A eficácia do evangelho

Vamos continuar a aprender com a epístola aos Romanos, se você por ventura não esteve aqui no domingo passado, é importante você saber que falamos sobre o poder do evangelho, vimos como o evangelho é poderoso para transformar seu maior perseguidor em seu maior divulgador e defensor.

Hoje nós vamos além um pouco e vamos ver acompanhando o raciocínio do apóstolo Paulo, escritor desta carta aos Romanos, que o evangelho além de poderoso, é eficaz…há eficácia no evangelho, há fruto concreto na vida daqueles que são alcançados com o evangelho…

Quem atenta para estas palavras não apenas muda de religião, não apenas troca de credo, Quem atenta para estas palavras não apenas encontra uma turma legal, ou passa a fazer parte de um clube qualquer. Quem atenta para estas palavras não apenas passa a ter uma mente diferente ou acumula novas idéias

Não, não!!! Quem da ouvidos a estas palavras passa por mudanças radicais, passa por uma verdadeira revolução em sua escala de valores.

Quem atenta para estas palavras, produz efeito onde passa, deixa rastro, inala o bom aroma de Deus, influencia ambientes, intriga os céticos, amolece o coração dos enrijecidos pela incredulidade…

Quem é alcançado com o evangelho de Jesus Cristo, é alcançada pela maior verdade do universo e está comprometido com esta causa para toda a eternidade!

Isso mostra sua eficácia. Existe um resultado na vida de todos aqueles que são tocados por esta mensagem. Vamos ver alguns aspectos que surgem na vida daquele que é alcançado pelo evangelho…

Quem é alcançado pelo evangelho assume-se devedor!!

Rm 1:14 Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes!

Paulo teria muitos motivos para resistir qualquer coisa que se relaciona-se com o evangelho!! Paulo teria receio de dizer qualquer coisa a favor desta “mensagem” que ele mesmo tentou exterminar…

Roma era o símbolo do orgulho e do poder imperial, e foi a ela que ele reconheceu sua dívida ao afirmar..”Eu sou devedor..” O orgulho deste homem estava vencido!!!

O orgulho de Paulo estava nocauteado!!! Meus irmãos eu creio que aqui começamos a ver a eficácia do evangelho. O Poder do Ev. é mostrado nas grandes coisas, nas grandes batalhas vencidas, no grande debate do areópago em Atenas, nos duelos em Éfeso com os encantadores…

Mas a eficácia eu percebo nas pequenas coisas…no que talvez muitos considerem como : detalhes…Aí eu vejo a eficácia, o efeito esta no dia a dia, o poder da mudança esta aonde seu resultado se faz presente…

Sou devedor, Tenho dívidas, Não sou suficiente, Sou incompleto, Sem os sábios eu estaria perdido, Sem os simples eu estaria perdido, Tenho aprendido com todos!!!

Este orgulho nocauteado nos mostra um homem rendido a Deus e conhecedor de si mesmo!!! Isso porque o orgulho talvez seja o ultimo guerreiro a cair dentro de nossa fortaleza interior que resiste a Deus…

Sl 10: 4 Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus.

Is 2:17 E a altivez do homem será humilhada, e o orgulho dos varões se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia.

Quando vejo o orgulho saindo do foco da vida de alguém vejo o evangelho mostrando sua eficácia nessa vida…

Paulo apóstolo sente-se movido a compartir aquilo que recebeu, ele foi de tal forma transformado pelo poder do evangelho que se sente agora um devedor para com o mundo e isso mostra a eficácia deste evangelho

Muitos acreditam em alguma coisa, Muitos acreditam muito em muitas coisas, Muitos acreditam que o que eles acreditam é a coisa mais importante do mundo…

Mas poucos são os que se movem para tornar aquilo que eles acreditam relevante para o mundo, e estes são aqueles que verdadeiramente crêem que aquilo que eles têm é eficaz.

Paulo era um desses, ele, com sua vida demonstrou a eficácia do evangelho.

Ele saiu pelo mundo demonstrando isso, ele se lançou em lutas, em perseguições, foi torturado, mal tratado, espancado, desnudado, humilhado, simplesmente pelo fato de que este evangelho foi eficaz em sua vida!!!

Tantas filosofias existiram e existem neste mundo, mas

Qual foi a eficácia demonstrada na vida daqueles que pregaram a doutrina socialista? Mexeu com a história por um tempo, sacudiu o mundo por uma época, muitos morreram por esta causa crendo que ela seria a solução para a humanidade!!!

