Mensagem sobre a oração – 6

INTRODUÇÃO

O contexto da história: Abimeleque tomara Sara para si e Deus o avisou que iria morrer pelo que fizera. Deveria devolvê-la a Abraão, que oraria por ele (20.7) e ele viveria. O capítulo termina com a intercessão de Abraão. Este homem já intercedera por Sodoma, a cidade onde não morava, como vimos no estudo anterior. Agora intercede por um inimigo, que tomara sua esposa. Nossa linha, hoje: interceder pelos pecadores. Dois exemplos do Antigo Testamento e uma, apenas, um do Novo Testamento nos ajudarão a ver o valor da intercessão.

1. O EXEMPLO DE MOISÉS

Moisés teve uma comunhão com Deus como homem algum teve: Deuteronômio 34.10.

Além de profeta e legislador, Moisés se caracterizou pela intercessão: Êxodo 32.30-32, Números 12.13. O povo esperava que Moisés orasse por ele: Números 21.7. A grandeza espiritual se verifica também na intercessão, um ministério muitas vezes esquecido.

2. O EXEMPLO DE SAMUEL

Samuel via a intercessão como parte de seu ofício sacerdotal: 1Sm 12.23. Deixar de orar pelo povo era pecar. A Igreja é uma comunidade sacerdotal: 1Pedro 2.9 e Apocalipse 1.6. Ela deve interceder pelos pecadores.

Samuel exortava o povo ao arrependimento (1Sm 7.3), mas o próprio povo pedia sua intercessão: 1Samuel 7.8 e 12.19. As pessoas esperam da igreja que esta ore por elas, que a Igreja lhes seja uma bênção, ajudando-as a se acertarem com Deus.

3. O EXEMPLO DO NOVO TESTAMENTO

Jesus era intercessor: Lucas 22.31-32 e João 17.9-11, 15-17 e 20.
Jesus ainda é o nosso intercessor: Romanos 8.34, Hebreus 7.25 e 1João 2.1, onde é chamado de “Advogado”, o que defende a causa alheia.
Por causa disto, somos exortados e orar uns pelos outros; Tiago 5.16

CONCLUSÃO
O modelo para o cristão é Jesus: 1Pedro 2.21. Precisamos aprender a interceder.
João Knox costumava orar: ‘‘Dá-me a Escócia ou morro!”. Poderíamos orar “Dá-nos Campinas ou morremos?”. Interessamo-nos pelos sem Cristo ou estamos só vendo nossa necessidade?”.
Disse no estudo passado que só os grandes aprendem a interceder pelos outros. Os pequenos apenas pedem por si. Que tipo de visão espiritual é a nossa, pequena ou grande?

ver www.ejesus.com.br

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião