Deus, o Pai amoroso

“Continuou: certo homem tinha dois filhos…”Lucas 15: 11

Cada dia que se passa o homem tem perdido o referencial do que é ser pai. Muitos filhos, nunca conheceram ou jamais irão conhecer seus pais.

Creio que muitos não assumem sua função de pai, ou porque não tiveram um referencial de pai amoroso e responsável ou não se apercebem da real importância desta tão nobre missão de ser pai.

Ser pai é influir no destino da humanidade. Ser pai é deixar marcas de seu caráter em seus filhos e posteridade.

Não seria a causa determinante das infelicidades de muitos a falta da presença paterna?

Será que a presença de um pai amoroso, participativo, responsável, respeitoso e compreensivo numa família, evitaria o crescimento de filhos rebeldes, criminosos e infelizes?

Um pai virtuoso verdadeiro é muito importante para a estrutura psicológica da família e do mundo.

O QUE SE ESPERA DE UM PAI?

A segunda voz que o filho mais vai ouvir depois de nascer é a voz do pai, a primeira é a da mãe.

O filho aprende a amar aquela voz e a ter segurança de que mais alguém o ama, além de sua mãe.

O pai traz segurança, suprimento, amor, carinho, perdão; o pai traz autoridade e disciplina ( através do vozeirão; imprime termos, limites).

O pai é aquele que marca o relacionamento familiar não só pela sua figura de autoridade (delegada), mas levando a família à diversão, ao lazer e a descontração.

O pai é aquele que é um sacerdote (ou pelo menos deveria ser) do lar, um homem de oração, não um super homem que sozinho procura solucionar tudo, mas um homem de fé, de confiança no Deus que tudo supre ( Salmo 128).

Muitos filhos gostariam de abraçar seu pai, mas não podem. Ou porque já morreram ou porque estão distantes, ou não sentem liberdade de dizer: “ Pai eu te amo” , ou porque nutrem ressentimentos por ele.

Quantos pais têm uma enorme dificuldade de dizer: “ Filho (a) eu te amo; perdoa-me.”

Nós temos um referencial ideal de Pai: Deus o Pai de misericórdia e de Deus de toda consolação. “ Graça a vos outros e da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” II Coríntios 1: 2,3.

A visão do filho pródigo para com o seu pai em Lucas 15: 11: “Meu pai é um homem próspero e bom e eu estou passando fome. Pedirei perdão ao pai e certamente que me receberá de volta”. Mostrou confiança no pai que tinha.

Quantos filhos não têm essa confiança em seu pai?

Demonstrou boas recordações do seu pai, sabia que ele o perdoaria, e o alimentaria, um pai misericordioso e provedor. O filho, apesar de transgressor, era seu filho.

O bom pai sempre espera seu filho voltar (esperança), ficou cheio de compaixão, manifestou carinho e amor, suprindo-o em suas necessidades. VS 23.

Somos filhos de Deus ( essa é a nossa herança e confiança). O nosso Pai é o Deus amado. O nosso Pai é amoroso; perdoador; misericordioso; paciente. “ Como o Pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Salmo 103:13,14.

“ Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebeste o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebeste o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai, o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo: se com Ele sofremos, para que também com Ele sejamos glorificado.” Romanos 8:14-17.

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus. Por esta razão o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a Ele mesmo. Amados, agora somos filhos de Deus,…”I João 3:1,2.

Os filhos buscam um pai perfeito amoroso, carinhoso que os pegue no colo e ministre amor e atenção. O modelo de pai perfeito está em Deus. Como filhos, devemos ser agradecidos, e nunca deixá-lo de honrá-lo.

OS ATRIBUTOS DE DEUS PAI PARA CONOSCO

Criador: “ pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos…porque dele também somos geração. Atos 17: 28,” “ mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nos somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos”. Isaías 64:8.

Provedor: “ Ora, se, vos, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que esta nos céus dará boa coisa os que lhe pedirem.” Mateus 7:11.

Amigo e conselheiro: “ Pai meu, tu es o amigo da minha mocidade” Jeremias 3:4. “ Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz” Isaías 9:6.

Disciplinador: “ Filho meu, não menospreze a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por Ele for reprovado porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a que recebe…Hebreus 12: 5,6,8,11.

Redentor: aquele que perdoa as faltas de seus filhos, e faz com que suas falhas e fraquezas produzam o bem; aquele que salva. “ O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e benigno… quanto desta o oriente…como Pai se compadece…” Salmo 103: 8,12,13.

Consolador: aquele que tem cuidado de nós e nos consola nas horas da tribulação. “ Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus, o pai de misericórdia e o Deus de toda a consolação”. II Coríntios 1:3,4.

Defensor e libertador: aquele que tem prazer em nos proteger, defender e livrar. “ O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa…Salmo 91:1-3. Pai, é aquele que deseja livrar-nos de todos os deuses falsos, a fim de tornar-se o nosso Pai: “ Serei vosso Pai, e vós serei para mim filhos e filhas. II Coríntios 6:18, Pai dos órfãos ( viúvas) Salmo 68: 5,6, Pai de amor, “ porque o próprio Pai vos ama …“.João 16:27

Diz uma poesia de Terezinha Ritter: “Viver é caminhar, porque a vida é um caminho a percorrer, um único caminho, caminho cheio de surpresas, de encanto e de beleza, de dificuldades e de riscos, porque nós mesmos construímos o caminho a percorrer.”

Pai, você está construindo o caminho a percorrer. Teus filhos estão trilhando esse caminho e ainda irão trilhá-lo. A você pai, cabe uma grande responsabilidade: a de ser pai.

Nós temos um modelo de pai, o Pai amado, amoroso e carinhoso, que não obstante, o filho ter tomado uma decisão errada, estava pronto pra recebê-lo de volta, trocar sua roupa maltrapilha, colocar um anel no dedo, mandar fazer um banquete, e dizer: “Filho eu te amo, você é muito precioso para mim!”.

Fonte: http://missaoaupe.com.br/portal/sermao-deus-o-pai-amoroso-dia-dos-pais/

Comentários

comments

Contribua com sua opinião