E apesar de nós admitirmos o valor e a relevância deste pensamento, apesar de sabermos que ele poderia ajudar a humanidade de certa forma…

Somos testemunhas que esta mensagem foi incapaz de mover os corações humanos, foi incapaz de sacudir e deter o orgulho, foi incapaz de gerar um coração livre, nós somos testemunhas da falência deste sistema…Mesmo que discutíssemos seu valor…Constatamos que ele não foi eficaz para transformar o Ser Humano

Somos testemunhas e o mundo o é desde há muito que o sistema capitalista da mesma forma não conseguiu demover o coração humano da gana de ter…Somos testemunhas, apesar de sua hegemonia hoje, que este sistema escraviza o ser humano e lhe tira a dignidade quando promove a luta entre as partes pela prevalência do mais forte…

Nós temos sido testemunha de que as filosofias orientais, apesar de seu valor, da mesma forma são incapazes de tomar o mundo e de transformá-lo desde dentro…

Nós temos sido testemunhas que as diversas religiões, ao longo da história não têm conseguido sucesso em refazer a estrutura humana e demove-la desta praga que é o sentimento de orgulho e de auto-suficiência…

Presenciamos na história certos avanços, mas todos eles temporários.

Por isso creio que o evangelho é eficaz.. Porque foi este evangelho que mexeu com a estrutura da humanidade, foi este evangelho que dividiu a história da humanidade em duas partes distintas.

Porque foi este evangelho que nos últimos 2.000 anos da história levou homens e mulheres e continua levando-os a reconhecer suas fragilidades e darem um golpe fatal na auto-suficiência

Porque foi este evangelho que levou Paulo a assumir-se devedor…

Paulo se apresenta aos coríntios mostrandoa eficácia do evangelho em sua própria vida, sua credencial não pé a função que ele ocupava, os cargos que ele liderava…mas a vida que ele vinha levando com Cristo e o resultado disso em sua vida

4 Antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, 5 em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns, 6 na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça à direita e à esquerda, 8 por honra e por desonra, por má fama e por boa fama; como enganadores, porém verdadeiros; 9 como desconhecidos, porém bem conhecidos; como quem morre, e eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10 como entristecidos, mas sempre nos alegrando; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo.

Se você foi alcançado com o evangelho você é um devedor para o mundo….pela eficácia do poder de Deus

Paulo aos Colossenses deixa isso muito claro 1:27-29

27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; 28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; 29 para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.

Portanto saiba que o evangelho é eficaz, ele trará resultado em sua vida, ele trará implicações em sua vida, ele fará parte de sua vida e será tão importante para você como o ar que você respira…

O Evangelho foi eficaz na vida de Paulo e dos apóstolos, ele se mostrou eficaz pela obra realizada, pelo mundo sacudido com esta mensagem, o evangelho não era o delírio de uma mente insana!

O evangelho não faz parte do campo das suas idéias apenas, ele faz parte de sua vida visceralmente, ele se manifesta no nosso dia a dia

Vejo ainda a eficácia do evangelho no fato de que :

Quem é alcançado pelo evangelho se torna um destemido

1:15 De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma

A leitura mais atenta desta expressão, estou pronto nos levará um sentido maior do que simplesmente ” me preparei e agora estou pronto para fazer o exame…” por exemplo…

O texto vai nos levar a um sentimento de ansiedade por fazer algo, desejoso de uma maneira voluntária a realizar uma tarefa pela qual se sente responsável.( devedor)

Por outro lado nos leva também a imaginar alguém dizendo : Roma, grande Roma chegou a sua hora de crescer e de conhecer mais do evangelho de Deus… e eu estou aqui para fazer esta obra…

Esta é a idéia que temos quando lemos I saias 6:8

8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

A idéia é de prontidão. Quem é alvo do amor de Deus pelo evangelho se torna destemido . Jesus disse

Jo 14:27 não se turbe o vosso coração , nem se atemorize

Lc 12:11 quando, pois, vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.

Ele mesmo nos preveniu para sermos destemidos…E a eficácia do evangelho se mostra quando aqueles que levaram e levam sua bandeira arriscam suas vidas, entregam seus dias, expõem sua existência, sacrificam suas famílias e se lançam na pregação deste evangelho de paz

A vida de Paulo é a maior prova deste destemor e de sua eficácia…ele via o evangelho como sabedoria divina e está pronto para viver e morrer por ele

13 Então Paulo respondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus..

Paulo tinha a convicção de que nada poderia afasta-lo de Deus e de Seu amor Rm 8 :37-39

37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.

38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Então dentro de um raciocínio assim porque temer, temer o quê… Rm 8:31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

O evangelho é eficaz porque ele gera uma coragem e um destemor incomum a qualquer situação…A loucura para os homens explicada aos coríntios é a sabedoria de Deus…

Que destemor não deveria ter alguém que se lança a pregar e está pronto e ansioso para anunciar uma mensagem

Que era tida como total delírio e loucura pelos Gregos…a mensagem do evangelho não batia com nada que ninguém cria…

Somente um poder sobrenatural, somente um poder incomum , somente o Deus do universo, o criador de todas as coisas para dar a esta mensagem o poder que ela ganhou e levou o mundo a se render diante dela…

Paulo era destemido porque ele cria neste poder

Paulo era destemido porque ele teve uma experiência pessoal com este poder

Paulo era destemido porque ele sabia em quem tinha crido e assim afirma a Timóteo 1 :12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Finalmente eu creio que o evangelho é eficaz porque quem é alcançado pelo evangelho não se envergonha do evangelho!!

16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Estou imaginando aqui o sinédrio em Jerusalém, a liderança maior da nação judaica, estou imaginando que estes homens que um dia foram companheiros de Paulo, que um dia estiveram associados a ele na missão de destruir a fé cristã…

Estou imaginando agora os Gregos em Atenas, os sacerdotes em Éfeso, os líderes da filosofia helênica, os estóicos, os hedonistas, os discípulos de Sócrates ou de Platão..

Estou imaginando estes e outros cidadãos recebendo as notícias a respeito da pregação e do avanço do evangelho na Europa e no Israel dominados pela filosofia grega e pelo império romano

Estou imaginando seu pensamento e talvez algumas expressões de suas conversas..Algo assim:

Aquela mensagem do nazareno parece estar crescendo não…Mas alguém poderia perguntar: quem esta levando ela adiante, quem esta propagando esta fé…Esse povo não tem vergonha desta bobagem não?

Daí sim vejo Paulo surgindo em cena e dizendo : não me envergonho do evangelho!!!! é poder de Deus!!!

É o evangelho que traz salvação, É o evangelho que tem trazido mudança, É o evangelho que tem trazido dignidade, É o evangelho que tem felicidade, É o evangelho que tem movido este continente, É o evangelho que tem completado as pessoas, Porque então iria eu me envergonhar do evangelho de Deus!!!

Qual o motivo de eu me envergonhar do evangelho? me dê um e eu serei o primeiro a deixar esta história e cuidar de minha vida!!!

Posso me envergonhar dos cristãos? posso

Posso me envergonhar da Igreja? Posso

Posso me envergonhar dos líderes? Posso

Mas como posso me envergonhar do meu Senhor, que levantou esta bandeira por minha vida e por amor de mim ?

Qual foi o SH, por mais revolucionário que tenha sido neste mundo que disse vou morrer para lhe dar vida?

Como posso me envergonhar de algo que tem trazido vida a minha vida, que tem feito o sol brilhar em minha existência?

Como posso me envergonhar de algo que tenho visto curar enfermos da alma do corpo e do espírito?

Como posso me envergonhar de algo que nos últimos 2.000 anos revolucionou a história deste planeta?

Como posso me envergonhar do evangelho de Deus ?

Não eu não posso, não eu não posso..porque me envergonhar do evangelho seria ter vergonha de mim mesmo!

Pois então eu fico com a bravura dos que viveram e morreram por esta causa

Eu fico com a coragem dos que desafiaram os poderosos com esta mensagem

Eu fico coma ternura e a simplicidade daqueles que mostraram a eficácia do evangelho através de sua vidas

2Tm 2:12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará…

Portanto foi importante para nós percebermos o porque da eficácia do evangelho, e me permita dizer que ele pode ser eficaz em sua vida hoje…

O verso 17 em sua parte final vai concluir e lhe dizer como viver tudo isso, ou seja, pela fé! E a fé é a certeza das coisas que não se vêem

Que Deus nos abençoe

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião