No centro da vontade de Deus

Livro de Jonas

Jonas pensou que poderia fugir da presença de Deus. Ele achou que os planos de Deus para sua vida não eram os melhores. Você conhece a história de Jonas. Ele desobedece ao Senhor quando Ele o manda ir para a cidade de Níneve para levar a mensagem de Deus. Ele tenta fugir para a cidade de Tarsis. Não consegue. Uma tempestade quase afunda o barco em que estava e, jogado para fora, ele é engolido por um grande peixe e vomitado na praia. Ele então vai a Níneve e prega sobre o pecado da cidade a qual se arrepende. Jonas nos dá muito material para descobrirmos o que acontece com quem não está no centro da vontade de Deus. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus…

1. Acha que pode fugir da presença d’Ele. (Jonas 1.1-3)
Jonas tentou fugir. Não deu certo. E você, também pensa que pode fugir? Algumas pessoas acham que pelo fato de não estarem na igreja, não estarem no rol de membros da igreja, que elas podem pecar porque Deus não irá “pegar no pé” delas. Estão enganadas. É melhor parar de brincar de esconde-esconde com Deus antes que seja tarde. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus..

2. Começa a descer e descer espiritualmente. (Jonas 1.3-7-17)
É interessante o que acontece com Jonas. Ele desce de Jerusalém para a cidade costeira de Jope; paga sua passagem e desce para dentro barco; desce para o porão do barco; e dalí ele desce para o fundo do mar dentro do estômago do grande peixe que o engoliu. Essas constantes descidas nos lembram das constantes descidas espirituais que uma pessoa que não está no centro da vontade de Deus experimenta em sua vida. Não espere você chegar ao fundo do poço para então descobrir que seria melhor ter prestado atenção à vontade de Deus. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus..

3. Começa a dormir um profundo sono espiritual. (Jonas 1.7)
É curioso o que acontece com Jonas quando ele desce para o porão do navio. Ele começa a dormir. Apesar do barco estar se partindo e toda a correria, ele consegue dormir. Mas não é o “sono dos justos”, é um sono anestésico da consciência. Muitas pessoas que fogem de Deus e da sua vontade, fazem exatamente isso: caem em sono espiritual. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus..

4. Perde a noção do alcance da sua desobediência. (Jonas 1.12)
O fato de Jonas conseguir dormir em meio ao caos que se abatia sobre o barco, mostra que ele não tinha noção do alcance da sua desobediência. Agora várias vidas estavam em perigo por causa de Jonas. Você também precisa se lembrar que a sua desobediência a Deus vai causar danos às pessoas que o cercam. Não existe o chamado “pecado particular”. Todos os pecados irão atingir outras pessoas. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus..

5. Não sente a alegria das vitórias espirituais. (Jonas 4.1-3)
Jonas era um cara esquisito! E a esquisitice dele era devido à sua fuga da vontade de Deus. Quando ele vai até Nínive e prega aquela mensagem com uma tremenda má vontade, mesmo assim, Deus o usa e a cidade toda se arrepende. Isso é um consolo para mim que sou pastor. É Deus que opera nas mensagem, mesmo que o pregador seja um pecador e que esteja fazendo as coisas de má vontade. Jonas vê que sua mensagem dá resultado, que o povo se arrepende, e não fica feliz. è a cegueira espiritual de quem está fugindo de Deus. Quando você vê todas as pessoas alegres com as vitórias espirituais, e tem aquele que só sabe ver o lado negativo das pessoas e das coisas, pode ter certeza, ele não está no centro da vontade de Deus. Que você e eu não sejamos assim!

Hoje… esteja disposto para se colocar no centro da vontade de Deus para a sua vida!

www.cristo.at

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião