Soberania de Deus

“Você não precisa ter medo porque Eu sou o seu DEUS. Eu lhe darei forças. Eu vou ajudar e manter você em pé, firme, com a minha vitoriosa Mão Direita”
(Isaias 41.10)

-Não sei de você já ouviu falar sobre o “Princípio Antrópico”?! PRINCIPIO ANTRÓPICO é um assunto controvertido e discutido entre os intelectuais hoje em dia. – O princípio antrópico implica que, ao olharmos para o mundo que nos cerca, pareceria, pelo menos à primeira vista, que o universo, de certa forma, foi planejado, preparado e arquitetado para sustentar e nutrir a vida humana.

-Esse conceito que prevalece no mundo da ciência e da filosofia secular, não se originou entre os cristãos eruditos. MAS a evidencia aponta de maneira tão esmagadora para este evidente planejamento do universo, que é virtualmente inegável pelos peritos de todas as classes religiosas e não-religiosas.

-E isso tem levado os céticos a correr em busca de algum tipo de explicação natural para este fenômeno aparentemente sobrenatural. Ou seja, a ciência procura provas na natureza para tentar se esquivar de um fenômeno sobrenatural, divino e obviamente criacionista!

-Veja alguns fatos concretos do PRINCIPIO ANTRÓPICO que deixa os intelectuais com a pulga atrás da orelha:

1. Se a média da distancia entre as estrelas fosse um pouquinho maior, planetas como a terra não teriam sido formados. Se fosse um pouquinho menor, as órbitas planetárias necessárias para a vida não teriam ocorrido.
2. Se a proporção de carbono para o oxigênio fosse um pouco diferente do que é, nenhum de nós estaria aqui para respirar.
3. Se modificarmos um pouquinho a inclinação da terra em uma direção nós congelamos. Se inclinarmos um pouquinho em outra direção e todos seres humanos ficariam torrados.
4. Suponha que a terra ficasse um pouco mais perto ou mais longe do sol, ou fosse apenas um pouco maior ou menor, ou girasse a uma velocidade diferente da que gira neste momento…. – A qualquer uma destas modificações feitas, a temperatura sofreria uma variação tal, que aniquilaria toda a humanidade.

-Portanto irmãos, a lição que os intelectuais da ciência estão extraindo do PRINCIPIO ANTRÓPICO é que alguém prodigioso (ou seja, sobrenatural) deve ter criado as coisas exatamente certas para que eu e você pudéssemos estar aqui para desfrutar a vida. – Resumindo: a ciência moderna aponta para o fato de que nós realmente somos importantes para DEUS!

-Esta semana ao ler essas informações sobre o PRINCIPIO ANTRÓPICO e começar a desenvolver a nossa reflexão, me veio à mente uma das respostas que Jesus deu aos Fariseus que tentavam apanha-lo dizendo alguma coisa errada e que servisse de motivo para poder prende-lo. E no diálogo, JESUS diz assim: (Mateus 22:29) “O erro de vocês é causado pela sua ignorância das Escrituras e do poder de Deus”.

-“Quiçá” ….. esta é uma expressão erudita que já não usamos mais. Com certeza a Bíblia Viva não traria esta expressão, mas traria de uma maneira coloquial, caseira. Então, se porventura, acaso, “quiçá” os intelectuais da ciência pudessem conhecer e crer nas Escrituras e no poder de Deus! …. com certeza muitas frustrações intelectuais já teriam sido banidas.

-Porisso, vamos então às Escrituras. ABRA SUA BÍBLIA EM SALMOS 8:1-9 (Aliás este foi o salmo lido pelo primeiro astronauta quando estava pisando na lua). Veja que declaração fantástica:
(ler)…

-Irmãos o livro de Salmos foi escrito por volta do 10o. Século antes de Cristo. Sabe lá o que é isso? Um tempo onde não havia computador, não havia avião, não havia jornal, não havia combustível, não havia naves espaciais, …. o cara não tinha nem luneta para olhar o universo… (Ah! como os intelectuais do planeta precisam conhecer a Escrituras e o poder de Deus!).
-Quando eu olho os Princípios Antrópicos e comparo-os com o que o Salmista diz também no capítulo 19 eu fico maravilhado. Significa dizer que há mais de 3.000 anos as Escrituras já desvendava os “Princípios Antrópicos”. Veja irmãos o que o Salmista diz no capítulo 19:

(Ler – Salmos 19:1-6).

-Assim é irmãos que agora precisamos voltar ao texto inicial e minha oração é que você saia do santuário esta noite sem ter a mínima dúvida de que “O Senhor está contigo. ELE é o teu Deus que te fortalece e te ajuda você com a sua destra fiel”

Ler juntos – ISAIAS 41:10

-Deus se dirige ao povo através do profeta e uma palavra de encorajamento direta e forte entra em cena: Não há necessidade de temor nem de desmaio, pois EU o DEUS de Abraão continuo sendo o seu DEUS. Porisso o SENHOR no v. 13 volta a dizer: “Eu, o Senhor seu Deus, estou segurando fortemente a sua mão direita e prometo – Não tenha medo porque eu vou ajudar você”.

-Semana passada na reunião do Grupo de Apoio Ministerial irmã Djanira trouxe uma palavra sobre o “Olhar do Senhor sobre nós” e na sua reflexão ela citou o texto do Profeta Zacarias 2:8, onde o anjo estava declarando ao povo de Deus: “O Senhor da Glória me enviou para lutar contra as nações que os oprimiram porque quem faz mal a vocês, toca na menina dos olhos do Senhor”.

-A ciência esta descobrindo que DEUS planejou e arquitetou o universo de uma maneira tão peculiar para sustentar e nutrir a vida humana. E quando o texto bíblico revela as palavras do próprio DEUS dizendo que somos a menina dos seu olhos, a gente pode descansar nas promessas de DEUS que diz ao seu coração esta noite: “Não temas. Não tenhas medo. Eu estou segurando a sua mão direita. Eu lhe darei forças. Eu vou ajudar e manter você em pé. Eu o escolhi e não vou abandona-lo”.

-GILEADE era uma região a leste do Rio Jordão, de onde era exportado um remédio famoso no mundo antigo. Porisso o profeta JEREMIAS no capitulo 8, verso 22 se refere ao Bálsamo de Gileade. O profeta faz as seguintes perguntas: “Porventura não há balsamo em Gileade? Ou não se acha lá médico? Porque pois não se realizou a cura da filha do meu povo?”

-E quando gente transforma este símbolo da cura física para a cura espiritual, criando aqui uma metáfora, porque o bálsamo era uma substancia dotada de propriedades medicinais, curadora, restauradora….

– … e então exprimindo isso metaforicamente, podemos transformar o texto de Isaias 41:10 “não temas, porque eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou teu Deus, eu te fortaleço, eu te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça” na seguinte metáfora:

HÁ UM BÁLSAMO EM GILEADE
HÁ UNÇÃO EM GILEADE
HÁ UM MÉDICO EM GILEADE
HÁ REMÉDIO EM GILEADE

E nós encerramos esta parte do culto nos preparando para celebrar a Ceia do Senhor, cantando e orando:

-“BÁLSAMO DE GILEADE: Vem sobre nós para curar e
restaurar a Filha de Sião”
-“BÁLSAMO DE GILEADE: Vem sobre nós para nos sustentar
com a destra da sua justiça”.

Cântico: O bálsamo de Gileade.

Oração.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião