O caminho errado que parecia certo

Neste texto, vemos a história de um homem chamado Elimeleque, tomando uma decisão que mudou a sua vida, a vida de sua esposa e de seus filhos. O livro de Rute corresponde à época dos Juízes, e nesta época, não havia Rei em Israel, o povo fazia o que bem entendia e agia da forma que eles achavam correto.

A Bíblia diz que, “na época em que os Juízes julgavam a terra, houve fome em Israel”. Foi neste período de fome que Elimeleque tomou a decisão de se mudar para a terra de Moabe.

A Bíblia diz que ele escolheu sair da terra de Israel e mudar-se para um outro país em procura de alimento e socorro.

A princípio, esta decisão parecia ser correta, mas não foi. Muitas vezes, quando nós enfrentamos momentos de lutas ou quando a fome bate em nossa casa ou quando os negócios não vão bem, nós somos obrigados a tomar decisões em nossas vidas que , nem sempre, serão as melhores, pois, são decisões precipitadas, e nós iremos sofrer as conseqüências das decisões que tomamos hoje, no dia de amanhã.

Elimeleque vendo a situação do país, a fome, pegou sua esposa e seus filhos e foram para Moabe, onde havia muita idolatria, um local de pecado, onde as pessoas adoravam a um deus que não era O Deus verdadeiro.

Quando você tem uma decisão a tomar, você deve pensar MUITO BEM nesta decisão. Qual é o melhor caminho para a sua vida.

A mudança geográfica não significa que os problemas vão terminar. Mudar de casa não vai resolver o problema. Mudar de cidade não vai resolver o problema. Mudar de igreja não vai resolver o problema. Pensar em fugir, não resolverá o problema. Deus não quer que tomemos a decisão de agir desta forma. Deus não quer que tomemos decisões precipitadas. Nós temos que ser sábios.

Este tipo de problema aconteceu com Abraão. A Bíblia diz que Deus falou a Abraão: “olha, eu darei para ti esta terra, para você habitar nela”. E houve fome na terra e Abraão saiu e foi para o Egito pensando: “bom, eu vou fugir da fome. Deus tem outro caminho, onde estou, está difícil. Eu vou fugir”.

Nem sempre estas mudanças serão o melhor de Deus para a sua vida. Você precisa orar muito antes de tomar uma decisão, você precisa consultar a Palavra, e perguntar a Deus o que você deve fazer. Você deve, às vezes, aceitar a opinião dos pastores e dos líderes que estão sobre a sua vida, e que, muitas vezes, têm mais sabedoria do que você. No entanto, você deve analisar tudo pela Palavra e tomar a atitude certa. Muitos perdem a benção do Senhor em suas vidas por tomarem a atitude errada. Buscam o caminho errado, fazem negócios que Deus não mandou fazer e vão para lugares que Deus não mandou ir, e depois choram e reclamam pensando que Deus não os abençoou.

“O homem pode fazer planos mas a resposta final vem de Deus”. Você tem que descobrir quais são os planos de Deus para a sua vida, pois, do contrário você vai fracassar.

Elimeleque tomou uma decisão.

Salmo 33: 18-19
“Mas os olhos do Senhor estão sobre os que o temem; sobre os que esperam no seu constante amor, para livrar as suas almas da morte, e para os conservar vivos na fome”.

Se você obedece a Bíblia e se consagra a Deus, esta palavra é para você.

No dia da fome Ele vai suprir as suas necessidades e você não precisará mudar de lugar para ver as bênçãos de Deus, Ele te alcançará.

Elimeleque não percebeu e não entendeu a voz de Deus.

Salmo 37: 18-19
“O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias maus; nos dias de fome se fartarão”.

O Senhor é responsável por suprir as suas necessidades. Podem vir os planos econômicos, a crise, a fome, o desemprego, mas Deus diz que vai guardar a sua vida e te suprir em meio a crise e fome. Você deve confiar no Senhor, na Sua palavra e não desanimar e nem voltar para trás, mas permanecer firme.

É fácil confiar em Deus quando tudo está bem, não é verdade?

Deus quer nos ensinar a confiar nele quando os nossos olhos não vêem nenhuma solução para os problemas. É crer para ver a glória de Deus.

A Bíblia diz em Deuteronômio 11:13 – “Diligentemente”.

Se você obedecer a Deus ele te abençoará. Mas, a Bíblia diz que se o povo se desviar e for atrás dos ídolos, Deus irá fechar os céus e a chuva, e a terra não dará o seu alimento e, consequentemente, virá a fome sobre a terra.

A fome e a seca vêm sobre uma nação quando ela é idólatra. Quando uma nação coloca alguma coisa à frente de Deus; não apenas uma estátua de um santo, mas até mesmo pessoas, objetos e passam a depender mais dessas coisas do que de Deus, Ele diz que ficaria irado contra aquele povo, e haveria fome e seca, e as pessoas iriam sofrer as consequencias de sua desobediência.

Naquela época, cada uma fazia o que achava mais reto, e cada um fazia a seu modo. Sobreveio a fome e Elimeleque, que era judeu, deveria confiar em Deus e ficar naquela terra.

Não tome decisões apenas por que as situações estão complicadas. Antes de decidir qualquer coisa pergunte a Deus, ore e derrame o seu coração e a sua vida diante de Deus. Ore, jejue, levante de madrugada e gaste tempo em oração, pergunte a Deus qual a decisão que você deve tomar. Diga a Deus: “Senhor eu não quero tomar a decisão errada, eu quero andar na tua palavra’; e se você for sincero, Deus vai falar com você de uma maneira tremenda.

Deus pode falar por meios que, muitas vezes, não são os meio convencionais. Deus fala através da Palavra, através de um irmão, por profecias, por sonhos, por revelações, por palavras de conhecimento, visões e de diversas formas. O mais importante é que você ouça a voz de Deus para a sua vida.

Porque as decisões erradas trazem problemas

A mudança de Elimeleque parecia, à princípio, uma mudança de residência e, com sinceridade de coração, ele pensou que o melhor caminho seria ir para Moabe. Elimeleque morreu e, anos mais tarde, seus dois filhos também morreram (v. 3). Eu não quero dizer que ele morreu porque foi para Moabe; mas também não vou dizer que não, pois, ele pode ter morrido por outra causa. No entanto, a Bíblia declara que logo após a mudança, ele morreu e que alguns anos depois, seus filhos morreram. Por uma decisão que o pai tomou, a família inteira sofreu as conseqüências. O marido é o sacerdote da casa, é o ministro de Deus em seu lar e as decisões que ele tomar, afetarão a vida de seus filhos e de seus netos. Tenha o temor de Deus em sua vida e tome as decisões corretas. O homem morreu e sua esposa ficou desamparada, sozinha longe de seu povo e tudo isso porque Elimeleque ficou com medo da fome. Elimeleque tinha planos, tinha sonhos. Você pode sonhar, mas muitas vezes não é o sonho que Deus tem para a sua vida. O que Deus quer é que você sonhe planos dEle para a sua vida. Tenho visto pessoas tomarem decisões erradas e sofrerem na vida, levando com eles suas esposas e seus filhos. Muitas vezes, alguém perde tudo o que tem porque fugiu da terra que Deus tinha para ele. Meu irmão, muitas vezes Deus permite que a fome venha sobre o país, para que você confie mais nEle e não nas circunstâncias. O medo do diabo e da crise, não é de Deus. Esta não é a decisão que você tem que tomar. Muita gente morre cedo por decisões erradas. Deuteronômio diz que você deve ensinar o seu filho a estudar a Palavra desde pequeno. Mas, muitas vezes, nos esquecemos da Bíblia e lá no quarto ao invés da Palavra, está a fotografia de uma banda de rock qualquer ou de um ídolo da novela.

