Deus e o homem quem é o culpado pela fome.

Deus criou o homem para reinar.Gn.1:26.
O cuidado de Deus.Gn.1:28-30.
A fome é uma vergonha mundial. Se há uma coisa que Deus se ocupou em elaborar de maneira responsável, foi à capacidade de sustentação dos seres viventes na terra.Deus fez tudo com muita sabedoria.Gn.1:28-30;2:9.É inadmissível, contemplar pessoas morrendo por falta de alimento para saciar a sua fome, como tem sido nos pais subdesenvolvidos.A situação fica mais triste, quando é sabido que por diversos pais do mundo, são desperdiçados toneladas e mais toneladas de grãos que pariam saciar a fome de milhões de pessoas. O pior é que não aparece ninguém que tenha coragem de encabeçar um movimento serio para dar fim a essa vergonha crônica que é a fome. Diante desta miséria calamitosa, os homens que detém o poder, ficam assistindo de dentro do camarim.
Olhando para esse quadro cruel, surge esta pergunta: Deus e o homem quem é o culpado pela fome?

1. Será Deus o culpado?

Há principio, parece que a culpa está em Deus, por ser ele absoluto ou seja, ter tudo no seu controle. Sendo ele o governador de tudo, diria então que tudo que acontece no mundo (Kosmo), seria culpa dele. Mas não é bem assim, Deus ao criar o homem, deu-lhe livre arbítrio e poder para governar sobre a sua criação.Sl.8:4-8;Gn.1:28.
A partir desse momento, Deus entregou a chave da casa com tudo que nela existi para o homem administrar.
A quem pertence o mundo? O mundo pertence a Deus, por direito de criação, e pertence ao homem pelo direito de procuração que Deus concedeu-lhe para administra-lo.
Resumo dos dez mandamentos.Mc.12:30-31
A injustiça é condenada na Bíblia.Tia.5:1-4
Deus equipou a terra para sustentar o homem. A terra recebeu todos os nutrientes necessários para produzir alimentos e saciar a fome da raça.Gn2:9; Sl.104:14-15.
Até os animais tem seu sustento da terra.Sl.104:10-12. O senhor Jesus reconheceu essa providencia do criador a respeito dos animais.Mt.6:26-28.
Deus entregou ao homem a casa construída e a dispensa repleta de tudo quanto fosse necessário; para o homem administra-la, e aproveitar, vivendo bem.
Não houve da parte de Deus para com a sua criação nenhuma irresponsabilidade. Deus colocou tudo no mundo que o homem precisava para sua subsistência.
Entende-se então, que a questão da fome, não é irresponsabilidade de Deus como muitos querem atribuir, pois, pelo que diz as Escrituras Sagradas, Deus foi responsável ao criar o mundo. Criou-o de maneira organizada para que nada faltassem aos viventes. Se Deus não é o culpado pela fome, de quem é culpa?

2. Será o homem o culpado?

Deus ao criar o homem, criou-o a sua imagem e semelhança.Gn.1:26-27, isto quer dizer que o homem recebeu de Deus a capacidade de tomar direção própria, planejar o seu futuro, criar e administrar sobre o que foi criado e de amar o seu semelhante.
Além de todas essas dádivas que recebera de Deus, Deus ainda lhe confiou a chave da sua casa (o kosmo-mundo), para administra-la. Gn.1:28. Mas, infelizmente o homem tem deixado a desejar, pois, tem fracassado na sua administração.
O homem tem agido com injustiça para com seu semelhante. “Injustiça, é tirar aquilo que é do outro”.
A injustiça social é um dos fatores que mais tem contribuído para a propagação da miséria e da fome no mundo. Esse terror que destrói a humanidade, é antigo; o povo de Israel já era contaminado por ele, Deus chamou a atenção deles para serem justo para com os seus semelhantes. Lv.19:13; Deut.24:15.
O apostolo Tiago também combateu a injustiça social entre o seu povo.Tia.5:1-4.
O principio chave da nossa Constituição Brasileira, é o “Principio de direito à vida” (art.5º- caput). Direito à vida não é simplesmente o direito de viver, mas, é dar condição a pessoa para quer viva com dignidade, isso inclui um salário digno, alimentação, saúde, educação esporte, lazer, segurança.etc. Esses direitos do homem só poderão ser cumpridos se houver justiça social.
O homem tem feito uma má distribuição de renda. Os Governantes, homens que tem recebido do povo através do voto o privilegio para liderar, têm atuado de maneiras egoísticas, pesando em si próprios.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião