Criado para servir

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”. Ef 2.10

Para que você foi criado?
Você já experimentou o sentido, razão e o propósito da sua vida?
Você já imaginou poder dizer para si mesmo e para todos: é para isso que fui criado!
Muitas pessoas estão dedicando horas, dias e anos para realizar coisas no mundo.
Você conhece vendedores, pedreiros, policiais, médicos, professores, profissionais liberais, trabalhadores que atuam em todas as áreas do conhecimento humano, que dedicam a maior parte da sua vida nesses empreendimentos, mas que não se sentem realizados plenamente em suas vidas. É pouco provável que uma pessoa diga: “A vida se resume a vender imóveis!”; “A vida se resume em pilotar um avião, isso é viver a vida!”; “A razão da minha existência neste mundo se resume a fabricar carros!”.
Você consegue se imaginar vindo a público, em uma rede de TV, e dizer isso em alto e bom som, para todo mundo ouvir?
Trabalhar para construir bens ou coisas tem sua importância, mas certamente não oferecem o verdadeiro sentido para satisfazer as necessidades mais profundas da alma.
Você conhece pessoas especiais e trabalhadoras, piedosas e conscientes da importância do que realizam, mas não poderão encontrar satisfação para a sua alma nas coisas materiais.
A vida é mais do que isso. Há uma razão mais significativa pela qual estamos aqui neste mundo. Temos talentos, dons, criatividade, sentimentos, experiências, e tudo que somos não pode ser restringido para construir coisas que um dia vão se acabar. Há uma missão reservada para cada um de nós nesta vida.

A VIDA – UMA MISSÃO
Há uma diversidade de pessoas, de povos, de dons e talentos, e essa diversidade se faz presente em toda a criação. È perceptível essa pluralidade no ecossistema. Os animais são extremamente diferentes; alguns saltam, outros escavam, outros nadam, outros voam etc. Apesar da diversidade cada um tem uma função importante que direta ou indiretamente contribui positivamente para o ecossistema como um todo.
Assim acontece com o homem. Cada um foi moldado ou feito com peculiaridade própria para determinados fins (tarefas). Existimos para acrescentar na terra e não para extrair, como se o mundo e tudo que há fosse feito exclusivamente para nos servir.
A Bíblia comprova que o homem foi feito de modo peculiar por Deus. A palavra poema, em Efésios 2.10, vem da palavra criação ou manufatura. Você é uma obra de arte feita manualmente por Deus. Você não foi feito numa linha de produção de montagem em massa, sem ter sido objeto de reflexão. Você é uma obra prima exclusiva feita sob medida!
A sua existência realmente visa contribuir, pois você é um dos maiores projetos de Deus.
O salmista escreveu:
“Tu fizeste tudo com delicadeza, as partes mais íntimas de meu corpo, e as uniste no ventre de minha mãe. Obrigado por teres me feito de maneira tão maravilhosamente complexa! O seu trabalho é maravilhoso”. Sl 139.13-14

Por isso, quero convidar você a pensar um pouco sobre a razão da sua existência, e olhar para você mesmo sob a perspectiva de Deus.
Ele deseja usar aquilo que você é e capacitá-lo ainda mais para que você faça tudo o que Ele sonhou para a sua vida. Só assim você entenderá uma parte da resposta do “por que” da sua existência.

Para descobrir o sentido da sua vida você precisa…

1. Contribuir para melhorar a vida das pessoas da sua comunidade.

“Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs”. At. 13.36

Davi foi alguém que colocou toda a sua energia para melhorar a vida das pessoas com quem se relacionou.
A relevância da vida de Davi se deu em seu tempo. Desde o dia em que entendeu que Deus o estava chamando para servir, ele não se contentou com menos.
Arregaçou as mangas e começou a trabalhar. Lutou com um gigante em favor do seu povo, enfrentou reis e exércitos, ajudou a unir o povo que estava dividido, resgatou a arca de Deus e restabeleceu o local de culto a Israel, intercedeu a Deus em favor do seu povo, cultivou amizades e foi leal aos compromissos assumidos com estas pessoas, escreveu vários Salmos que inspiraram e continuam a inspirar pessoas até os nossos dias. Salmos que engrandecem a Deus e encorajam as pessoas a serem melhor.
Davi dedicou a sua vida para servir, e ajudou a melhorar a vida das pessoas do seu tempo. Sua influência foi tão marcante que se faz sentir até os nossos dias.

Deus quer um mundo transformado. Jesus deixou claro essa idéia. Segundo Bill Hybels:

• Quando Jesus disse: ame a Deus de todo o seu coração, ele nos chamou para trocar uma religião ritualizada por um relacionamento genuíno de amor com Deus, e oferecer aos outros o mesmo tipo de atenção e honra que damos a nós mesmos.
• Quando enfatizou sobre a importância de cuidar dos pobres e das pessoas menos favorecidas, ele descreveu um novo sistema de valores.
• Quando disse: Toma a tua cruz e segue-me, ele ensinou que segui-lo exige uma dose de sacrifício, sofrimento e morte de algo egoísta dentro de nós.
• Quando disse para pregarmos o evangelho por todo o mundo, ele deixou claro que a missão da igreja inclui que devemos amar tanto o próximo (nosso vizinho), como as pessoas que estão mais distantes da nossa área de alcance imediata.

Você já identificou como pode dar a sua contribuição para melhorar a vida das pessoas que Deus colocou em seu caminho?

Quando você começar a servir a Deus em um lugar específico, de coração, sua vida passará ter:

a) Entusiasmo – Você experimentará uma vida cheia de motivação. Nada mais será empolgante do que fazer algo cheio de entusiasmo.
Você tem levantado todos os dias com muita motivação ou tem apenas arrastado em sua caminhada na vida?

b) Eficiência – Todas as vezes que você faz o que Deus o condicionou para amar, você se torna bom nisso. A paixão leva a perfeição. Sem entusiasmo você nunca será um bom servo e isso precisa ser respeitado.

Não se conforme em apenas alcançar uma boa vida, porque uma boa vida não é boa o suficiente.
Você pode ter muito do que viver e ainda assim não ter para que viver. A vida só tem sentido quando você coloca sua energia para servir.

Para descobrir o sentido da sua vida você precisa…

2. Assumir que suas habilidades vêm de Deus.

“Deus dá a cada um de nós habilidades para fazer determinadas coisas”. (Rm 12. 6 NLT)

Você nasceu com determinadas habilidades que foram dadas por Deus e que precisam ser consideradas na descoberta do seu MOLDE.

Maneira de ser
Origens
Lista de Habilidades
Dons Espirituais
Emoções

Você pode estar pensando: Eu não acredito possuir habilidades. Pois bem, para provar o contrário entenda: seu cérebro pode armazenar 100 trilhões de fatos, sua mente pode lidar com 15 mil decisões por segundo. Seu olfato pode perceber até 10 mil odores diferentes.

Acredite: Você possui um conjunto de habilidades, e elas constituem quem você é e o que você é capaz de fazer.

Duas verdades acerca das suas habilidades:

a) Suas habilidades devem ser usadas para honrar a Deus

“Quer vocês comam e bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para glória de Deus”. (1Co 10.31 NVI)

b) Você deve fazer aquilo que é capaz de fazer

Somente você pode exatamente realizar algumas coisas, isto acontece porque Deus dotou você com habilidades singulares.
Não pense que suas habilidades são só para você ganhar a vida, Deus as deu para você servi-Lo.

“Deus deu a cada um de vocês algumas capacidades especiais; estejam certos de as estarem usando para se ajudarem mutuamente, transmitindo para aos outros as muitas espécies de bênçãos de Deus”. 1Pe 4.10 BV

Comece a partir de hoje usar suas habilidades para Deus!

Para descobrir o sentido da sua vida você precisa…

3. Decidir colocar em prática e ser um participante

“Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;” Rm 12.7

A idéia neste texto é: se você já descobriu o seu lugar no jogo, então jogue. Se já sabe o seu lugar na equipe, então faça a sua parte. Afinal, é para isso que você existe, e sua função será mais bem desempenhada por você, pois aquela especialidade é sua.
Faça o que você foi preparado para fazer!
Você já assistiu a um jogo, seja ele qual for? Não é emocionante? Agora, a questão é: você já participou de algum tipo de jogo? Qual foi a sua sensação? Qual foi a sua emoção? Nada substitui a participação. Você pode até torcer na arquibancada, mas entrar em campo ou em jogo é muito mais emocionante.
Por isso, saia da condição de expectador e passe para a condição de participante.
Toda pessoa que freqüenta uma igreja local tem de fazer uma escolha, cedo ou tarde. Ela pode sentar-se em um local de sua preferência e assistir a um bom culto, conversar com os amigos e depois ir para a casa. Ou ela pode lançar-se em uma aventura, arregaçando as mangas, juntando-se a uma equipe de servos com as mesmas opiniões e ajudar a formar a igreja local da qual Deus a chamou para fazer parte.

Um depoimento contido no livro de Bill Hybels:

Há três anos você me desafiou a envolver-me como voluntário. Hesitei a princípio, mas você não desistiu. Agora minhas palavras não são suficientes para lhe agradecer. O sentido que descobri, a percepção de domínio, as amizades que tenho feito, o crescimento espiritual que tenho experimentado – tudo está diretamente ligado ao fato de eu ter encontrado meu lugar no servir. Serei grato a você pelo resto da minha vida por convidar-me a participar desse jogo (p. 18).

Deus está trabalhando para estabelecer o Reino de Deus. E ele está chamando você para se juntar a ele com seus talentos, seus recursos financeiros, seu tempo, sua paixão.
Você já pensou como seria ao chegar à noite em sua casa, e ao encostar a sua cabeça no travesseiro dizer: “Sabe o que fiz hoje? Trabalhei em equipe com Deus para mudar o mundo.” Esse desejo de ser um agente de mudança está plantado no coração humano. A questão é: como você responde a este desejo? Suprimindo através do egoísmo? Como você tem respondido a esta inquietação?

Use suas habilidades para fazer delas o uso correto e útil.
Comece já. Você pode experimentar vários ministérios até achar o lugar ideal que combina com você, mas não fique parado.

Conclusão:

Deus quer você servindo com suas habilidades, inclinações, personalidade e experiências.

• Contribua para melhorar a vida das pessoas da sua comunidade.
• Assuma que suas habilidades vêm de Deus.
• Decida colocar em prática e seja um participante

Você precisa se entregar-se a Jesus, e estar perto de Deus, para cumprir realmente sua carreira de servo!
Você foi MOLDADO para servir e sua vida só fará sentido se admitir isso.
Mas tudo precisa começar com uma entrega total a Deus, decidir não viver para si mesmo, mas viver intensamente para ele.
Decida isso e experimente os melhores dias da sua vida que invadirá, com certeza, toda a eternidade.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião