A salvação é um dom de Deus através da graça de cristo ou pelas obras?

INTRODUÇÃO: A partir desse versículo percebemos o fato significante sobre a salvação: a salvação é
um “DOM” de Deus através da graça de Cristo. (Rm 6.23).

I – COMO ALCANÇAMOS ESSA GRAÇA?
– Não é pelo o que fazemos ou deixamoss de fazer, mas, por meio da fé no que Cristo fez por nós no
grande plano divino da redenção que alcançamos essa graça.

II – NÃO DEVEMOS ASSOCIAR SALVAÇÃO A BOAS OBRAS.
– A Bíblia ensina que boas obras e boaa conduta são importantes naturalmente. Mas todas as nossas boas
obras e boa conduta são como trapo de imundícia diante da graça de Deus. Como está escrito em Is 64.6.
Por isso nunca poderiam nos salvar, se pudessem, não precisaríamos desta graça de Deus.

III – GRANDE ERRO RELIGIOSO.
– Pensamos erroneamente que de alguma forma nós podemos conquistar a salvação por meio daquilo que
fazemos. Mas, não é trabalhando, nem sendo religioso, nem através de boas obras de caridade ou sociais,
como querem viver algumas denominações atualmente imitando o sistema desse mundo. Nem tão pouco,
através de merecimento próprio que alcançamos a salvação, como ainda pensam alguns cristãos devido a
tradição religiosa do sistema em que ainda vivem. Vejamos uma pequena ilustração para melhor esclarecer
este fato:
Certa feita perguntei a um cristão: “Você é salvo?” Ele respondeu: “Estou tentando ser”. Eu disse para
ele: “Não quero ser vulgar, mas você é um homem ou um rato?” Ele respondeu: “Sou homem”. Perguntei:
“Como você chegou a ser homem?” Ele respondeu: “Já nasci assim”. Eu falei: “É do mesmo modo que
você chegou a ser salvo”. Você é salvo no momento que nasce de novo através da graça de Cristo, por
meio da fé que lhe é imputada na hora em que você ouve a pregação do Evangelho da graça de Cristo,
como está escrito em Romanos 10.17. Sabe por que ocorre isto? É porque a salvação é um “DOM”,é um
presente dado pelo próprio Deus através da sua misericórdia a quem ele quer, como está escrito em
Romanos 9.18. Isto ele o faz independente do que você é ou faça ou venha deixar de fazer. Mas,
exclusivamente daquilo que Cristo fez na cruz do Calvário por você. Quando disse: “ESTÁ
CONSUMADO”. É justamente por isso, que a salvação é pela graça, caso contrário estaríamos anulando
essa graça e cairíamos no grande erro do sistema religioso como nos adverte o Apóstolo Paulo em
Romanos 11.6, onde diz: “Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é
graça”. E prossegue em Gálatas 2.21 com a mesma doutrina: “Não faço nula a graça de Deus; porque, se
a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão”.

CONCLUSÃO: Esqueça o que a mídia e o sistema religioso têm falado. E creia no que está escrito. Porque a fé de quem quer que seja, sem o conhecimento e o respaldo bíblico, não é fé, é puro fanatismo ou emocionalismo temporal. Porque a verdadeira fé é baseada nas Escrituras. A fé em Deus é a fé naquilo que ele falou, e ele só falou o que está escrito. A sua palavra é a única coisa que vai permanecer para sempre, como afirmou o Senhor Jesus em Mateus 24.35.
“Logo seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito…” “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é um “DOM” de Deus; não vem das obras para que ninguém se glorie” (Rm 3.4; Ef 2.8,9).
Portanto, comprometa-se com a graça que Deus reservou para você desde antes a fundação do mundo, como está escrito em Efésio 1.4. E passe a desfrutar de tudo aquilo que Cristo conquistou na cruz do Calvário para você, quando disse: “ESTÁ CONSUMADO”.

Comentários

comments

Contribua com sua opinião