Pessoas que deixam Deus nauseado

Este trecho de Apocalipse é a última carta que João escreve, ditado por Jesus, admoestando e incentivando os crentes daquelas igrejas. Laodicéia era uma cidade muito rica. Contam os registros históricos que no ano 14 d.C., ela foi destruída por um terremoto, mas por ser uma cidade rica, conseguiu se reconstruir sem ajuda externa. Era também uma cidade conhecida por ter uma produção de lã de ovelhas negras. Ali também produzia-se um remédio para os olhos, um colírio que era muito conhecido na região. É por isso que o texto menciona a riqueza da igreja, o colírio, a necessidade de comprar de Deus roupas brancas. Mas o que é mais interessante é que a cidade não possuia água de qualidade. Então dependia de aquedutos que vinham de cidades vizinhas. Em Hierápolis, que distava 10 km de lá, havia água quente que saia da terra, provavelmente por ser uma região vulcânica, mas quando a água chegava a Laodicéia já estava morna. Da cidade de Colosso, que ficava a 15 km, a água era fria, mas chegaria morna a Laodicéia. A água morna era algo que os habitantes daquela cidade não apreciavam. Jesus usou isso como ilustração para lhes transmitir uma mensagem. E que aprendemos?

1. Em primeiro lugar, pessoas que deixam Deus nauseado são pessoas que dizem conhecer a Cristo, mas não têm vida de testemunho. (v. 15) Aquilo que você crê deve ser manifestado nas suas atitudes. A comparação com a água morna é algo que as pessoas de Laodicéia conheciam muito bem. Eles reclamavam da água morna. Ser “morno” é comparado ao que diz que crê, mas não age como alguém que crê. Digamos que você precisasse de um cirurgião para lhe operar a cabeça. Então aparece esse médico que diz conhecer tudo sobre cirurgia de cérebro, mas que nunca fez uma cirurgia. Você deixaria que ele abrisse a sua cabeça? Acho que não. Assim é aquele que diz que crê em Cristo, mas não vive a sua fé em Jesus. Pode saber muito, mas é inútil.

2. Pessoas que deixam Deus nauseado são pessoas que não reconhecem a sua própria condição diante de Deus. (v.17) O versículo 17 mostra qual era o pensamento daquelas pessoas. Elas achavam que tinham tudo, que não precisam de nada, talvez nem mesmo de Deus. Não reconheciam o seu pecado. É como o Rei Davi que cometeu um adultério e forçou a morte do marido de sua amante. Ele achava que um súdito que roubou uma ovelha era pior de que ele. O pecado cega o homem a ponto de ele achar que o pecado dos outros é sempre maior do que o seu próprio.

3. Há solução para as pessoas que deixam Deus nauseado. Elas precisam abrir seus olhos para a realidade. (v.18). Então Jesus pede em sua carta que aqueles membros da igreja de Laodicéia usem o colírio de Deus, não o colírio que era vendido naquela cidade. Eles precisavam abrir os olhos para a realidade da situação precária espiritualmente falando em que eles viviam.

4. Elas precisam ser disciplinadas por Deus. (v.19). E ai daquele que se diz salvo, que peca e não recebe a disciplina de Deus. Por que isso demonstraria que ele não é filho de Deus. O verso 19 diz que Deus disciplina a quem ele ama. Aquela igreja, apesar de todo o seu pecado, era amada por Deus. Você e eu podemos esperar a disciplina de Deus ao pecarmos. É assim que Deus irá demonstrar o seu amor.

5. Elas precisam deixar Cristo entrar em suas vidas. (v.20) Veja o que diz o versículo 20! É Cristo apelando para que a igreja o deixe entrar! Um outro título para esta mensagem seria “A igreja que deixou Cristo de fora”. E ele não força a entrada. Ele quer ser convidado a fazer parte da sua vida. Uma igreja sem Cristo, é como uma noiva que embarca para a lua-de-mel sem o noivo. Que esta igreja não seja uma noiva sem o Noivo!

6. Finalmente, as pessoas que deixam Deus nauseado, depois de resgatadas, serão vencedoras com Cristo. (v.21) Depois de toda esta palavra dura de admoestação que Jesus manda João escrever para aquela igreja, Ele deixa uma mensagem de esperança. Ele promete um lugar no seu reino para aqueles que se arrependem e deixam Cristo entrar em suas vidas; deixando de ser mornos. Eles então passam a ser agradáveis ao Senhor em suas vidas.

Faça essa oração comigo agora, se você realmente deseja deixar que Cristo faça a diferença em sua vida:

Senhor, não quero ser “morno” para ti. Quero ser alguém em quem o Senhor tem prazer. Ajuda-me a vencer! Em nome de Jesus, amém!

www.cristo.at

Comentários

comments

Contribua com sua opinião