A palavra de Deus é eterna

INTRODUÇÃO:

A palavra Bíblia é de origem grega, e está na forma singular. O seu sentido, porém, é plural e significa, literalmente, livros . Isto porque, na realidade, a Bíblia não é só livro, mas uma seleção de livros ou uma pequena biblioteca, num só volume.

NARRAÇÃO:

Paulo no verso 10 está dizendo que Timóteo tinha seguido de perto o ensino, no procedimento, no propósito, na sua fé e na longanimidade, no amor e na perseverança; ainda diz que ele havia sofrido várias perseguições mas Deus o livrou, e todos que forem viver piedosamente em Cristo Jesus será perseguido; no verso 14 diz a Timóteo, para permanecer naquilo que em ele ensinou e de quem foi inteirado, desde pequeno, Timóteo sabia a sagrada letra, porque as Escrituras são divinamente expirada por Deus para o ensino, para repressão e correção, para que todo o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa alma.

TEMA :

Porque a Palavra de Deus permanece para sempre?

I-A Bíblia ela é viva

“Fostes regenerados, não da semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente” I Pedro 1:23; ou seja, quando nós ouvimos a Palavra de Deus o Espírito Santo trabalha em nosso ser para nós voltarmos ao Pai, e aí que vem a regeneração depois a conversão.

Mas como pode a Palavra de Deus ser viva?

Eu pego a minha Bíblia e ela não faz nada. Fica parada, simplesmente. Será que as páginas são vivas, a tinta, ou o couro?

Vejamos o que não está vivo, ou melhor, aquilo que está morrendo. As coisas no nosso mundo estão mortas ou morrendo. Corrupção, destruição, decadência – são estas coisas que nos cercam. A morte reina neste cemitério com todos caminhando para o fim. As pessoas costumam dizer: “Estou gozando a vida”, mas na realidade estão decaindo a cada dia que passa, porque toda a carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva e cai a sua flor; ( I Pedro 1:24).

Em contraste com o que reina no mundo, a Bíblia é inesgotável, inextiguível e geradora de vida. O sistema mortal do mundo não pode atingi-la, não consegue anular a sua validez, deteriorar sua realidade ou demolir sua verdade.

Cuidado! Está viva.

A Bíblia está viva

Está viva em si mesma, vive em perene vigor. Em qualquer geração e idade, toda pessoa que lê a Bíblia encontra vida e vigor. Se nós lermos um texto várias vezes vamos ver que este texto tem vários ensinamentos de formas diferentes. Sabe de uma coisa? Estes livros ainda contém mistérios que nós não saberemos aqui na terra. Cada vez mais nós lemos e ficamos deslumbrado a tanta novidade!

Outra razão pela qual dizemos que a Bíblia vive é devido à sua atualidade. Você já folheou seus velhos livros de escola? A maioria está desatualizada. A ciência continua a fazer novas descobertas e novos livros são produzidos, no entanto, a Bíblia jamais se desatualiza.

Ela discerne os corações; possui uma percepção interior surpreendente. Por vezes, quando estamos em pecado ao ler a Bíblia, quase morremos de vergonha.

A Bíblia é uma espada afiada de dois gumes que discerne os pensamentos e os propósitos do coração ( Hebreus 4:12).

Revela exatamente aquilo que somos. É por isso que aqueles que desejam permanecer no erro não a lêem, acabam sendo descobertos seus pecados. Estas são algumas das razões pelas quais dizemos que a Palavra de Deus é viva em si mesma.

II- A Bíblia transmite vida.

Não apenas a contém, mas a transmite. O maior poder de qualquer organismo vivo é a capacidade de reproduzir vida espiritual. Mas a Palavra de Deus é viva e reproduz. Tiago 1,18 nos diz: “Pois o segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade…” A Palavra de Deus é que faz isso. O Espírito Santo utiliza-se da Palavra para produzir novo nascimento. A única forma de se tornar filho de Deus é ser gerado pela Palavra. Em João 1:12 diz: Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feito filhos de Deus, a saber, ao que crêem em seu nome. Para nós participarmos como filhos de Deus temos que conhecer a Jesus Cristo e como vamos ficar conhecendo o nosso Senhor e Salvador? É somente pela Palavra de Deus e esta transmite a vida.

Consideremos a parábola do semeador em Lucas, no oitavo capítulo. A Palavra de Deus é a semente espalhada pelo mundo; quando cai ao lado do caminho é logo arrebatada pelo diabo, para que as pessoas não creiam e sejam salvas. Qual é o único ingrediente no qual as pessoas precisam crer para a salvação? É a Palavra.

Outra prova de que a Palavra é essencial para o processo de regeneração pode ser demonstrada através de João 6:63,”O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que vos tenho dito são espírito e são vida”.

III – A Bíblia sustenta a vida espiritual

A vida exige alimento, e a Palavra de Deus é esse alimento. Pedro disse: “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que ele por vos seja dado crescimento para a salvação”. (I Pedro 2:2).

Como nós, quando bebezinho, não podíamos viver sem leite, assim devemos desejar alimento que nos faça crescer espiritualmente. Afinal de contas, nós já vimos que a Palavra de Deus pode vivificar-nos, suster-nos e transformar nossas vidas, então deseje-a, você já experimentou a Palavra; agora alimente-se dela.

Muitos cristãos não desejam ardentemente a Palavra; como resultado, são fraquinhos, franzinos, desnutridos. Há outros lugares em que a Bíblia fala de si mesma como sustento:

” Achadas as Tuas palavras, logo as comi, as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos.”(Jeremias 15:16).

Paulo lembra a mesma coisa a Timóteo, vista de outro ângulo: “Expondo estas cousas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido”( I Timóteo 4:6).

O alimento do cristão é a Palavra de Deus; precisamos também crescer para finalmente podermos comer carne.

Irmãos, a Palavra de Deus tem que ser estudada, tem que ser honrada, amada e obedecida.

ESTUDE-A: Espero que como Apolo, você se torne poderoso nas Escrituras (Atos 18:24). Quando Jesus abriu e explicou as Escrituras aos dois discípulos no caminho para Emaús, eles comentaram “Porventura não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho nos falava, quando nos expunhas as Escrituras?” (Lucas 24:32).

À medida em que nós estudamos as Escrituras, você poderá “se apresentar aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar que maneja bem a Palavra de Deus” (II Timóteo 2:15).

HONRE A PALAVRA: Os cidadãos de Éfeso honravam a estátua de Diana porque acreditavam que ela tivesse caído do céu da parte de Júpiter. Assim, adoravam a feia, grosseira e horripilante imagem. Mas uma coisa inteiramente bela veio-nos do céu, da parte de Deus – Sua preciosa Palavra – mais valiosa do que ouro e rubis (Provérbios 3:14-15).

AME A PALAVRA DE DEUS: Dê a ela do seu tempo e de sua atenção, como você faria com qualquer outro objeto de estimação.

” Quanto amo sua lei! É a minha meditação todo o dia,” diz o salmista (Salmo 119:97). Será que você pode dizer isto?

OBEDEÇA A PALAVRA DE DEUS: Faça o que ela nos diz. A comunicação com Deus não é opcional, nem ligo ao qual você se submete se tem vontade. É obrigatória. O grande reavivamento do tempo de Neemias ocorreu quando os homens vieram ao sacerdote e disseram “Trazei o livro”(Neemias 8:1). Renove seu coração permitindo que a Palavra de Deus dirija a sua vida.

Estas cinco sugestões permitem que você empregue a Escritura em sua vida; no entanto, há cada reflexão existe um novo tesouro de crescimento espiritual. Cada uma é baseada nesta Escritura – é o princípio da Palavra de Deus.

CONCLUSÃO:

Logo que chegamos ao conhecimento do que vem ser a Palavra de Deus e o quanto é importante para nós; basta agora, desfrutamos daquilo que Ela pode nos proporcionar, principalmente praticando os ensinamentos daquele cujo é o centro: Jesus Cristo.

“Portanto quem ignora as Escrituras, ignora Cristo.”

Hoje em dias por muitas vezes nos rendemos as coisas do mundo e deixamos de lado a Palavra; com tudo o que aprendemos e vemos de exemplo, podemos e devemos dar uma maior importância a Bíblia.

Podemos constatar que todos os meios aqui explanados se tornaram parte do nosso dia a dia se queremos uma intimidade maior com a Palavra temos que colocá-los em prática, por mais difícil que seja a tarefa.

Comentários

comments

Contribua com sua opinião