O que uma esposa espera de seu marido

O casamento é uma instituição em que duas pessoas se propõem a compartilharem suas vidas em função de alcançarem uma unidade maior e mais perfeita.

As metas que Deus planejou para a sociedade conjugal jamais serão atingidas se não houver primeiro uma compreensão clara das diferentes responsabilidades que tocam a cada um dos cônjuges.

A Palavra de Deus, assim diz: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo”. I Coríntios 11:03. No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem independente da mulher. Porque como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.

É interessante notarmos que a Bíblia fala ser “o marido o cabeça da mulher…”. O cabeça é aquele que lidera. Mas que tipo de liderança o esposo deve apresentar em seu lar, para que o mesmo seja repleto de felicidade e amor?

1 – Convivência

O marido deve procurar passar tempo com a esposa, para aprender a conhecê-la como a pessoa especial que é. Conhecer profundamente todas as sutilezas e nuances de temperamento, para poder fazer uso desse conhecimento em benefício da própria esposa. Através da convivência, o esposo poderá descobrir quais são as necessidades básicas de sua esposa e satisfazê-las dentro do possível.

2 – Exemplo

Uma liderança eficaz requer que o líder dê o exemplo, não exigindo dos seus nada que ele mesmo não esteja disposto a fazer. O marido que já tiver demonstrado amar a esposa, sabe que poderá contar com ela para fazer por ele o que tenha feito por ela. Se ele a servir, será servido; se ele a amar, será amado; se ele coloca os interesses dela antes dos seus, verá que ela fará o mesmo por ele.

3 – Comunicação

O marido deve separar tempo para comunicar-se com a esposa, para expor a ela as coisas íntimas que vão em seu coração, seus sonhos, seus anseios para si mesmo e para a família. Para tanto, é preciso que tenha metas, saiba o que quer para os seus, compartilhe tudo isso com a esposa, para que esta possa ajudá-lo a definir e a levar a cabo a sua parte neste ideal. Lembre-se de que a comunicação é uma via de mão dupla.

4 – Divisão de Responsabilidades

O marido atencioso é aquele que procura dar a oportunidade a esposa para que ela se desenvolva como pessoa, para benefício dela e seu próprio, pois feliz será o marido de uma esposa realizada e capaz. A boa liderança consiste exatamente no reconhecimento da potencialidade de cada um dos liderados, na utilização máxima desse potencial. Com isto, todos se beneficiam, e o lar é enriquecido.

5 – Transmita Segurança e Amor

A segurança é algo extremamente essencial na vida de uma esposa, para que ela possa ser feliz e tenha condições de transmitir felicidade aos seus. Portanto, ela precisa sentir que tem um esposo comprometido com o casamento, com os filhos, com a família, enfim, esposo comprometido com o ninho. A esposa precisa sentir que tem ao seu lado um esposo que a ame e que transmita amor.

Passos práticos que o ajudarão a demonstrar amor:

* Expresse constantemente e audivelmente o amor que sente por ela.

Muitas vezes o marido acha difícil entender a necessidade que a esposa tem de ouvi-lo confirmar com palavras o sentimento que tem no coração.

* Expresse, através de ações, o cuidado que merecem as necessidades dela.

Uma massagem no pescoço cansado e dolorido, uma mãozinha inesperada com alguma tarefa dela, podem falar mais alto que mil palavras. Mas não se esqueça que as palavras dão aquele toque especial e indispensável.

* Procure demonstrar de maneira prática que ela é o ser humano que ocupa o primeiro lugar em sua vida.

Mostre-lhe que suas opiniões são respeitadas, mesmo quando não forem aceitas. Nos conflitos, ela deverá poder contar com seu apoio, pois você deixou até pai e mãe para unir-se a ela.

* Trate-a com cortesia e com ternura.

Ela será o reflexo do modo como a tratar. Se quiser ter uma rainha por esposa, terá que tratá-la como tal.

* Expresse freqüente e generosamente sua apreciação e admiração.

São tantas as coisas que ela faz por você e por sua família, que esta dedicação não pode ser passada em branco. Se realmente ela representa algo em sua vida, então, expresse.

* Jamais use comparações para tentar mudá-la.

Especialmente no caso de compará-la a outras mulheres, isso pode produzir uma terrível mágoa e sentimentos de falta de valor próprio. Lembre-se de que sua esposa é uma pessoa especial e diferente das outras pessoas e mulheres. Ela será uma pessoa muito melhor se, ao invés de criticar seus pontos fracos, você encorajá-la a desenvolver suas qualidades.

* Não a critique na frente de outras pessoas.

Se houver algo que ela precisa corrigir, espere pelo momento certo, quando vocês estiverem a sós, e então, diga-lhe o que tens para dizer, mas com brandura e amor.

www.devocionais.com.br

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião