Erros de um filho certo

Idéia Central do Texto (ICT): Jesus conta uma parábola visando confrontar os escribas e fariseus que o condenavam por justamente receber publicanos e pecadores e comer com eles. Seu ensino mostra a disposição de Deus em receber pecadores arrependidos.
Objetivo Geral (OG): Devocional
Objetivo Específico (OE): Que cada ouvinte avalie sua vida cristã em três aspectos: se tem praticado o perdão exemplificado por Jesus, se tem exercido a ação de graças por tudo a Deus e, por fim, se tem sido sincero em reconhecer suas limitações diante do Senhor.
Tese: Nós, cristãos, estamos sujeitos a cometer três graves erros: o de negar a prática do perdão como ensinado pelo nosso Senhor; o de murmurar contra o Pai, a exemplo dos judeus no Êxodo e o de deixar-se envaidecer a ponto de não mais reconhecer seus próprios erros.
Sermônica (FS): Textual

INTRODUÇÃO:

Já aconteceu, alguma vez, de você ter se achado cheio de razão, de ter defendido com absoluta convicção seu ponto de vista, tendo depois descoberto que estava redondamente enganado? Tende lembrar se já passou por isto.

O texto bíblico que acabamos de ler nos narra a história de um homem que viveu esta experiência. Ele julgou-se completamente cheio de razão. E não estava! Justamente nos três aspectos em que se sentia tão seguro e correto, estava equivocado.

Jesus contou esta história querendo que um grupo de ouvintes seus se identificasse com este homem “certo” aos seus olhos, porém errado aos olhos do Pai Celestial. Creio que esta palavra de Jesus servirá também para você, querido ouvinte; acredito que você poderá descobrir hoje erros em sua vida – desapercebidos até agora. Certamente, se Deus lhe mostrar seus erros Ele também lhe apontará o caminho do perdão.

Observe e procure identificar o que Deus quer que você reconheça com a narrativa do homem certo que cometeu três erros.

1º Erro do Homem que se Julgava Certo: Erro ao avaliar seu irmão (v. 30)

“Vindo, porém este TEU filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.”

Este irmão mais velho errava quando ao julgar seu irmão (a quem nem mais considerava como tal) o condenava como um perdido. Ele não conseguia dimensionar o resultado da experiência que seu irmão vivera, arrependendo-se e buscando a reconciliação com o pai.

O pai, que via corretamente, discordou do mais velho e afirmou: “Este teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.”

Aprendamos com nosso Pai a misericórdia. Que seria de Moisés, Davi e Pedro, por exemplo, se nosso Deus não fosse misericordioso e perdoador?

Você errará gravemente se não aprender a distinguir um pecador perdido de um pecador remido. Jesus deixou bem claro que a nós, cristãos, cabe perdoar como Ele perdoa: vide Mateus 18:21 e 22 (Pedro ouve de Jesus que deverá perdoar “setenta vezes sete”) e 23-35, onde Jesus conta a Parábola do Credor Incompassivo, destacando que quem não perdoa seu próximo deixa de beneficiar-se do perdão de Deus.

Pense bem, há algum irmão para quem você tem negado o perdão?

2º Erro do Homem que se Julgava Certo: Erro ao avaliar o Pai (vs. 28 e 29)

“Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai procurava conciliá-lo… Eis que há tantos anos te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com meus amigos;”

Este irmão errava novamente, agora ao murmurar contra seu pai. Ele reclamava ser alvo de um tratamento desigual. Sentia-se injustiçado. Claro que o pai respondeu, mostrando-lhe a verdade: “Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.” (v. 31).

Murmuração. Você sabe o que é isto? O Antigo Testamento nos descreve os problemas dos antigos judeus neste mistér. Murmuraram contra Deus no deserto, duvidando se Javé estaria mesmo presente e se Ele realmente cumpriria suas promessas. A Bíblia também alerta para o fato de que nós, o rebanho de Jesus, continuamos correndo o risco de errar no tocante à murmuração contra nosso Pai!

É exatamente isto que o irmão pode encontrar no capítulo 10 de 1 Coríntios. Observe os versos 10 e 11: “E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.”

Como filho de Deus, como você tem se comportado para com Ele? Confia? É grato? Espera com paciência? Lute para não cair no exemplo deste filho que se achava certo, mas que errava gravemente. Aprenda a ser misericordioso como Deus é e a ser grato e fiel para com o Pai.

3º Erro do Homem que se Julgava Certo: Erro ao Avaliar-se (v. 29)

“Há tantos anos te sirvo, sem transgredir uma ordem tua…”

Este irmão mais velho até parece gêmeo daquele fariseu da parábola contada por Jesus no mesmo Evangelho de Lucas, no capítulo 18. Ele se julgava perfeito, sem erros! E este falso censo de justiça própria é terrivelmente danoso para o indivíduo. Infalível, perfeito, justo… nenhum de nós o é!

O terceiro erro deste homem que se julgava certo é o de dispensar a humildade. Soberba é avenida para o desastre. Não se deixe dominar por este sentimento. Você já observou que os grandes homens de Deus foram todos humildes?

Moisés: Ex 3:11 “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”

4:10 “Então disse Moisés ao Senhor: Ah Senhor! eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.”

Gideão: Jz 6:14 e 15, Jeremias 1:5, Pedro em Lucas 5.

Todos estes homens foram abençoados e serviram ao Senhor com poder porque antes de tudo foram humildes. Souberam reconhecer suas limitações diante de Deus. Lembre-se que Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde.

CONCLUSÃO:

Estes foram os três erros do homem que se julgava absolutamente certo. Quem sabe você também entrou aqui despreocupado, pensando que tudo estava perfeito em sua vida e descobriu que há algo para mudar. Será que você está com problemas para perdoar alguém?

Sua comunhão está rompida com algum outro irmão e você tem se negado a desprender perdão?

Talvez você esteja envolvido no pecado da murmuração: tem duvidado da fidelidade do Senhor, sido ingrato para com Ele, deixado de buscá-lo em primeiro lugar crendo que Ele proverá as demais coisas…

Ou ainda, pode ser que você esteja sofrendo do mal da soberba. Tem se esquecido de que os méritos da sua salvação advém do sangue do Cordeiro. Há soberba em teu coração? Então ore agora e peça ao Espírito Santo para purificá-lo. Saia daqui livre destes erros.

www.ejesus.com.br

Comentários

comments

Contribua com sua opinião