Gratidão – Um Coração Agradecido

Neste sermão vamos aprender sobre gratidão e ter um coração agradecido.

Texto: 1º Crônicas 16.7

Introdução

Gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum beneficio. A gratidão envolve um sentimento de dívida para com a outra pessoa que é frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la. Quando temos um coração grato não dependemos de circunstâncias para demonstrar nossa gratidão.

Acabamos de ler um verso que nos apresenta um homem que expressa sua gratidão a Deus. Esse texto foi um cântico de ações de graças que o salmista Davi escreveu para expressar tudo o que havia em seu coração. Davi foi um homem segundo o coração de Deus. Ele não era perfeito, mas sempre estava em atitude de agradecimento ao Senhor, independente das circunstâncias, por isso ele alegravra o coração de Deus.

A maioria dos salmos de Davi começa com atitudes de louvor, exaltação e gratidão a Deus. Esse cântico de ações de graças demonstra que Davi tinha um coração agradecido a Deus por aquilo que havia feito pelo seu povo. Sendo assim, o que podemos aprender com Davi a respeito de ter um coração agradecido?

 

Um coração agradecido…

1. Lembra-se dos FEITOS do Senhor

“Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das ordenanças que pronunciou.” (1º Crônicas 16.12)

Um coração agradecido não sofre de amnésia. Pelo contrário, guarda em seu coração os benefícios do Senhor. Como podemos ver no Salmo 116, Davi não tinha se esquecido daquilo que Deus já havia feito pelo seu povo. Davi tinha em seu coração as marcas dos feitos de Deus. Essa lembrança trazia gratidão ao seu coração.

A Bíblia diz:

“Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre… Ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder… Ele repreendeu o mar vermelho, e este secou; ele os conduziu pelas profundezas como por um deserto… salvou-os das mãos daqueles que o odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou… As águas cobriram os seus adversários; nenhum deles sobreviveu.” (Salmo 116.1,8-11)

Davi constantemente se lembrava de como o Senhor havia libertado o povo de Israel do Egito; de terem passado em terra seca pelo mar vermelho; de terem visto seus adversários serem derrotados pelas mãos do Senhor e terem suas necessidades supridas no deserto.

Um coração agradecido nunca se esquece dos feitos de Deus em sua vida.

 

Um coração agradecido…

2. LOUVA e EXALTA o nome do Senhor

“Cantem para ele, louvem-no…” (1º Crônicas 16.9a)

Davi louvava e exaltava ao Senhor por ter recebido vitórias das Suas mãos. Ele celebrava as maravilhas que Deus já havia realizado por ele. Davi sabia que Deus era poderoso o bastante para fazer muito mais do que já havia feito. Por isso, sua gratidão a Deus era demonstrada em atos de louvor e exaltação ao Seu poderoso nome.

Quantas vitórias você tem recebido? Quantas bênçãos você tem recebido do Senhor até aqui? Creio que são muitas. Por isso, celebre ao Senhor nesta noite com canções de louvor que exaltem o poderoso nome do nosso Deus.

 

Um coração agradecido…

3. Alegra-se no SENHOR apesar das CIRCUNSTÂNCIAS

Davi tinha um coração que se alegrava com a presença do Senhor apesar das lutas e dos problemas que ele enfrentava. Em sua canção de ações de graças, ele disse:

“Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.” (1º Crônicas 16.10)

No salmo 16.11 ele diz que na presença do Senhor há abundância de alegria e delícias perpetuamente. Esse salmo foi escrito por Davi quando ele estava sendo perseguido por Saul. Porém, como podemos ver, sua alegria não era circunstancial. Sua alegria estava centrada na presença do Senhor. Um coração agradecido alegra-se no Senhor a despeito das circunstâncias dessa vida.

 

Isso me faz lembrar uma orientação da Palavra de Deus que diz:

“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1ª Tessalonicenses 5.17)

Um coração agradecido deve celebrar gratidão a Deus em todas as circunstâncias. “Em tudo dai graças” não significa dar graças pelas coisas ruins que nos acontecem. Ao contrário, é louvar a Deus com alegria sabendo que Ele é poderoso para transformar as coisas ruins da nossa vida em coisas boas. Um coração agradecido deve achar razão para celebrar e agradecer a Deus em qualquer situação na qual se encontre. Isso não significa que todas as coisas que acontecem com a gente são boas em si, mas Deus as trabalha e as transforma em bem para nós.

 

Foi por essa razão que Paulo afirmou:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)

O crente não é masoquista. Ele não tem prazer em sofrer. Ele não se alegra e nem dá graças pelo sofrimento. No entanto, o crente se alegra e agradece pelo cuidado generoso de Deus em transformar o sofrimento em fonte de consolo. Não importam as circunstâncias que você tem vivido. Hoje você tem motivos para se alegrar no Senhor e agradecê-lo pelo seu cuidado e amor, porque um coração agradecido alegra-se no Senhor apesar das circunstâncias.

Seja qual fora a situação, sempre haverá motivos para agradecer a Deus!

 

Um coração agradecido…

4. FALA daquilo que o Senhor JÁ FEZ

Davi não apenas celebra os feitos de Deus, como também os compartilha. Em sua canção de ações de graças, ele diz:

“… Divulguem entre as nações o que ele tem feito… Contem todos os seus atos maravilhosos…” (1º Crônicas 16.8b,9b)

Aquilo que Deus tem feito em nossa vida não pode ficar retido só pra nós. Sua gratidão não é só para você. Esses atos de Deus em nossa vida precisam ser compartilhados. O fruto de um coração grato ao Senhor é compartilhar daquilo que Ele fez. Um coração agradecido deseja fazer Deus reconhecido entre os povos. Deseja anunciar seus poderosos feitos. Davi desejava que todos conhecessem esse Deus maravilhoso e as obras que Ele realizava. Ele desejava que todos pudessem um dia experimentar esse poder e também viessem a ter um coração grato ao Senhor.

 

Conclusão:

Davi não somente louvava e agradecia com os lábios, mas tinha um espírito agradecido. No salmo 108.1 ele mostra o seu desejo de louvar e exaltar a Deus com a sua alma. Podemos perceber nesta atitude de Davi, um coração totalmente grato ao Senhor. Uma gratidão que brotava do mais profundo do seu ser e, por isso, ele era um homem segundo o coração de Deus. Sejam agradecidos, é o que Paulo nos ensina em Colossenses 3.15. O Senhor se agrada de um coração que reconhece a Sua graça e que não se esquece de tudo o que ele já fez.

Um coração agradecido…
1. Lembra-se dos FEITOS do Senhor
2. LOUVA e EXALTA o nome do Senhor
3. Alegra-se no SENHOR apesar das CIRCUNSTÂNCIAS
4. FALA daquilo que o Senhor JÁ FEZ

Deus nos abençoe com suas preciosas bênçãos.

Autor: Pr. Acyr Júnior

Visite:http://www.ejesus.com.br

Comentários

comments

Contribua com sua opinião