Semeadura e ceifa

1) O PRINCÍPIO DA SEMEADURA E CEIFA

a) O natural – Gn 8:22, “Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite”.

b) O espiritual – Gl 6:7, 8, “7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.

2) LEIS DA SEMEADURA E CEIFA

a) Colhemos o que plantamos

b) Colhemos na proporção que plantamos – 2 Co 9:6, “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará”.

c) Há um tempo entre a semeadura e a ceifa – Mc 4:26-29, “26 Disse também: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, 27 e dormisse e se levantasse de noite e de dia, e a semente brotasse e crescesse, sem ele saber como. 28 A terra por si mesma produz fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga. 29 Mas assim que o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa”.

d) Devemos perseverar em plantar boas sementes – Ec 11:6, “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas”.

e) Devemos arrancar as sementes ruins antes que germinem – Ec 3:2, “Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou”.

3) TIPOS DE SEMEADURA

a) Palavras – Pv 18:21, “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”. Ver ainda Mc 11:23, “Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito”.

b) Atitudes

c) Ações – At 9:16, “pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome”. Ver ainda Gl 6:7-9, “7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.

d) Financeira – 2 Co 9:6, “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará”.

4) CONCLUSÃO

a) Nosso casamento será o que decidimos que será.

b) Temos hoje o que plantamos ontem, e teremos amanhã o que estamos plantando hoje.

c) Deus não faz acepção de pessoas. Há casais que estão sendo mais abençoados e vivendo melhor porque decidiram isto – Dt 30:19, “O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião