Missões tarefa indispensável da igreja

INTRODUÇÃO

1. O que significa Missões ?
· É a força tarefa da Igreja para levar o Evangelho a todos os povos.
· É a revelação do amor de Deus para com todos os povos.
· É a tarefa indispensável da Igreja diante de Deus.
· É a anunciação da Glória de Deus entre as nações.
· É a paixão de Deus para salvar as almas perdidas.
· É o enviar do Senhor Jesus Cristo aos pecadores pelo Deus que não tem prazer que as pessoas se percam eternamente, mas que espera que as pessoas sejam salvas através do conhecimento da verdade.
· É a ação do Deus que tinha um único Filho e fez d’Ele um MISSIONÁRIO.
· É mais do que um ato de obediência, é uma paixão intensa.

2. Missões na perspectiva de alguns homens de Deus :
· Moisés – Perdoa a iniquidade deste povo ou risca o meu nome do Livro da Vida.
· Paulo – Ai de mim, se não pregar o Evangelho.
· John Knox – Dá-me a Escócia, ou morro.
· George Whitefield – atravessou o Oceano Atlântico 13 vezes numa pequena embarcação da Inglaterra para a Nova Inglaterra (EUA) com o propósito de anunciar o Evangelho.
· David Brained – com os pulmões infectados, excretando sangue, orava sobre o gelo : Senhor. Enquanto houver um índio que não ouviu falar de Jesus, não sairei daqui.
· David Livestone – quando ele morreu no continente africano, os ingleses providenciaram a remoção do seu corpo para a Inglaterra e os nativos disseram : O corpo vocês podem levar, mas o coração deve ser enterrado aqui, pois este homem amou esta terra ao ponto de morrer por nosso povo.

3. Analisemos os textos bíblicos com relação a este assunto:

I – AS PRIMEIRAS PALAVRAS DE DEUS PARA O HOMEM
1. Depois de instituída a Criação : Frutificai e multiplicai-vos… enchei a terra – “Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” – Gn.1.28.
2. Depois de instituída a Igreja: Frutificai e multiplicai-vos… enchei a terra – “Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” – Mt.28.16-20.

II – DEUS SEMPRE TEVE O PROPÓSITO DE SE FAZER CONHECIDO

1. Deus se revelou a Israel – “E chamou ao menino de Icabô, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque fora tomada a arca de Deus, e por causa de seu sogro e de seu marido. 22 E disse: De Israel se foi a glória, pois é tomada a arca de Deus”- I SM.4.21,22.
2. Deus queria também se revelar a outros povos – “Publicai entre as nações a sua gloria, entre todos os povos as suas maravilhas” – I CRO.16.24. “E disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que estavam além de Jordão, os quais destruístes totalmente . Quando ouvimos isso, derreteram-se os nossos corações, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra”– JS.2.9-11. “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas” – SL.96.3. As nações, pois, temerão o nome do Senhor, e todos os reis da terra a tua glória, quando o Senhor edificar a Sião, e na sua glória se manifestar, atendendo à oração do desamparado, e não desprezando a sua súplica- SL.102.15-17. “Exaltado está o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória acima dos céus” SL.113.4. “Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós, povos, escutai; ouça a terra, e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto ele produz” – IS.34.1. “ Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas” -IS.54.3.

III – DEUS SE REVELANDO NO NOVO TESTAMENTO

1. Deus e o seu amor pelo mundo perdido – “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. “ Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” – JO.3.16,17.
2. Deus se revelou a todos – religioso e não-religiosos; autoridades religiosa, Publicanos, meretrizes , etc. “Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador” – LC.19.7 . “ Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora” – LC.7. 9 . “Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de Publicanos e pecadores” – LC. 7.34.
3. Deus descortinando o porvir – “ E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares,12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” – AP.5.9-12.

IV – O SENHOR JESUS FOI MUITO CLARO QUANTO À MISSÃO DA IGREJA

1. Por todo o mundo – “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” – MC.16.15.
2. Todas as nações – “Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” – Mt.28.16-20.
3. Testemunhas em todos os lugares – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” – AT.1.8.

V – A MANIFESTAÇÃO DO PODER DO ALTO TEM OBJETIVOS MISSIONÁRIOS

1. Testemunho do Senhor para com a Sua Palavra (Autenticação) – “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam” – MC.16.15-20.

VI – BASES PARA A ANUNCIAÇÃO DO EVANGELHO

1. Ensino – Mt.28.18-20.
2. Proclamação – MC. 16.15.
3. Testemunho – LC. 24.47.
4. Amor – JO.21.15-22.

VII – COMO REALIZAR MISSÕES

1. INDO – MC. 16.15.
2. ORANDO – EF. 6.18-20.
3. CONTRIBUINDO – FP. 4.10-20.

VIII – A RESPONSABILIDADE É DA IGREJA

1. Deus colocou a Igreja como ATALAIA – “Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um dos seus, e o constituir por seu atalaia; se, quando ele vir que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; então todo aquele que ouvir o som da trombeta, e não se der por avisado, e vier a espada, e o levar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele. Se, porém, se desse por avisado, salvaria a sua vida. Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia. Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso. Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão. Todavia se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a tua alma” – EZ. 33.1-9.

2. PAULO COMPREENDEU A SUA RESPONSABILIDADE – “Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus” – AT.20.26,27. “ Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos. Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à palavra, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. Como estes, porém, se opusessem e proferissem injúrias, sacudiu ele as vestes e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora vou para os gentios” – AT.18.4-9.

IX – PROJETO DE DEUS PARA ABENÇOAR A IGREJA

1. Os anjos anelaram – “ Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar” – I PE.1.12.
2. Deus não anuncia o Evangelho através de Anjos – Um homem em Cesaréia, por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus, cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; este se acha hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar. [Ele te dirá o que deves fazer.] – At.10.1-6.

CONCLUSÃO

1. Missões é tarefa indispensável da Igreja.
2. Evangelização do Mundo é tarefa inacabada.
3. Deus quer usar esta Igreja.
4. Você faz parte do Programa de Deus para alcançar o Mundo.
5. Deus pode contar com você ?

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião