Cornélio abre sua casa para a Palavra de Deus

INTRODUÇÃO

Possivelmente a maior das declarações de Pedro como pregador e mais como judeu foi – RECONHEÇO POR VERDADE QUE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS…
– Para Deus nos mudar de atitudes antigas que temos contra pessoas, geralmente sem motivo (mesmo sendo Deus), não é fácil.
– Deus, porém tinha um plano (Ele tem), alcança pessoas – vidas – famílias. Sempre que atendemos nossas famílias não alcançadas.
– Mas Deus quer ensinar a seus filhos nessa busca do perdido, lições – barreiras que nós impomos – sociais – culturais – religiosas – raciais – e por isso não falamos (NÓS FALAMOS DO EVANGELHO A QUALQUER PESSOA?)

1. PEDRO ESTÁ EM JOPE / JAFFA – TEL – AVIV – casa de Simão curtidor (linda vista para mediterrâneo). Está ali já era um passo adiante (trabalho como tido como imundo).

2. CORNÉLIO ESTÁ EM CESARÉIA – duas, a de Felipe – nome Felipe – Tetrarca – vila situada na nascente principal do Jordão (pé do Hermon). Está é a bebida do mar mediterrâneo. Porto – Apoio do governo Romano – de tudo, restou mais inteiro um belo anfiteatro (tido como local de encontro de Pedro com Cornélio), grande local. Era também residência dos procuradores. Porta militar que protegia Jerusalém. Ali estava Cornélio.

3. CORNÉLIO NÃO TEM CONHECIMENTO DE PEDRO E VICE-VERSA. DEUS USA O SEU CANAL DE LIGAÇÃO PARA JUNTAR DOIS HOMENS JUSTOS – UM CONHECE O EVANGELHO – O OUTRO NÃO (NÃO BASTA SER BOM – É PRECISO CRER NO EVANGELHO) Ef 2.8-10 – Deus fala ao coração de forma simbólica e fala a Cornélio de forma direta. Vai lá, procura Pedro e manda chamar. A Pedro um lençol com animais tidos como imundo. Levante, mata e come. De modo nenhum – não chames de imundo ao que Deus purificou. Então chegam os enviados, narram tudo e PEDRO TIRA SUAS CONCLUSÕES.

4. PEDRO SE MOSTRA SENSÍVEL À VOZ DE DEUS E PARTE EM BUSCA DE QUEM PRECISA OUVI-LO – CORNÉLIO CHEIO DE FÉ NA VINDA DE PEDRO, prepara sua gente, sua casa, sua família seus amigos (se ele não viesse?) – PEDRO CHEGA E CORNÉLIO O RECEBE COMO UMA AUTORIDADE E SE INCLINA, MAS PEDRO NÃO ACEITA PORQUE ISSO É ADORAÇÃO E ESTA, SÓ A DEUS – O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO.

5. CORNÉLIO DIZ A CASA ESTÁ AÍ. TODOS QUEREMOS TE OUVIR. O QUE PEDRO DEVERIA DIZER AQUELAS PESSOAS?
– Não sei porque estou aqui, um judeu.
– Apesar de eu não tolerar vocês, mas Deus me mandou (que jeito?)
– Quem diria, eu em casa de um centurião romano, símbolo da opressão em Jerusalém, os algozes de Jesus

Veja o que ele diz – v. 34-43

CONCLUSÃO
– QUEM É DEUS? Não faz acepção. O que os homens tem feito? Pecado.
– Qual a resposta de Deus? Seu amor em nos salvar por meio de Cristo.
– Quem fez Cristo para provar isso? Deu sua vida falando – vivendo – amando e morrendo – ressuscitando.
– Que fazemos nós agora nesse plano? O que faço agora – vindo – expondo e proclamando / conclamando a entrega.
– Que fazem os amigos – aceitam e se voltam para ele.

www.ilustrar.com.br

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião