Superando o Fracasso

Precisamos aprender a ver o fracasso por um aspecto positivo. Wiliam James disse que “nós podemos mudar nossas vidas alterando a nossa atitude mental”. Salomão nos exorta: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena”(Pv 24.10). Paulo nos ensina que a nossa forma de pensar determina a nossa vida. Santificação começa na mente: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8). Paul J. Meywr diz: “A vida é 10% daquilo que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isto”.

O fracasso faz parte da vida de qualquer pessoa. Ele é inevitável e inerente a natureza humana. Ele não é um inimigo, uma “maldição hereditária”, um acontecimento irreversível ou definitivo. Considere o fracasso como o prêço ou uma taxa que você paga pelo progresso. Davi declara: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (Sl 34.19)

John Maxwell apresenta algumas razões porque as pessoas fracassam:

1. INCAPACIDADE DE LIDAR COM PESSOAS

Para J. Maxwell, uma pessoa precisa de quatro coisas para ser bem-sucedida: RELACIONAMENTOS, EQUIPE, ATITUDE E LIDERANÇA. Todas elas estão ligadas ao relacionamento interpessoal. E cada vez mais as pessoas estão encontrando dificukdades em ser gente. A igreja é constituída por pesoas complicadas que tem dificuldades de iniciar e manter um relacionamento equilibrado. T. Roosevelt disse: “O ingrediente mais importante da fórmula do sucesso é saber como se dá bem com pessoas”.

2. ESTAR NO LUGAR ERRADO

Deus tem um plano ou um propósito para as nossas vidas. Este plano envolve missão, tempo e local. Precisamos ser a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo.

Uma pessoa no lugar errado é um problema. A Bíblia nos ensina acerca do profeta Jonas. Ele fugiu do propósito de Deus e enquanto fugia, ele era um problema. Ele confessa aos seus companheiros de barco, em meio a uma grande tempestade: “porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade (Jn 1.12).

3. FALTA DE SONHO OU OBJETIVO

Deus criou cada pessoa com um propósito. Jesus conquistou pessoas para atingir um objetivo. Paulo confessa: “Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus… Prossigo para o alvo…” (Fp 3). Sucesso é viver no propósito de Deus. Infelizmente, muitos não pensam assim. Don Marquis reconhece:

“Em nosso mundo as pessoas não sabem o que querem, mas estão dispostas a tudo para conseguí-lo”.

4. FALTA DE FOCO

Focar é priorizar. É colocar “em primeiro lugar”(Mt 6.33). Observe que prioridade relaciona-se com o uso do tempo. É como disse P. Meyer: “O seu tempo é subordinado às suas prioridades, porque o que você escolhe fazer, você criará tempo para fazê-lo” (P. Meyer). Muitos fracassam por causa da dispersão.

5. FALTA DE COMPROMISSO

Compromisso é dedicação e envolvimento. Quando um objetivo é priorizado exige-se dedicação. Jesus delara que onde estiver o nosso tesouro ai estará o nosso coração. Pense no seu último fracasso: Você parou porque fracassou ou fracassou porque parou. A Bíblia declara: “Tudo quando fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”. (Cl 3.23).

6. INDISPOSIÇÃO PARA MUDAR

A inflexibilidade é o maior inimigo do sucesso e das realizações. As pessoas fracassam porque não estão dispostas a mudar.

Somente Deus é imutável e somente Ele é perfeito e auto-existente. A mensagem fundamental do Evangelho é o “arrependimento”, isto é, Deus exigindo de cada um a mudança de mente, sentimentos e hábitos. A vida cristã é caracterizada por um andar em “novidade de vida” (Rm 6.4).

7. A MENTALIDADE DO CAMINHO MAIS CURTO

A vitória pertence aos que mais perseveram. Evite e desconfie dos caminhos fáceis.

Cortar caminho revela impaciência, falta de auto-disciplina e, muitas vezes, caráter.

Lembre-se do ensino de Jesus sobre o caminho estreito versus o caminho largo. O caminho escolhido determina o resultado no final. A Bíblia exorta: “Corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hb 12.2). O sucesso é para aqueles que perseveram no caminho certo.

8. CONFIAR APENAS NO TALENTO HUMANO

A Auto-confiança é boa até não se tornar em soberba. A soberba leva a pessoa a superestimar o seu valor e a sua competência. A causa básica do fracasso é a soberba. Salomão dia que a soberba precede a ruína. Paulo diz: “Não pense de si mesmo além do que convém…” (Rm 12.3 com Gl 6.3).

A habilidade ou o talento humano só produz êxito com a bençáo de Deus. A dependência de Deus é o segredo do sucesso. “DAVI LOGRAVA BOM ÊXITO EM TODOS OS SEUS EMPREENDIMENTOS, POIS O SENHOR ERA COM ELE”. (1 Sm 18.14).

O ano 2006 será cheio de realizações e fracassos. Encare os fracassos como algo natural que faz parte de uma jornada de sucesso.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião