45-46)
Voce percebe como é simples? Venha ver! Isso foi tão simples, tão objetivo, tão direto, que a única coisa a fazer era aceitar ou rejeitar.
Voce sabia que fazer convites é uma especialidade de Deus? Deus é um Fazedor de ConvitesProfissional.
O SENHOR Deus diz: “Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça. Isaías 55.1
O povo de Israel diz: —Venham, voltemos todos para Deus, o SENHOR. Ele nos feriu, mas com certeza vai nos curar; ele nos castigou, mas certamente nos perdoará. Oseias 6.1
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Mt 11.28-29
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Mateus 25.34
Isso quer dizer que quando voce faz um convite, voce está se associando ao Espírito Santo que é o Convidador oficial da Trindade.
CARACTERÍSTICAS
1. Procura saber que oportunidade é apropriada para o seu convidado.
2. Está disposto a fazer um sacrifício para facilitar o convidado a chegar onde Cristo está.

6. VOCE PODE MOSTRAR COMPAIXÃO, COMO DORCAS.

A última porém não menos importante e incontestável maneira de guiar pessoas a Jesus é mostrando COMPAIXÃO. Compaixão é o mais poderoso abridor de olhos espirituais.
Dorcas/Tabita, era uma mulher de compaixão ‘compulsiva’. Era o tipo de pessoa que não conseguia ver alguém mau vestido ou passsando frio, que ela ja começava a tecer roupas adequadas. No dia que ela morreu, foi tanta tristeza que as pessoas que ela tinha ajudado mandaram chamar Pedro numa cidade perto. Atos diz:
e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas. Atos 9.39
Pedro orou e ela voltou a viver.
Agora o que chama a atenção, é a comoção de tanta gente que sentiu a sua morte. Por que?
CARACTERÍSTICA
Dorcas havia feito da bondade, da compaixão, da ajuda nas pequenas coisas, o seu estilo de vida.
Aquela era a sua maneira de brilhar. Ela não precisava ser rica pra isso. Ela não distribuia ouro, prata, jóias, ou terras. Ela fazia roupas. Gasta-se muito pouco fazendo roupas. Mas essa forma ganhou tantos corações, que quando ela ressuscitou, toda a cidade ouviu o Evangelho de Pedro.

ILUSTRAÇÃO
Numa fria manhã de inverno, um pobre garoto de 10 anos de idade, estava parado olhando a vitrine de uma sapataria.
Então, uma senhora vendo a cena, se aproximou e perguntou ao menino, o que ele fazia parado ali.
– Estou pedindo a Deus que me dê um par de sapatos – disse o menino.
Aquela mulher entrou na loja e pediu alguns pares de meia ao gerente. Depois ela pediu uma bacia com água e uma toalha. Daí ela pegou o menino e o levou para os fundos da loja e começou a lavar os pés do garoto. Depois de enxugá-los, ela vestiu nele as meias e comprou um par de sapatos e calçou o menino. Então disse;
É rapaz, parece que você está bem melhor assim, não?
E levantou-se para ir embora. De repente, o menino correu e a segurou pela mão e perguntou:
– A senhora é a esposa de Deus?

Gosto de pensar que a igreja de Cristo não é a esposa de Deus mas é a Noiva do Cordeiro. E nessa condição, somos chamados para lavar os pés dos perdidos e calçá-los com as sandálias das promessas do Evangelho da Paz. E se Cristo tiver de ser conhecido, nós somos o seu retrato para o mundo.
Somos o rosto, os braços, as mãos e os pés de Cristo.
Por isso é essencial que a nossa luz brilhe. De um jeito ou de outro, ha que se brilhar.
Deixe-me perguntar – voce está disposto a dar o seu testemunho, convidar, fazer amigos, argumentar, confrontar ou mostrar compaixão, conquanto que Cristo seja anunciado?
Ótimo, seus pés serão lindos.
O Profeta Isaías disse:
Levante-se, Jerusalém! Que o seu rosto brilhe de alegria, pois já chegou a sua luz! A glória do SENHOR está brilhando sobre você. A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do SENHOR está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus. Atraídos pela sua luz, Jerusalém, os povos do mundo virão; o brilho do seu novo dia fará com que os reis cheguem até você. Isaías 60.1-3

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião