Alguém lhe chama e quer falar com você

Introdução

Um dos significados do verbo chamar é: ATRAIR”, nós só chamamos alguém quando queremos comunicar-lhe algo e quando esse alguém está longe de nós ou, está perto, mas não está nos dando atenção. Toda chamada tem algum objetivo, em se tratando da chamada de Deus, existem dois tipos de chamada, a geral e a específica. Trataremos aqui da chamada geral de Deus.

I – EXEMPLOS DO CHAMADO DE DEUS NO PASSADO

O primeiro homem que Deus chamou foi Adão: “…E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: onde estás?” (Gn.3.9). Ele havia pecado, desobedecido o mandamento de Deus e se escondeu porque temia um encontro com Deus. Este o chamou porque queria falar-lhe sobre seu pecado. O Senhor tinha interesse em resolver o problema do pecado de Adão, por isso o chamou.

Deus chamou Noé porque queria preservar, através dele, renovar a sua criação tanto o ser humano como animais “…mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na Arca tu e teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo. E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, meterás na Arca, para conservares vivos contigo…” (Gn. 6.18,19).

Mais tarde, Deus chamou Abraão porque queria formar dele uma nova nação, uma nação especial que lhe fosse obediente e fizesse a sua santa vontade. “…Ora o Senhor disse a Abraão: sai-te da tua terra , e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E te farei uma grande nação, e te abençoarei…”

Jesus chamou doze homens dos quais fez apóstolos, porque queria que eles continuassem a pregar a sua palavra após sua ida para o céu (Mc. 3.13,14). Todos eles, exceto Judas o traidor, jamais se arrependeram de terem aceito o chamado de Jesus, serviram-no com fidelidade, dando testemunho dele com entusiasmo, até o fim da vida.

Chamou também Maria quando esta estava em profunda tristeza pela morte de seu irmão Lázaro “…e chamou em segredo a Maria sua irmã, dizendo: O Mestre está cá e chama-te…” (Jo. 11.28). Jesus a chamou porque queria consolá-la, Jesus, não só tem a palavra de consolo, mas também o poder para mudar as circunstâncias, revertendo as situações.

O cego Bartimeu estava à beira do caminho a mendigar, quando Jesus passava começou a clamar por misericórdia, Jesus parou e chamou-o “…E Jesus parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego dizendo: tem bom ânimo; levanta-te que ele te chama…” (Lc. 10.49). Jesus chamou-o porque queria curá-lo tanto da cegueira física como espiritual.

II – DEUS CONTINUA CHAMANDO AINDA HOJE

Em conseqüência da queda do homem no Jardim do Édem e seu distanciamento do criador, toda a humanidade se tornou desobediente e distante de Deus “…porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus…” (Rom. 3.23). E pelo seu amor ele chama a todos para uma reconciliação. Seu desejo em Ter o homem de volta em sua comunhão é tão grande que enviou seu único filho Jesus para chamar os homens ao arrependimento “…Porque eu não vim a chamar os justos. Mas os pecadores, ao arrependimento… (Mat. 9.13), para um concerto de paz …Porque ele é a nossa paz…” (Ef. 2.14). Ele está chamando você porque:

– Quer comunicar-lhe as coisas espirituais (Jo. 1.18; 17.26);

– Quer aliviar-lhe as pressões, e o peso que você sofre pela sua consciência e fazer você sentir a paz e a comunhão com ele (Mat. 11.28);

– Quer dar-lhe a vida eterna com ele (Jo. 6.37-40).

Aceite o chamado de Jesus, entregue-se a ele e você não se arrependerá.

Rev. João Batista Guimarães

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião