Não desanime, a corrida ainda não acabou!

A vida cristã pode ser comparada com uma corrida. O escritor aos Hebreus compara a mesma com uma maratona. Mas, é de suma importância lembrar que nessa corrida não estamos competindo uns com os outros, mas contra os nossos três grandes inimigos, a saber, a carne, o mundo e o diabo.
Assim, como em uma competição olímpica o atleta tem que seguir algumas regras, de igual modo na “corrida cristã” existem normas a serem seguidas.
Olhando para o texto de Hebreus capítulo 12:1-3 vejamos quais são essas normas para sermos bem sucedidos nesta “maratona cristã”.

1 – Precisamos correr sem qualquer peso – (v.1) Nessa corrida é de suma importância nos desvencilhar de tudo aquilo que possa nos atrapalhar em alcançar o nosso alvo. Qualquer coisa que venha dificultar nossa corrida rumo à eternidade. Devemos deixar para trás tudo aquilo que é licito, mas que não convém. O autor aos Hebreus faz uma distinção entre “peso e pecado”. Vamos definir “peso” como algo que é licito, mas que não convém. Algo que não é “pecado”, mas que vai atrapalhar nossa jornada rumo ao pódio. Que o Espírito Santo esteja trabalhando em nossos corações e nos mostrando se existe alguma bagagem que estamos carregando que não é licito. Caso estejamos levando algum peso, que tenhamos a coragem de jogá-lo fora. Para que assim, possamos correr melhor e conseguirmos alcançar o nosso objetivo maior, que é de cruzar a linha de chegada.

2 – Precisamos correr com perseverança – (v.1) – Ou seja, obstáculos teremos que enfrentar nessa “maratona rumo ao céu”. Mas, não podemos desanimar em face das vicissitudes da corrida. Devemos correr com perseverança. Não desista! Avance um pouco mais. Mesmo em face do revés o corredor cristão não deve recuar jamais. Prossiga com determinação.
Esta perseverança, exige esforço constante o qual o levará a cruzar a linha de chegada. Como diz um dos nossos hinos de “… Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor, mas dos fiéis e sinceros que seguem junto ao Senhor…” (Hino n. 49).

3 – Precisamos correr com fé – (v.2) Muitos que começaram essa “maratona” ficaram pelo caminho. Outros estão correndo sem fervor, motivação. Mas, louvado seja o Senhor, pois milhares permanecem correndo com fé. Precisamos continuar essa corrida “olhando para o autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo”. O corredor precisa fixar os olhos em Jesus. Não pode haver espaço para a incredulidade ou para dúvida em nosso coração. Nossa fé não é um salto no escuro, pois temos a convicção de que nós fomos salvos mediante fé, nos andamos é por fé e nos vencemos é pela fé. Por isso, nessa “maratona da vida cristã” a fé é essencial para conseguirmos cruzar a linha de chegada.

Que o nosso Amado Jesus, nos ajude a continuar nessa maratona. Alguns começaram essa corrida há dezenas de anos. Outros estão iniciando agora. Independente do tempo que estamos correndo, que possamos permanecer firmes, mesmo em face dos obstáculos colocados por nossos inimigos. Creia que no tempo de Deus você e eu iremos cruzar a linha de chegada e subiremos no pódio e receberemos aquela bendita fala do nosso salvador “… Vinde, benditos do meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (MT 25.34).

Comentários

comments

Contribua com sua opinião