Gratidão a atitude das almas nobres

A gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum benefício, um auxílio, um favor etc. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção à outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la, ou ser recíproco a um favor realizado a si.

1. PORQUE A GRATIDÃO É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA?: A gratidão é a única força com poder de manter o nosso olhar incontaminado das amarguras deste mundo, ela é quem nos leva a compreender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Quando temos um coração grato, não dependemos das circunstâncias para agradecer, desenvolvendo assim confiança em Deus, que é a base para viver esta palavra (“todas as coisas cooperam…”). A gratidão nos faz ver as circunstâncias desta vida com um enfoque divino, fazendo tudo fazer sentido, até mesmo o que é mais absurdo.

2. PORQUE É IMPORTANTE EXPRESSARMOS NOSSA GRATIDÃO A DEUS? Temos muitos motivos:
– Motivos Materiais: Deus nos dá alimento e supre as necessidades de nossa vida, nossa família, nosso cônjuge, nossos filhos, ministério, a presença e bem-estar de pessoas queridas em nossa vida, a proteção divina, são alguns motivos para agradecermos. – Motivos Espirituais: Deus enviou a luz para os homens na pessoa de Jesus Cristo, nos dando a salvação através da graça, nos dando vitória sobre a morte através Dele, e muitos outros motivos que devemos ser gratos ao nosso Deus. – Porque Ele espera isso de seus filhos: Podemos ver a expressão de Jesus ao curar 10 leprosos e apenas 1 voltar para agradecer-lhe. – Porque esta é a sua vontade: neste mesmo texto percebemos que a vontade de Jesus, seria que todos os outros leprosos tivessem voltado.

3. COMO DESENVOLVER A VIRTUDE DA GRATIDÃO?:
– Comece cada dia com uma atitude de gratidão: A vontade de Deus é que possamos dar graças em tudo (I Ts 5.18) e que não nos esqueçamos de nenhum de seus feitos (Sl. 103.2). Como podemos obedecer a este mandamento? – Cultive o hábito de olhar para aquilo que você tem ao invés de olhar para o que não tem: Algumas pessoas fixam tanto seus olhares naquilo que perderam ou que ainda não têm que deixam de ver muitas coisas boas que já possuem. Se quisermos ser agradecidos, devemos olhar aquilo que temos à luz dos fatos e buscar compreender como Paulo compreendia, que tudo o que temos nos foi entregue como um “dom”, como uma “dádiva”. – Glorifique ao Senhor com suas palavras: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença Senhor, rocha minha e redentor meu (Sl.19.14)”.

Se desejamos ser gratos, devemos ver algo especial em tudo o que é colocado em nossa mãos, seja emprego, a pessoas com a qual nos casamos, a célula que o Senhor confiou a nós, enfim, cada coisa que o Senhor confiou nos deu. Devemos nos lembrar que Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos e que existe um princípio espiritual, quando há gratidão, há multiplicação e há prosperidade em todas as coisas.

Comentários

comments

Contribua com sua opinião