Há muitas caminhos que ao homem parecem corretos mas, o fim deles são caminhos de morte.

Tome cuidado nas decisões que você toma. Se forem decisões radicais, preste atenção, ore, consulte a Deus, fale com irmãos maduros, não seja precipitado, seja humilde. Deus vai falar com você e então, você tomará a decisão certa que irá mudar a sua vida.

As decisões que você toma podem deixar a vida de seus filhos uma benção ou levá-los a perdição. As palavras que você fala, podem ser de benção ou de destruição. A semente que você semeia, o estilo de vida que você tem em casa, o modo como você trata a sua esposa, o modo como você, homem, fala no trabalho com seus amigos e o modo com que você trata dos assuntos espirituais, vão afetar a vida de seus filhos e vão trazer benção ou maldição sobre a sua casa. Você é o sacerdote da casa. Deus colocou na sua mão uma chave que fecha a porta para o diabo agir. Deus te deu autoridade, use-a com sabedoria. Muitos maridos entregam seu lar ao diabo, e deixam seus filhos assistirem qualquer coisa na TV. Muitos pais não aceitam que seus filhos levem bronca na escola, quando eles fazem coisas erradas. Estas decisões vão afetar a sua vida, e nós não queremos estas coisas em nossas vidas.

Qual foi a ambição de Elimeleque?

Elimeleque queria um futuro seguro.

O ser humano quer segurança em relação ao amanhã. Não é errado querer segurança. Deus quer que você tenha carro, caderneta de poupança e muitas outras coisas.

Mas, muitas vezes, as pessoas têm uma preocupação demasiada com estas coisas e, quando vem alguma situação que contraria ou abala esta segurança, elas ficam preocupadas e começam a olhar para as circunstâncias e se esquecem de Deus.

A lição que Deus quer nos dar é que, no tempo de fome, Ele é o nosso Deus e Ele nos dá segurança a cada dia de nossas vidas.

Muitas vezes, nós vivemos em circunstâncias que não sabemos o que fazer, mas tenha certeza de que se você for fiel ao Senhor, Ele te ajudará. Deus nunca vai desamparar a sai vida. Ele vai socorrer você no tempo da fome e da dificuldade. Não fuja da vontade de Deus nos dias difíceis. Se você está desempregado, esta é uma palavra de Deus para a sua vida: fique firme confiando no Senhor, que Ele irá suprir as suas necessidades. Fique firme na Bíblia. Talvez o tempo de fome venha para querer destruir a sua vida, mas Deus está contigo. Creia em Deus!!!

Noemi não tinha mais razões para ficar na terra e, pelo motivo de estar em Moabe, perdeu o momento da visitação de Deus em sua terra.

Deus visitou o seu povo e eles não estavam lá (Vs. 6).

Muitas vezes isto acontece, pessoas saem fora da vontade de Deus e perdem a visitação de Deus em suas vidas. Porque é certo que, um dia, Deus vai visitar o Seu povo.

O povo de Israel clamou ao Senhor e Deus ouviu o seu clamor, e desceu e salvou o Seu povo.

Meu amado, quando clamamos a Deus, Ele sempre está disposto a salvar o Seu povo e sempre ouve do céu a nossa oração. Se você está na terra da fome, você deve clamar a Deus e ele te responderá.

Lance as suas ansiedades, aquilo que tira o teu sono, aquilo que te preocupa e te deixa nervoso e apreensivo. Confie no Senhor.

Olhe para as aves do céu porque o teu Pai as sustenta. Ele te sustentará. O teu Pai te sustentará.

Fique firme na palavra de Deus para a sua vida e não tome decisões precipitadas. Consulte a Deus, vá para o teu quarto e não decida na dúvida.

Não coloque a sua vida e a vida de seus filhos em risco. Aprenda a confiar, esperar e ouvir o Senhor.

Comentários

comments

Contribua com sua opinião