O vale dos ossos secos

Enfatizar: “Colocarei o meu Espírito dentro de vocês, e assim vocês voltarão a viver…” (v. 14)

– Os fatos contidos no livro de Ezequiel situam o ministério do profeta no começo do exílio babilônico, entre os anos 593 a 570 aC. O profeta Ezequiel, fazendo da Babilônia o seu palco de acontecimentos, analisou a queda e a restauração da nação de Israel.

– Ezequiel era de família sacerdotal, possivelmente da linha de Zadoque. E ele manifesta grande familiaridade com Jerusalém, onde passou os primeiros anos de sua vida e como templo do Senhor.

– Antes da queda de Jerusalém em 586, ele era principalmente um pregador do arrependimento e do juízo. …. A um povo rebelde, inclinado para a idolatria, e susceptível ao ambiente pagão, ele trouxe constantes advertências.

– Aos seus desesperados ouvintes, depois da queda de Jerusalém ele veio a ser um consolador, um arauto da salvação, um expositor da necessidade da religião interior, um profeta do reajuntamento e o que previa a restauração divina do Templo, dos cultos e da terra para um Israel redimido e purificado.

– O profeta Ezequiel tem sido chamado de “O PRIMEIRO DOGMÁTICO DO VELHO TESTAMENTO”, “O CALVINO DO VELHO TESTAMENTO”, “O MAIS INFLUENTE HOMEM EM TODO O CURSO DA HISTÓRIA HEBRAICA”, “O PROFETA DA RESPONSABILIDADE PESSOAL”… – Enfim, alguém que estude com seriedade o livro de Ezequiel pode ver facilmente que tais alusões podem se aplicar ao sacerdote, profeta e pastor que foi Ezequiel.

– Escrevendo como um sacerdote sob a antiga aliança, descreve o Templo renovado, os sacerdotes e o sistema sacrificial como meio através dos quais Deus entra em relacionamento com o seu povo redimido.

– Logo após o profeta Ezequiel descrever a volta do povo de Deus à sua terra, dá-nos a impressão que DEUS dá a ele uma visão macabra: “A visão de um vale de ossos secos”. O que na verdade trata-se de uma visão e de uma lição!

– Se o profeta foi levado ao lugar onde estavam os ossos vistos em visão, ou se ele teve a visão em sua casa mesmo não sabemos, e isso pouco adiantaria. …… essa ossada era a ossada do exército de Israel, morto há muitos anos antes e que ninguém mais se lembrava …. Mas DEUS traz à memória do Profeta essa situação!

– A lição era clara: a nação desapareceu e virou um monte de ossos secos, sem vida e sem esperança. – E Assim como um monte de ossos pode voltar à vida, pelo poder de DEUS, assim também poderia aquela nação reviver.

– E ao contemplar os ensinamentos deste capítulo compreendemos que os ossos reviveram e a nação igualmente reviveu! Coisas de Deus! … porque só ELE tem poder para fazer tais coisas…

– Quem poderia, com os olhos da história, esperar que a Nação Judaica, dispersa pelos quatro ventos da terra (porque há judeu em toda a parte do mundo hoje) pudesse voltar um dia à Palestina?

– Isso é alguma coisa jamais vista ou imaginada. Todas as grandes nações antigas desapareceram, mesmo estando em suas terras. Portanto ninguém podia esperar que esta gente, já na sua vigésima geração, pudesse um dia voltar a Palestina! (v. 14 – “Colocarei o meu Espírito dentro de vocês, e assim vocês voltarão a viver”)

– ….. Uma vasta literatura foi publicada nos últimos séculos a respeito do retorno dos Judeus à sua terra. ……. E em 1948 a Organização das Nações Unidas votou criar o Estado Judaico e a despeito do ódio eterno dos árabes, Israel lá esta e de lá não sairá mais, esperando a vinda do seu Messias.

– v. 2 “ELE me obrigou a andar entre os ossos: havia um número muito grande de ossos, todos eles sequíssimos”. Para que o Profeta se convencesse de que eram muitos e estavam mesmo ressequidos e sem qualquer esperança de vida, DEUS fê-lo dar umas voltas ao redor dos ossos…

– E então DEUS pergunta ao Profeta: “Filho do homem, você acha que esses ossos poderão voltar a viver?” E o profeta volta-se para DEUS: “Senhor! … só o Senhor pode saber tal coisa”. – v. 4: Então ELE me disse: Profetize a esse ossos secos! – … E o profeta vira-se para aqueles ossos e diz: OSSOS SECOS OUÇAM A MENSAGEM DO SENHOR!!!!!!

– E DEUS declara ali que iria fazer entrar o espírito em cada um dos mortos e eles viveriam. Porque DEUS sabe onde estão os espíritos de todos os bilhões de mortos e pode chamá-los a qualquer hora, e eles vem, cada qual em busca do seu corpo desfeito no pó da terra. E esta é a lição da DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO!

– vv. 5/6 – “Farei a vida entrar novamente em vocês! Colocarei músculos, carne e pele sobre vocês, e depois lhes darei vida novamente. ASSIM VOCES SABERAO QUE EU SOU O SENHOR”. – v. 14: “Colocarei o meu Espírito dentro de vocês, e assim vocês voltarão a viver…”

– E Esta esperança não é apenas para os judeus, mas para toda a cristandade igualmente, porque a ressurreição dos judeus faz parte da ressurreição de todos os cristãos.

– Porque há 2000 anos JESUS nasceu numa pequena vila Palestina chamada Belém. Ou seja, a PALAVRA (que é o próprio DEUS) se tornou um ser humano! Habitou entre nós e nos revelou uma NOVA VIDA que DEUS quer restaurar em cada um de nós!!

– Portanto uma das lições desse texto é a ESPERANÇA BASEADA NO PODER DE DEUS. … Se DEUS enviasse o profeta ao meio de pessoas doentes, EZEQUIEL talvez pudesse sugerir vários medicamentos e tratamentos para elas.

– Entretanto DEUS coloca o profeta no meio dos mortos, e não apenas isso, mortos há muito tempo, com seus ossos sequíssimos diz a Bíblia! E isso é um quadro que nos mostra o fim dos recursos naturais e humanos. Aparentemente é o fim de tudo. …. Mas os recursos divinos ainda não se esgotaram!

– Quando tudo parece perdido DEUS ainda tem solução. Isso nos faz lembrar o caso de Lázaro irmão de Marta e Maria. Jesus chegou quatro dias depois do seu sepultamento. …. Parecia tarde demais, mas para DEUS não era, e ele foi ressuscitado!!!

– Aquele vale cheio de ossos desarticulados e misturados também pode nos mostrar a desorganização de uma vida sem DEUS! Desorganização nos sentimentos, nos negócios, nos objetivos, na família, na moral, nas finanças ….. — Na verdade muitas pessoas hoje são verdadeiros mortos-vivos! Já sepultaram seus sonhos e ideais!

– E DEUS diz ao profeta: “Filho do homem, profetize a esses ossos secos e diga-lhes: OUÇAM A MENSAGEM DO SENHOR!” – A PALAVRA DE DEUS (que um dia se tornou ser humano), … A PALAVRA é o remédio para o problema do homem. É através da PALAVRA DE DEUS, a Bíblia, pregada e ensinada, que os mortos espirituais viverão outra vez.

– Hebreus 4.12 nos diz que a PALAVRA DE DEUS é viva e comunica vida. Portanto aqueles que recebem de bom grado essa PALAVRA serão por ela transformados, vivificados, restaurados, renovados, e derramarão sobre si as bênçãos do SENHOR!

– E JESUS te chama hoje para restaurar, renovar e assim cada osso vai encontrando o seu lugar no corpo. Isso pode ser usado de forma aplicada para dizer que cada pessoa vai encontrando seu lugar no Corpo de Cristo que é a Igreja. Vai encontrando sua razão de viver, sua missão, seu objetivo de vida, sua alegria…

– Poderão esses ossos viver novamente? A resposta do Profeta Ezequiel dá-nos a certeza que nenhum ser humano tem capacidade para fazer tal obra… Se DEUS pode ELE pode, Se DEUS não pode, ninguém pode!!! ……

– Se você tirar um Raio X da sua vida agora, é possível que muitas coisas sejam parecidas como um vale de ossos secos. Talvez esteja ai dentro de você muitos sofrimentos, dor, desesperança, traumas, depressão, desilusão, solidão, incerteza quando o futuro, medo da vida depois da morte…..

– O v. 10 nos informa que o fôlego da vida atingiu aqueles ossos: “Eu chamei o espírito , como o Senhor tinha ordenado. E os corpos ganharam vida, e se levantaram! Eram muitos, tantos que podiam formar um grande exército!”.

– Quando acaba a nossa esperança, quando acaba a nossa força, quando acaba o nosso fôlego, isso não significa dizer que não há mais nada a ser feito.. – v.14: “Colocarei o meu Espírito dentro de vocês, e assim vocês voltarão a viver…” – DEUS esta dizendo que você pode estar morto, mas ELE quer restituir a vida a você: uma NOVA VIDA, um novo fôlego, uma nova razão, um novo valor…

– A Bíblia diz que JESUS foi aliança que firmou um novo pacto com aquele povo. Ela diz também que hoje JESUS é a aliança entre você e DEUS: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai a Deus a não ser por mim” –

– Portanto, JESUS te chama hoje! Se a sua vida se encontra como um vale de ossos secos, ele quer hoje renovar você, ELE quer restaurar você. ELE quer firmar aquela aliança entre você e DEUS que foi marcada pelo sangue que ELE derramou por você na cruz e uniu você a DEUS…

– Eu lhe convido a se derramar diante de DEUS hoje …..

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião