Equilibrio no Casamento

Quero aproveitar o ensejo deste cerimonial, ainda que sinteticamente, refletir sobre o EQUILIBRIO NO CASAMENTO. Com certeza esta palavra não é só dirigida aos noivos, mas a cada um de nós aqui presente.

Inicialmente, para podermos entender este EQUILIBRIO necessário a qualquer casamento, precisamos entender como tudo começou quando DEUS criou o casamento.

Por isso leio o Livro do Gênesis, ou seja o Livro dos começos, capítulo 2, versículos 18-24…

Neste texto estamos no início da criação. O seu contexto nos informa que o mundo estava um caos e DEUS começa a colocar ordem e criar todas as coisas.

No cap. 1, vv. 1-2 que não lemos a Bíblia diz que DEUS usou sua palavra e disse: “Haja Luz…”, ou seja, pela palavra de DEUS o desequilíbrio que havia no mundo foi transformado em ordem. Ordem é antônimo de desequilíbrio…..

A TRINDADE (Deus-Pai, Deus-Filho, Deus-Espírito Santo) criou o mundo e colocou ordem na casa. E ao observarmos a TRINDADE notamos que existe um equilíbrio: Na trindade existe amor, serviço, ordem e satisfação, ou seja, afetividade – Eles servem porque amam. Eles amam, e porque amam servem.

Assim é que na seqüência, DEUS criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, para que quando se casassem, pudessem também experimentar: Amor, Serviço, Ordem e Satisfação, ou seja, EQUILIBRIO.

A ordem inclui as funções e o cumprimento delas por cada um dos cônjuges. As funções de cada um são cumpridas por causa do amor que cada um tem um para com o outro. Por causa do amor eles servem. Eles servem porque amam. Eles amam e porque amam servem.
E o que estamos querendo dizer é que em função do amor existente entre o casal, cada um tem interesse em transformar o CAOS em EQUILIBRIO.

E a pergunta crucial então é esta: COMO MANTER O EQUILIBRIO NO CASAMENTO? Como manter o taça cheia sempre? (…até porque os cônjuges vem para o casamento, casa um deles, com uma taça vazia na mão, e cada um diz para o outro: Espero que você encha a minha taça no casamento!).

À luz desta introdução é importante dizer que a Bíblia sempre nos orienta que DEUS tem interesse no nosso casamento mais do que pensamos. O casamento é um contexto onde a glória de Deus é refletida. O trabalho de manter o EQUILIBRIO no casamento é um trabalho conjunto NOSSO e de DEUS!

Por isso, caminhando para a conclusão da nossa reflexão, (até porque todas as orientações necessárias já foram ministradas à vida do casal), precisamos então concluir dizendo que DEUS INTERVEM SEMPRE PARA DAR O EQUILIBRIO NECESSÁRIO AO CASAMENTO.

Ou seja, DEUS milagrosamente produz equilíbrio dando para o lado desgastado e vazio um equilíbrio na relação com ELE. E este equilíbrio resulta no fato de que o desgastado consegue sobreviver ao desequilíbrio relacional até o momento da intervenção de DEUS.

Como DEUS faz isso? O SALMOS 23 é bem sugestivo: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”. Significa dizer que quando temos um relacionamento significativo com o pastor das nossas almas, nós seremos capazes de viver sem outras coisas, inclusive aquilo que o cônjuge não consegue nos dar.

v. 2: “Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz às águas tranqüilas”. Ou seja, DEUS me renova quando me sinto desgastado. ELE cria tréguas nas tensões.

v. 3: “Restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome”. DEUS me capacita quando me sinto impotente. Ser impotente é não saber o que fazer, mas ELE me guia. Ser impotente é não ter as forças para fazer, mas ELE me alimenta…

v. 4: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo, a tua vara o teu cajado me protegem”. – DEUS me acompanha até o momento da SUA intervenção. Ele está presente no vale de desgaste e da falta de esperança.

Portanto, é necessário sermos cheios de DEUS primeiro para podermos encher a taça do outro. Sem esse processo, ou seja, sem DEUS no seu casamento, você não terá condições de encher a taça do seu cônjuge e manter o equilíbrio em seu matrimonio.

Nossa oração RODRIGO e FABÍOLA é este matrimonio seja pastoreado através da intervenção de DEUS. Somente ELE pode encher a taça. Somente DEUS pode encher cada um de nós individualmente para podermos encher o a taça do outro e conseqüentemente darmos o EQUILIBRIO NO CASAMENTO!

Quando DEUS enche a minha taça então eu posso também encher a taça do meu cônjuge. Que o matrimonio de vocês sejam regados com a graça, a misericórdia e benção do Senhor!

Que DEUS os abençoe!

www.ilustrar.com.br

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião