Não quiseram voltar

Quando abrimos os jornais, ligamos a TV ou rádio, ficamos confusos. Afinal de contas, o que está acontecendo com a humanidade? Encontramos arrombamentos, seqüestros, homicídios, suicídios, assaltos, tráfico de drogas, prostituição, homossexualismo e violência de todo tipo. A família está chegando ao fim – esposo abandona esposa, esposa abandona esposo e filhos; recém nascidos são jogados ao lixo. O que está acontecendo com os homens? O que está acontecendo com o mundo? Para onde vamos se a maldade continuar nesse ritmo? Desde Adão e Eva os homens têm sido pecadores! O pecado tem se espalhado pelo mundo, mas no principio não era assim. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e o colocou no jardim do Édem. Neste jardim havia flores, havia pássaros, havia frutos. Sim, ali tudo era lindo e perfeito. Este primeiro casal tinha todas as condições para viver e viver bem. Mas Deus havia dito que poderiam comer de todas as árvores do jardim, só não poderiam comer da árvore que estava no meio do jardim; e no dia que dela comessem, morreriam. Mas satanás travestido de serpente disse que eles poderiam comer e assim se tornariam iguais a Deus. Infelizmente, eles preferiram obedecer a satanás, e no momento dessa decisão eles pecaram, e foram expulsos do paraíso, separaram-se de Deus. Desde o momento em que Adão e Eva deram as costas para Deus que as coisas começaram a ficar difíceis. E o pecado foi tomando conta da humanidade. O pecado passou por todos os homens, e agora há necessidade de reconhecimento deste estado de miséria. Todos precisam reconhecer que estão afastados de Deus e que precisam voltar. O sucesso não pode tornar-se realidade enquanto a pessoa exclui Deus de sua vida. Deus nos criou para si e jamais encontraremos satisfação, senão em Deus. A bíblia diz: “O ímpio será lançado no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus” Deus, em sua misericórdia, sempre desejou que o homem voltasse, que se reconciliasse com ele. E usou os patriarcas e os profetas para apresentar este convite. Por que escolheu estes homens? Para convidar o povo para voltar. A missão dos pastores e Igrejas não é outra, senão dizer ao povo que volte, que se reconcilie com Ele, o todo poderoso. Toda a Bíblia fala sobre a reconciliação do homem com Deus, e nesta noite queremos destacar pelo menos três acontecimentos na história Bíblica onde Deus promove a reconciliação.

I- Deus promoveu reconciliação através de Noé
E viu Deus que a maldade se multiplicava sobre a face da terra, e viu que a tendência do coração humano era só má continuamente, e que a terra estava corrompida e cheia de violência. Viu Deus que o homem se afastava cada dia mais, então disse a Noé: Você tem sido fiel e justo. Você vai construir uma arca, que terá 300 côvados de comprimento, 40 de largura e 30 de altura. Prega a este povo que farei chover 40 dias sobre a terra, haverá um grande dilúvio. Prega a este povo que se arrepende de seus pecados e entre na arca. Diz ao povo que volte para mim e EU os perdoarei. Senão, serão levados pelas águas do dilúvio. Noé começou o seu trabalho, pois era homem íntegro e temente a Deus. Trabalhou 120 anos construindo a arca e convidando aquele povo ao arrependimento; mas sabem o que aconteceu? Chamaram Noé de louco, zombaram dele, saíram dizendo que o velho Noé havia enlouquecido. Não acreditaram na mensagem que Deus estava enviando através de Noé. Os dias se cumpriram e a arca estava pronta, então Noé teve que chegar diante de Deus e dizer: Senhor, eu os convidei, mas não quiseram voltar para TI; anunciei a tua palavra, mas eles não deram credito. Quantas vezes você já ouviu falar de Jesus? Quantas vezes você ouviu dizer que só Jesus Cristo Salva? O mundo será julgado e destruído, e Jesus é a nossa arca. Por que você não quer entrar? Atos 4:12 diz: “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.” Só o nome de Jesus. Nosso convite é o mesmo que Noé fez a tantos anos passados. Volte, meu amigo por amor a tua vida, antes que seja tarde. Reconcilia-te com Deus, aceitando o perdão de teus pecados.

II- Deus promoveu reconciliação através de Jeremias
Então disse Deus a Jeremias: “Daí voltas as ruas de Jerusalém, e buscai pelas suas praças a ver se achais alguém que deseja voltar e eu o perdoarei.” Deus pede a Israel que se lembre de quando era uma noiva bonita, enfeitada, seguindo o seu Senhor no deserto. Neste tempo eram consagrados ao Senhor. E agora Deus lamenta: “ Que injustiça acharam em mim, para se afastarem de mim indo após a vaidade, tornando-se levianos? A mim me deixaram, o manancial das águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas que não retém as águas.” Jer. 2:5,13. Você precisa olhar para dentro de si, precisa ver de onde caiu. É possível que você já tenha pertencido à Igreja de Jesus, era essa noiva bonita, consagrada ao Senhor. Sim, você que cantou ao Senhor, leu Sua palavra, orou, enfim foi consagrado a Ele. Que injustiça tens achado no Senhor, para dEle te afastares? Por que deixar o Senhor para seguir após prazeres momentâneos, após os deleites deste mundo? A mim me deixaram, o manancial das águas vivas, e cavaram para si cisternas rotas, que não retém as águas. É exatamente isso que tem acontecido com tantas pessoas, deixaram ao Senhor para viver no mundo, no pecado. E o Senhor manda que te convidemos para voltar. Reconcilia-te com o Senhor, fonte de águas vivas. Jeremias atende a ordem do Senhor e convida o povo nas praças e nas ruas. E, então volta à presença de Deus e diz: “Ah Senhor, feriste-os e não lhes doeu, consumiste-os e não quiseram receber a correção, endureceram a sua face mais do que uma rocha, e não quiseram voltar.” Deus não queria que eles fossem levados ao cativeiro por isso lhes deu oportunidade para voltar, mas eles não quiseram voltar. Se tornaram escravos de outro povo, foram consumidos pelo sofrimento. Precisavam se arrepender, precisavam se reconciliar com o Senhor, mas não quiseram. Ainda não chega de sofrimento? Quanto tempo você vai continuar com seu coração endurecido para Deus? Deus te convida para voltar nesta hora.

III- Deus promoveu reconciliação através de seu próprio filho
Lemos em II Cor. 5:19 “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo.” A reconciliação tornou-se uma realidade por meio dele. O mundo está mergulhado na miséria, e o problema maior é essencialmente espiritual. A maioria das pessoas tem deixado Deus inteiramente fora de suas vidas. Vocês já viram pessoas comprometidas com Deus dar trabalho à polícia? Traficando tóxicos? Vivendo em adultério? Espancando a família? Abandonando seus filhos? Assaltando ou matando? Está faltando Deus no coração das pessoas, está faltando Deus nesta sociedade. Está faltando Deus na família. Estamos chegando ao fim dos tempos, a segunda vinda de Cristo se aproxima. Os sinais estão se cumprindo. Há guerras e rumores de Guerra; há terremotos; a ciência se multiplica; há pestes; a fome aumenta; a imoralidade cresce assustadoramente. São todos sinais anunciados por Jesus a quase 2000 anos. Vemos de perto a violência; o esfriamento do amor; crentes sem compromisso. O homem precisa voltar e reconciliar-se com Deus. O mundo está condenado e vai ser destruído como Sodoma e Gomorra, como Laodicéia, como Babilônia. Fizeram a pergunta a Jesus: E quando acontecerá estas coisas? Ele respondeu: “E como aconteceu nos duas de Noé, assim será na vinda do filho do homem; comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento até que Noé entrou na arca e veio o delúvio e consumiu a todos.” Os homens não querem saber de Deus, estão se afastando cada dia mais e assim se cumprem as palavras de Jesus.

Conclusão
Meu prezado, Deus continua a chamar-te a reconciliação, até quando, não sabemos. Não queremos chegar a Deus em oração e dizer como Noé ou como Jeremias: Ah Senhor, nós os convidamos, nós lhes anunciamos a tua palavra, mas eles não quiseram voltar. Um pai brigou com seu filho e o expulsou de casa e não queria mais vê-lo. Sua mãe chorava muito e queria rever seu filho, mas não era possível. Um dia aquela mãe ficou muito doente, muito mal, à morte. Ela queria ver o filho e chorava muito. Então procuraram aquele filho, e disseram-lhe o que estava acontecendo; então resolveu voltar para casa a fim de que sua mãe o visse antes de morrer. Quando ele chegou, seu pai estava no quarto com muitas outras pessoas. O filho ficou de um lado da cama e o pai do outro. Então ela pediu a mão do filho e a mão do pai. Eles não se olhavam, e ela colocou as duas mãos juntas, do pai e do filho e apertou sobre o seu peito com as últimas forças que tinha, e suspirando, morreu. O pai e o filho entre olharam-se com as mãos presas pela mão fria da esposa e mãe, choraram e se abraçaram. Alguém que estava ali disse: Morrendo, reconciliou ambos. É exatamente isso que Jesus fez ao morrer na cruz. Ele tornou possível a reconciliação do homem com Deus. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. Jesus fez a reconciliação do homem com Deus. Aceite esta reconciliação agora mesmo. Deus está lhe dando uma grande oportunidade hoje, que poderá também ser a última. Reconcilia-te agora! O filho pródigo….quem é o pródigo? Sou eu, é você…você precisa cair em si, reconhecer sua realidade espiritual e voltar para o Pai, pedir-lhe perdão….

veja www.ilustrar.com.br

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião