Preparando o caminho do Senhor

Introdução
João Batista foi chamado para uma missão muito especial: preparar o caminho do Senhor. Ele veio antes de Jesus para anunciar e testificar que alguém maior do que ele (João), deveria vir ao mundo e que este seria o Salvador de todos os que nele cressem. Que papel importante e que tremenda responsabilidade a de João Batista!
Transição:
Nestes dias que antecedem o Natal e durante a nossa existência, devemos assumir a função de João Batista. Nós fomos chamados das trevas para a maravilhosa luz de Cristo, a fim de anunciar as grandezas do Senhor. As nossas vidas também preparam o caminho para a vinda de Jesus a muitos corações. De que maneira preparamos o caminho do Senhor?

1. Nós preparamos o caminho do Senhor vivendo uma vida honesta e justa no meio de uma geração corrompida pelo pecado.
A. A sociedade em que João Batista viveu era corrupta em todos os níveis: moral, política e principalmente religiosa. Nos dias de João Batista, havia mais de 6 mil fariseus que exerciam autoridade sobre Israel.
B. As nossas atitudes e os valores que cremos são atitudes e valores do reino de Deus e nós devemos evidenciá-los todos os dias de nossas vidas.
C. Esta vida justa é fruto de um sincero arrependimento, que significa “pensar de modo diferente”. Os conceitos do mundo, não são os nossos; os padrões do mundo, não são os nossos.
D. A Bíblia mostra que é possível este tipo de vida: Noé, Daniel, Maria, Paulo são alguns exemplos de pessoas que apontaram o caminho do Senhor.

2. Nós preparamos o caminho do Senhor falando sobre ele e suas maravilhas.
A. Não podemos deixar de testemunhar sobre tudo quanto temos visto e ouvido, com respeito a Jesus. Com as nossas bocas, nós declaramos que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador da humanidade. Com ele, é chegado o reino de Deus.
B. A pregação de João apontava para basicamente 3 coisas: o reino, a justiça e a condenação. Quando nós experimentamos o arrependimento, nós temos condições de pedir aos outros que façam o mesmo. Nós mudamos e vivenciamos as maravilhas de Deus.
C. Quando alguém pedir para você falar da esperança que está no seu coração, você está preparando o caminho do Senhor.
D. Nós fazemos parte do reino de Deus e os valores deste reino transformam a nossa existência.

3. Nós preparamos o caminho do Senhor demonstrando ao mundo que somos dependentes de Cristo e da sua graça.
A. Nós viemos aqui para servir e como servos dependemos inteiramente da graça de Deus em nós. João disse: “Não sou digno de levar-lhe as alparcas”. Esses deveres eram dados aos escravos mais vis.
B. Pedimos sempre que Deus não aparte de nós a sua graça. Devemos pedir, em humildade, que Cristo cresça e que nós diminuamos.
C. Devemos ter consciência, também, de que muitas das nossas ações atrapalham a vinda de Jesus aos corações das pessoas. Os tão somente freqüentadores de igrejas, que não são convertidos, são potencialmente pessoas que atrapalham o avanço da expansão do Reino de Deus.
D. “Sem mim, nada podeis fazer”, disse Jesus.

Conclusão:
Preparar o caminho do Senhor, é privilégio e responsabilidade nossa. Comece na sua vida, a partir de hoje, em todas as suas atitudes a apontar para Cristo o Senhor.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião